LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
em 05 de Agosto de 2019
PROJETO RÁDIO CED 01 DE PLANALTINA-DF: MÚSICA PARA UMA AÇÃO SOCIAL
por
Edilson dos Reis Torres*
Maria da Penha Alves Vieira*
Shirley Rodrigues Ferraz *
Projeto de Pesquisa Apresentado ao Centro Educacional 01 de Planaltina-DF
Julho/ 2017
*Pós-Graduado em Língua Portuguesa pelo UniCEUB e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela UNIEURO.
*Pós-Graduada em Metodologia de Ensino-Aprendizagem da Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luís em Jaboticabal-SP.
*Graduada em História UEG-Formosa.
ÍNDICE
Capítulo Página
O Objeto de Estudo e Justificativa
Formulação de Situação-Problema
Hipótese de Trabalho
Objetivos do Estudo
Modelo de Estudo
Participantes do Estudo
Coleta de Dados
Tratamento e Interpretações dos Dados
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................8
ANEXOS...........................................................................................................................9
O Objeto de Estudo e Justificativa
O Projeto Rádio CED 01 Planaltina-DF tem como temática a Música para uma Ação Social. A Rádio Centrão englobará vários estilos musicais com o intuito de que alunos interajam para uma ação social: gêneros e estilos musicais serão respeitados e selecionados pela equipe de trabalho da rádio escola. A intenção é melhorar a qualidade musical de seus ouvintes com vários gêneros musicais, transformando o gosto musical diferente daquilo que escutam habitualmente (música comercial). A visão do Projeto Rádio CED 01 é estimular nos alunos a curiosidade historiográfica musical a partir das décadas que permeiam música, política e comportamento, visando a conscientização.
A transformação social de um indivíduo permeia por várias vertentes culturais e a música, definitivamente, é um instrumento valioso principalmente quando integrado a um projeto rádio escola. Este mecanismo “rádio-escola” é a alavanca para se criar uma cultura transformadora, pois reforça as melhores qualidades interpessoais dos alunos e educadores. Uma rádio na escola fará um marco na vida dos estudantes como ouvintes e definirá sua formação intelectual positivamente, trará também benefícios para sociedade porque fará uma diferenciação do que se ouve por aí sem se preocupar com a sua educação musical. A rádio escola dará uma grande contribuição na escola para expandir a ideia de que a música é um instrumento esclarecedor, de que trata das emoções e da integração de relacionamento coletivos. A escola que possui uma boa rádio terá menos problemas com comportamentos e atitudes inadequadas. Ao ouvir a rádio programada pedagogicamente, alunos irão aos poucos formando sua opinião de modo construtivo.
Formulação da Situação-Problema
A rádio escola é um instrumento transformador para uma ação social? Qual é o papel da música para uma ação social?
São quatro as hipóteses deste estudo:
1. É importante que a Rádio Centrão trabalhe em harmonia com alunos-leitores da biblioteca Joaquim Nabuco, a fim de que possam divulgar os livros mais lidos com seus respectivos autores, além de mencionar o leitor do livro, sua série e turma.
2. Eventos, datas comemorativas, aviso e questões pedagógicas poderão ser ressaltados e veiculados na Rádio Centrão.
3. Os participantes da Rádio Centrão terão a liberdade de dinamizar a programação da rádio de acordo com sua metodologia ou criação de trabalho, uma vez que acreditamos que a Rádio Centrão é Arte, é um espaço de criação.
4. A Rádio Web Coração de Estudante é uma extensão deste projeto. A programação da Rádio Coração de Estudante deve atender aos objetivos do projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.
Objetivos do Estudo
Valorizar estilos musicais diversos como opção de entretenimento, lazer e cultura na escola.
Divulgar a rádio por meio de um projeto anual.
Desenvolver a organização pedagógica da escola.
Solidificar a transmissão e difusão de entretenimento da comunidade escolar.
Transmitir biografias de músicos que marcaram várias gerações no contexto político e existencial.
Criar um elo entre música e seu gênero para que surja uma formação musical e sua história dentro do contexto cultural.
Criar alternativas para a promoção da conscientização musical e ir além do que é ouvido no cotidiano para que possam politizar musicalmente.
Criar uma Rádio Web Coração de Estudante com intuito de organizar a Rádio Centrão.
Criar uma Rádio Web Coração de Estudante a fim de divulgar projetos, notícias, links importantes, sites, enquetes, eventos, portfólios, vídeos, livros, entre outros.
Criar a Rádio Web Coração de Estudante voltada para uma rádio escola ou comunidade escolar.
Integrar a rádio escola às atividades de leitura dos alunos na biblioteca, visando a divulgação dos livros e autores.
Programar a Rádio Web Coração de Estudante de acordo com o projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.
Divulgar e veicular a Rádio Web Coração de Estudante nas redes sociais, tornando a rádio um instrumento de entretenimento e informação a seus ouvintes.
Divulgar a Rádio Coração de Estudante como extensão da Rádio Centrão.
Integrar o Projeto CED 01 de Planaltina-DF ao PPP-Projeto Político Pedagógico da escola.
METODOLOGIA
O capítulo II trata-se dos procedimentos metodológicos aplicados ao presente projeto. Nele, destaca-se a classificação do estudo. Depois, enfoca-se a seleção dos sujeitos, instrumentos de coleta de dados, coleta de dados, tratamento e interpretação de dados.
Modelo do Estudo
O estudo é teórico e experimental através da análise e intepretação de dados coletados na pesquisa.
Os instrumentos a serem utilizados na pesquisa serão a observação, a entrevista dirigida e a análise de documentos.
A entrevista será direcionada aos membros da direção escolar sobre o percurso da Rádio Centrão, início de trabalhos e importância da rádio como veículo de comunicação e divulgação de questões pedagógicas, além de servir de entretenimento para alunos, professores e comunidade escolar.
A análise documental contribuirá para prática avaliativa e reestruturação do projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.
Seleção dos Sujeitos
Os participantes do estudo são professores do Centro Educacional 01 de Planaltina-DF, especialmente a equipe deste projeto: 1) Supervisores do Projeto CED 01 de Planaltina-DF: professoras Shirley Rodrigues Ferraz e Noemi Calazans da Silva 2) Coordenador-Geral da Rádio Centrão: aluno do ensino médio Felipe Liberato da Silva, 2º ano, turma C; 3) Colaborador, redator e revisor do projeto CED 01 de Planaltina-DF: professor Edilson dos Reis Torres; Colaborador da Rádio Centrão: aluno do ensino médio João Pedro Trindade dos Santos, 1º ano, turma Q; Colaboradora da Rádio Centrão: professora Maria da Penha Alves Vieira; Colaborador da Rádio Centrão: aluno do ensino médio Maycon.
Verifica-se a importância de recursos materiais e financeiros para a Rádio Centrão como computador novo, microfone e manutenção das caixas de som externas nas três alas da escola, além de uma caixa de som externo próximo ao pátio de lazer dos alunos, a fim de melhorar a qualidade sonora. Quanto à acústica, verifica-se a importância de tê-la na Rádio Centrão, além de trazer qualidade sonora no interior da Rádio Centrão, garante o isolamento do barulho próximas à sala de recursos e sala dos auxiliares de educação.
Tratamento e Interpretação dos Dados
Espera-se que por meio desse projeto e das questões respondidas na coleta de dados, a Rádio Centrão possa garantir uma estrutura de qualidade no que tange a transmissão de música de diferentes gêneros e a veiculação e divulgação de questões pedagógicas. Espera-se, também, que esse espaço de arte e conhecimento, seja elemento libertador principalmente para alunos e professores da escola, além de elemento transformador por meio da música para uma ação social.
É importante ressaltar que novas questões relativas ao projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF poderão ser acrescentas ou descartadas no decorrer de cada ano letivo: novas avaliações serão analisadas pela equipe de trabalho e novas propostas de trabalho estudadas, sem perder a essência do projeto: o tema, os objetivos e a importância deste projeto.
ASTI VERA, Armando. Metodologia de Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1976.
FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2008.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. São Paulo: Cortez 2007.
ENTREVISTA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF
ENTREVISTA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Você conseguiu chegar ao final da entrevista. Obrigado pela participação! Sua participação é enriquecedora para o nosso aprendizado.
ANEXO 2
PROPOSTA DE TRABALHO – EQUIPE DA SALA DE LEITURA JOAQUIM NABUCO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF
PROPOSTA DE TRABALHO – EQUIPE DA SALA DE LEITURA JOAQUIM NABUCO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF
Equipe da Trabalho
Objetivo Geral
Transformar a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, com o intuito de o aluno utilizar significamente no processo de ensino-aprendizagem.
Principal Objetivo
Favorecer o hábito de leitura, estudo e pesquisa dos alunos do Centro Educacional 01 de Planaltina-DF e desenvolver atividades integradas à Rádio Centrão para divulgação dos livros literários, especialmente à literatura brasileira.
Justificativa
Atualmente, deparamos com o acesso rápido às informações compartilhadas nas redes sociais, tornando o aluno menos receptivo à leitura de livros, embora seja importante a atualização e a conexão com o mundo virtual. É bom ressaltar que os estudantes só terão essas informações minuciosamente nos livros. Pensando nisso, o motivo dessa proposta de trabalho é motivar o estudante à leitura de livros, sempre enfatizando a importância que esta tem em todas as disciplinas.
Metas e Estratégia de Ação
Melhorar o desempenho dos alunos.
Ampliar o conhecimento.
Aumentar o vocabulário.
Estimular a criatividade.
Mudar de vida.
Metodologia e Estratégia de Ação
Permitir que o aluno participe ativamente do universo da leitura, discutindo, participando e emitindo opinião sobre obras lidas a fim de torná-los adultos-leitores.
Resultado Esperado
Espera-se que, com o desenvolvimento destas atividades, proporcione o uso frequente da sala de leitura integrada à Rádio Centrão, a fim de melhorar significativamente o processo de leitura e escrita: uso de gêneros textuais que circulam em nossa sociedade.
ANEXO 3
ORÇAMENTO
ORÇAMENTO
QUANTIDADE
|
PRODUTO |
PREÇO UNITÁRIO |
PREÇO |
8 |
PAINÉIS ACÚSTICOS DE TECIDO
|
R$ 118,75 |
R$ 950,00 |
1 |
PEDESTAL DE MICROFONE BANCADA
|
R$ 150,00 |
R$ 150,00 |
1 |
MICROFONE SHURE SM58
|
R$ 350,00 |
R$ 350,00 |
0 |
MANUTENÇÃO DE TODAS AS CAIXAS
|
R$ 250,00 |
250,00 |
1 |
COMPUTADOR COMPLETO NOVO
|
R$ 2.000,00 |
2.000,00 |
VALOR TOTAL R$ 3700,00