Música para uma Ação Social
Por: Edilson T.
30 de Julho de 2017

Música para uma Ação Social

Arte Digital

PROJETO RÁDIO CED 01 DE PLANALTINA-DF: MÚSICA PARA UMA AÇÃO SOCIAL

 

 

por

 

 

 

Edilson dos Reis Torres*

Maria da Penha Alves Vieira*

Shirley Rodrigues Ferraz *

 

 

 

Projeto de Pesquisa Apresentado ao Centro Educacional 01 de Planaltina-DF

 

 

 

 

 

Julho/ 2017

*Pós-Graduado em Língua Portuguesa pelo UniCEUB e Pós-Graduado em Gestão de Projetos de Software pela UNIEURO.

*Pós-Graduada em Metodologia de Ensino-Aprendizagem da Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luís em Jaboticabal-SP.

*Graduada em História UEG-Formosa.

 

 

 

 

 

 

ÍNDICE

 

Capítulo                                                                                                                     Página                                                                                                                                                                                                                                               

  1. O PROBLEMA ...............................................................................................3

O Objeto de Estudo e Justificativa

Formulação de Situação-Problema

Hipótese de Trabalho

Objetivos do Estudo

 

  1. METODOLOGIA...........................................................................................6

Modelo de Estudo

Participantes do Estudo

Coleta de Dados

Tratamento e Interpretações dos Dados

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................8

ANEXOS...........................................................................................................................9

  1. ENTREVISTA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF.
  2. PROPOSTA DE TRABALHO – EQUIPE DA SALA DE LEITURA JOAQUIM NABUCO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF
  3. ORÇAMENTO.

 

 

 

CAPÍTULO I

O PROBLEMA

 

O Objeto de Estudo e Justificativa

O Projeto Rádio CED 01 Planaltina-DF tem como temática a Música para uma Ação Social. A Rádio Centrão englobará vários estilos musicais com o intuito de que alunos interajam para uma ação social: gêneros e estilos musicais serão respeitados e selecionados pela equipe de trabalho da rádio escola. A intenção é melhorar a qualidade musical de seus ouvintes com vários gêneros musicais, transformando o gosto musical diferente daquilo que escutam habitualmente (música comercial). A visão do Projeto Rádio CED 01 é estimular nos alunos a curiosidade historiográfica musical a partir das décadas que permeiam música, política e comportamento, visando a conscientização.

A transformação social de um indivíduo permeia por várias vertentes culturais e a música, definitivamente, é um instrumento valioso principalmente quando integrado a um projeto rádio escola. Este mecanismo “rádio-escola” é a alavanca para se criar uma cultura transformadora, pois reforça as melhores qualidades interpessoais dos alunos e educadores. Uma rádio na escola fará um marco na vida dos estudantes como ouvintes e definirá sua formação intelectual positivamente, trará também benefícios para sociedade porque fará uma diferenciação do que se ouve por aí sem se preocupar com a sua educação musical. A rádio escola dará uma grande contribuição na escola para expandir a ideia de que a música é um instrumento esclarecedor, de que trata das emoções e da integração de relacionamento coletivos. A escola que possui uma boa rádio terá menos problemas com comportamentos e atitudes inadequadas. Ao ouvir a rádio programada pedagogicamente, alunos irão aos poucos formando sua opinião de modo construtivo.

 

Formulação da Situação-Problema

A rádio escola é um instrumento transformador para uma ação social? Qual é o papel da música para uma ação social?

 

 

Hipótese de Trabalho

 

São quatro as hipóteses deste estudo:

1. É importante que a Rádio Centrão trabalhe em harmonia com alunos-leitores da biblioteca Joaquim Nabuco, a fim de que possam divulgar os livros mais lidos com seus respectivos autores, além de mencionar o leitor do livro, sua série e turma.

2. Eventos, datas comemorativas, aviso e questões pedagógicas poderão ser ressaltados e veiculados na Rádio Centrão.

3. Os participantes da Rádio Centrão terão a liberdade de dinamizar a programação da rádio de acordo com sua metodologia ou criação de trabalho, uma vez que acreditamos que a Rádio Centrão é Arte, é um espaço de criação.

4. A Rádio Web Coração de Estudante é uma extensão deste projeto. A programação da Rádio Coração de Estudante deve atender aos objetivos do projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.

 

Objetivos do Estudo

Valorizar estilos musicais diversos como opção de entretenimento, lazer e cultura na escola.

Divulgar a rádio por meio de um projeto anual.

Desenvolver a organização pedagógica da escola.

Solidificar a transmissão e difusão de entretenimento da comunidade escolar.

Transmitir biografias de músicos que marcaram várias gerações no contexto político e existencial.

Criar um elo entre música e seu gênero para que surja uma formação musical e sua história dentro do contexto cultural.

Criar alternativas para a promoção da conscientização musical e ir além do que é ouvido no cotidiano para que possam politizar musicalmente.

Criar uma Rádio Web Coração de Estudante com intuito de organizar a Rádio Centrão.

Criar uma Rádio Web Coração de Estudante a fim de divulgar projetos, notícias, links importantes, sites, enquetes, eventos, portfólios, vídeos, livros, entre outros.

Criar a Rádio Web Coração de Estudante voltada para uma rádio escola ou comunidade escolar.

Integrar a rádio escola às atividades de leitura dos alunos na biblioteca, visando a divulgação dos livros e autores.

Programar a Rádio Web Coração de Estudante de acordo com o projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.

Divulgar e veicular a Rádio Web Coração de Estudante nas redes sociais, tornando a rádio um instrumento de entretenimento e informação a seus ouvintes.

Divulgar a Rádio Coração de Estudante como extensão da Rádio Centrão.

Integrar o Projeto CED 01 de Planaltina-DF ao PPP-Projeto Político Pedagógico da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO II

METODOLOGIA

 

O capítulo II trata-se dos procedimentos metodológicos aplicados ao presente projeto. Nele, destaca-se a classificação do estudo. Depois, enfoca-se a seleção dos sujeitos, instrumentos de coleta de dados, coleta de dados, tratamento e interpretação de dados.

 

Modelo do Estudo

O estudo é teórico e experimental através da análise e intepretação de dados coletados na pesquisa.

Os instrumentos a serem utilizados na pesquisa serão a observação, a entrevista dirigida e a análise de documentos.

A entrevista será direcionada aos membros da direção escolar sobre o percurso da Rádio Centrão, início de trabalhos e importância da rádio como veículo de comunicação e divulgação de questões pedagógicas, além de servir de entretenimento para alunos, professores e comunidade escolar.

A análise documental contribuirá para prática avaliativa e reestruturação do projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF.

 

Seleção dos Sujeitos

Os participantes do estudo são professores do Centro Educacional 01 de Planaltina-DF, especialmente a equipe deste projeto: 1) Supervisores do Projeto CED 01 de Planaltina-DF: professoras Shirley Rodrigues Ferraz e Noemi Calazans da Silva  2) Coordenador-Geral da Rádio Centrão: aluno do ensino médio Felipe Liberato da Silva, 2º ano, turma C; 3) Colaborador, redator e revisor do projeto CED 01 de Planaltina-DF: professor Edilson dos Reis Torres; Colaborador da Rádio Centrão: aluno do ensino médio João Pedro Trindade dos Santos, 1º ano, turma Q; Colaboradora da Rádio Centrão: professora Maria da Penha Alves Vieira; Colaborador da Rádio Centrão: aluno do ensino médio Maycon.

 

Coleta de Dados

 

Verifica-se a importância de recursos materiais e financeiros para a Rádio Centrão como computador novo, microfone e manutenção das caixas de som externas nas três alas da escola, além de uma caixa de som externo próximo ao pátio de lazer dos alunos, a fim de melhorar a qualidade sonora. Quanto à acústica, verifica-se a importância de tê-la na Rádio Centrão, além de trazer qualidade sonora no interior da Rádio Centrão, garante o isolamento do barulho próximas à sala de recursos e sala dos auxiliares de educação.

 

Tratamento e Interpretação dos Dados

Espera-se que por meio desse projeto e das questões respondidas na coleta de dados, a Rádio Centrão possa garantir uma estrutura de qualidade no que tange a transmissão de música de diferentes gêneros e a veiculação e divulgação de questões pedagógicas. Espera-se, também, que esse espaço de arte e conhecimento, seja elemento libertador principalmente para alunos e professores da escola, além de elemento transformador por meio da música para uma ação social.  

É importante ressaltar que novas questões relativas ao projeto Rádio CED 01 de Planaltina-DF poderão ser acrescentas ou descartadas no decorrer de cada ano letivo: novas avaliações serão analisadas pela equipe de trabalho e novas propostas de trabalho estudadas, sem perder a essência do projeto: o tema, os objetivos e a importância deste projeto.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

                                                 

ASTI VERA, Armando. Metodologia de Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1976.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2008.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. São Paulo: Cortez 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          ANEXO 1

 

ENTREVISTA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTA DIRIGIDA COM A DIREÇÃO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF

 

  1. Qual o histórico da Rádio Centrão: ano de fundação, mentores e principais acontecimentos?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Que importância tem a rádio escola para o contexto pedagógico?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Existem investimentos para projeto como rádio escola?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. O que se espera de uma rádio escola?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Acrescente, se necessário, ideias para a rádio escola?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

  1. Diga uma palavra que resume rádio escola.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Fale, sinteticamente, sobre essa palavra.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Qual sua avaliação sobre a Rádio Centrão: 0 a 10?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

  1. Pontos a melhorar na Rádio Centrão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Pontos positivos na Rádio Centrão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você conseguiu chegar ao final da entrevista. Obrigado pela participação!  Sua participação é enriquecedora para o nosso aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 2

 

 PROPOSTA DE TRABALHO – EQUIPE DA SALA DE LEITURA JOAQUIM NABUCO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSTA DE TRABALHO – EQUIPE DA SALA DE LEITURA JOAQUIM NABUCO DO CED 01 DE PLANALTINA-DF

 

Equipe da Trabalho

  1. Auxiliar de Educação Ana Pereira de Sousa
  2. Auxiliar de Educação Lindalva Maria Nachi
  3. Professor Edilson dos Reis Torres   
  4. Professora Edna dos Reis Torres Galeno
  5. Professora Maria da Penha Alves Vieira
  6. Professora Vânia dos Reis Torres

 

Objetivo Geral

Transformar a sala de leitura em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, com o intuito de o aluno utilizar significamente no processo de ensino-aprendizagem.

 

Principal Objetivo

Favorecer o hábito de leitura, estudo e pesquisa dos alunos do Centro Educacional 01 de Planaltina-DF e desenvolver atividades ­­­­­­­integradas à Rádio Centrão para divulgação dos livros literários, especialmente à literatura brasileira.

 

Justificativa

Atualmente, deparamos com o acesso rápido às informações compartilhadas nas redes sociais, tornando o aluno menos receptivo à leitura de livros, embora seja importante a atualização e a conexão com o mundo virtual. É bom ressaltar que os estudantes só terão essas informações minuciosamente nos livros. Pensando nisso, o motivo dessa proposta de trabalho é motivar o estudante à leitura de livros, sempre enfatizando a importância que esta tem em todas as disciplinas.

 

Metas e Estratégia de Ação

Melhorar o desempenho dos alunos.

Ampliar o conhecimento.

Aumentar o vocabulário.

Estimular a criatividade.

Mudar de vida.

 

Metodologia e Estratégia de Ação

Permitir que o aluno participe ativamente do universo da leitura, discutindo, participando e emitindo opinião sobre obras lidas a fim de torná-los adultos-leitores.

 

Resultado Esperado

Espera-se que, com o desenvolvimento destas atividades, proporcione o uso frequente da sala de leitura integrada à Rádio Centrão, a fim de melhorar significativamente o processo de leitura e escrita: uso de gêneros textuais que circulam em nossa sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3

ORÇAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORÇAMENTO

 

 

 

 

QUANTIDADE

 

 

PRODUTO

 

PREÇO UNITÁRIO

 

PREÇO

 

8

 

PAINÉIS ACÚSTICOS DE TECIDO

 

 

R$ 118,75

 

R$ 950,00

 

1

 

PEDESTAL DE MICROFONE BANCADA

 

 

R$ 150,00

 

R$ 150,00

 

1

 

MICROFONE SHURE SM58

 

 

R$ 350,00

 

R$ 350,00

 

0

 

MANUTENÇÃO DE TODAS AS CAIXAS

 

 

R$ 250,00

 

250,00

 

1

 

COMPUTADOR COMPLETO NOVO

 

 

R$ 2.000,00

 

2.000,00

 

VALOR TOTAL R$ 3700,00

 

http://coracaodeestudanteradioonline.net/

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil