Aprender Inglês não é difícil.
Por: Jurandir P.
29 de Novembro de 2020

Aprender Inglês não é difícil.

Inglês
Falar Inglês não é difícil, você só não aprendeu ainda.
 
Calma. Sem stress. Vou explicar porque digo isso. No primeiro contato com meus alunos, enfatizo essa máxima e mostro como ela é verdadeira.
 
A linguagem é um fenômeno fantástico. Ela é dinâmica, o que pressupõe que ela muda constantemente. Como?! Não, não descobri o Brasil. (...rsrs...) Como dizia-se em um quadro de um programa humorístico nos anos 80/90: “Não complica, explica!” “Santo saudosismo, Batman!”. Perdão. Escapou. Vamos lá!
 
Um dos problemas da Língua Inglesa está em as palavras não serem faladas com são escritas, mas isso também acontece no português. Ah, não?! Então vejamos. Ao encontrar um amigo na rua, por exemplo, o João, você diz: “Como é que você está João? Tudo bem?”, certo? Errado. Normalmente dizemos: “Cumé quicê tá, Jão? tubeim?” Nem o nome do coitado do João escapa da “reduction”, que, basicamente, é essa forma de nos expressarmos de forma reduzida.
 
Outro está em que muitas das palavras têm vários significados, assim, para entender o que uma palavra significa, temos que focar no contexto. Que dureza! Mas, novamente, isso acontece no português também. Vamos ao exemplo?
 
O que significa a palavra casa? Muitos dirão: moradia, espaço para fixar um botão em uma camisa ou mesmo, a terceira pessoal do presente do indicativo do verbo casar. Mas, e na frase: Roupa social não casa com tênis?! Casa tem conotação de comparativo. Olha o bendito contexto.
 
E, por último, é fato que uma criança aprende bem mais fácil do que um adulto, afinal, o cérebro dela está aberto a novas informações. São como esponjas, sedentas por conhecimento. Entretanto, isso não quer dizer que não é possível. Gosto de citar um exemplo de uma senhora de seus 80 anos que fez faculdade na mesma época que eu. Ela sabia de suas limitações, mas saia da aula radiante por aprender algo novo, a cada dia. Essa é a chave. Não ter medo e enfrentar as dificuldades. Na verdade, em tudo na vida, mas vamos “puxar a sardinha” para o aprendizado de Inglês, certo?!
 
Então, em suma, qual seria o segredo para se aprender a falar essa língua universal? Parece incrível, mas é simples: prática.
 
Logicamente, há muitos métodos e metodologias usadas para o ensino, e não dá para dizer que esse ou aquele é bom ou ruim. Cabe a cada estudante descobrir qual é o que mais se adapta a sua realidade, mas a prática em qualquer um deles o levará à tão buscada fluência na língua que, grosso modo, nada mais é que saber se comunicar em diversas situações: no trabalho, em casa, no lazer, etc.
 
Mas, e como começar? O começo é sempre a pior parte em tudo.
 
Costumo ensinar um método simples aos meus alunos. Lógico que, para que a prática dê bons resultados, precisa ser persistente e perseverante. Como o Bill Potter. Conhece a história dele? Não? Assista ao filme “DOOR TO DOOR” (De porta em porta) e saberá do que falo.
 
 
Interessado? Me chame para uma aula demosntrativa, sem custo, nem compromisso.
 
I promise I will not bite you, ok? ;  )
 
Se'ya
 
 
Jura Presence
R$ 40 / h
Jurandir P.
Campinas / SP
Jurandir P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Intermediário Inglês Nível Curso superior Inglês no Ensino Médio
Curso Livre: Upper Intermmediate (Cultura Inglesa)
Leciono inglês para jovens e adultos. Método incrível e metodologia de fácil aprendizagem.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil