
Tudo sobre a Proposta de Intervenção no ENEM!

em 07 de Julho de 2025
Você não é o seu pensamento
Por: Juliana Taouil
Você não é o seu pensamento.
Os pensamentos mudam.
Ora você pensa de uma determinada forma, ora de outra. As experiências que você adquire vivendo, os livros que você lê e as suas companhias (mestres, familiares, amigos, colegas etc.) o influenciam a todo momento, moldando a sua forma de pensar. O pensamento não sustenta a realidade da sua existência, pois ele é produto das várias situações pelas quais você passa. Logo, o pensamento é algo volátil.
Você poderia se perguntar então: “Se o pensamento não define quem eu sou, quem sou eu?”.
Você é espírito; é o espírito que o sustenta, e não o seu pensamento.
É o seu espírito que consegue acessar a verdade mais profunda sobre a vida, que vai além dos pensamentos e das opiniões.
É por isso que Abdruschin, em sua obra “Na luz da verdade”, afirma que a mente é instrumento do espírito.
O espírito, que é conduzido pela luz divina, sabe o que você deve fazer e para onde você deve ir. E a mente atua apenas como uma ferramenta que o ajuda na caminhada.
É por essa razão que não somos autossuficientes. Pois, se não pedirmos a Deus que nos guie em cada passo que dermos, conduzindo-nos em espírito (isto é, espiritualmente), nós nos perderemos em mil pensamentos conflitantes sobre o que fazer e para onde ir — já que o pensamento não sustenta a nossa existência, nem o caminho que devemos trilhar, conforme explicado anteriormente.
Assim, o espírito nos guia, e a mente, entendendo o “recado” deste, é responsável por ordenar os passos da nossa caminhada.