Tudo sobre a Proposta de Intervenção no ENEM!
Por: Hamires F.
02 de Dezembro de 2020

Tudo sobre a Proposta de Intervenção no ENEM!

Saiba agora mesmo como tirar 200 pontos na Competência V da redação do ENEM

Redação Redação Como fazer uma boa redação Como fazer a redação do ENEM Redação ENEM Redação nota 1000 Professor de Redação ENEM Redação perfeita As 5 competências do Enem Proposta de Intervenção Competências Técnica para as melhores notas nas redações FUVEST e ENEM aulas de redação voltadas para ENEM ou outros concursos Correção de redações no modelo ENEM Professor de Redação para ENEM Aulas de redação
Muitas são as dúvidas dos alunos sobre a Competência V da redação do ENEM: Como deve ser feita a proposta? Como detalhar bem? O que posso propor? Como não ferir os Direitos Humanos?
 
Este artigo se destina a todos que têm esses e outros questionamentos e traz tudo que você precisa saber para atingir os 200 pontos nessa competência de forma totalmente autônoma.
 
Como professora, eu atuo em prol da autonomia do estudante, pois precisamos ser capazes de agir em todos os campos de nossas vidas de forma independente. E é sob esta luz que desenvolvo meus artigos no campo da educação. Assim, leia abaixo não apenas todas as informações necessárias para escrever uma boa proposta de intervenção, mas também minhas orientações para que você saiba como se preparar para o momento decisivo: o dia do ENEM.

 

O que não pode faltar na proposta de intervenção?

 

Detalhamento

A proposta deve conter o máximo de detalhes do quê e como executar. Para isso, você deve indicar qual a ação proposta (o quê?), a entidade que irá implementar a ação (quem?), o meio pelo qual a ação será viabilizada (quais os meios? através do que?) e a finalidade o que é proposto (para quê? qual o objetivo?). Além disso, tenha certeza de incluir um detalhamento adicional à sua escolha, por exemplo um prazo para execução da ação, ou um motivo pelo qual isso é importante, etc. Lembre de dar o total de 5 detalhes, sendo 4 deles obrigatoriamente o que foi explicitado acima e 1 de livre escolha.
 

Viabilidade

A ação deve ser viável e coerente com a realidade política e social. Para se preparar, estude a organização política nacional (funções do legislativo, executivo e judiciário) e conheça o básico de nossa constituição.
 

Coerência em relação à argumentação

Você deve propor uma ação que tenha a ver com o que você argumentou no restante da redação e que solucione o que você propõe ser o problema.
 

Respeito aos direitos humanos

A proposta não deve conter preconceitos nem atentar contra os direitos básicos, como o direito à vida, à educação e à saúde. Para saber mais, pesquise sobre "Declaração Universal dos Direitos Humanos".

 

Para se preparar melhor: guia básico das outras 4 competências

Vimos o que é necessário para uma proposta de intervenção perfeita. Agora, para complementar nossos estudos, veremos o básico das outras 4 competências. Acompanhe:

Competência I

Avalia o uso da norma padrão da língua, a estrutura sintática e a precisão dos termos utilizados.
 
Para se preparar: Estude ortografia, vocabulário, pontuação, sintaxe do período e regência. Além disso, abuse do dicionário e treine muito! Reescrever as redações, corrigindo os erros usando consulta também vai ajudar bastante.
 

Competência II

Avalia a adequação ao tema e ao gênero textual propostos. E esta segunda competência também avalia a produtividade da redação em defender o ponto de vista colocado no que tange a organização argumentativa.
 
Para se preparar: Estude interpretação de textos, atualidades e como escrever um texto dissertativo-argumentativo. O estudo do gênero dissertativo-argumentativo deve incluir as tipologias textuais argumentação e dissertação, e a estrutura do gênero em questão. Além disso, treine interpretar várias propostas e planejar a redação de cada uma delas, fazendo uma estrutura, sem escrever a redação (um artigo sobre o plaejamento do texto está no forno! Aguarde!).
 

Competência III

Avalia a argumentação nos seus significados, ou seja, a originalidade e a mobilização de um repertório sociocultural coerente e produtivo para a redação.
 
Para se preparar: Inclua em sua rotina de estudos a atualização sobre os principais temas da atualidade e a pesquisa sobe o que as ciências e a filosofia têm a dizer sobre esses temas. Ler livros e assistir filmes sobre esses temas também pode contribuir muito para seu repertório! Aqui o que vale é aumentar seu conhecimento sobre vários temas. Dica: o estudo de qualquer tema servirá como repertório para outros. Vale a pena investir um tempo nisso!
 

Competência IV

Avalia a coesão das palavras e termos utilizados.
 
Para se preparar: Estude bem os conectivos, a coesão referencial e a sequencial, consulte o dicionário para conhecer sinônimos e palavras novas e lembre-se de evitar repetir palavras. Além disso, não deixe de dividir seu texto em parágrafos!

 

Gostou? Curta o post, comente se tiver dúvidas e mostre a todos os amigos que farão a prova!

Espero ter ajudado para que produzam uma ótima redação no ENEM! Mais artigos sobre as 5 Competências, a redação do ENEM, leitura e produção de textos, português e rotina de estudos virão em breve! Fique ligado!

Se precisar de uma ajuda a mais, será um prazer proporcionar aulas on-line individualmente direcionadas, participativas e estimulantes! E não se esqueça: a 1ª aula é demonstrativa!

Um abraço carinhoso em todos e ótimos estudos!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil