TEM REGRA A PRONÚNCIA?
Por: Jurandir P.
02 de Outubro de 2016

TEM REGRA A PRONÚNCIA?

Inglês Pronúncia Grupos Comunicação Fala Aprendizagem Ortografia Língua

Hi, guys! Any news?!

Vamos tratar hoje de um assunto muito importante na aprendizagem da Língua Inglesa: a fonética.

Não tenho a pretensão de discorrer profundamente sobre o assunto, mas é possível aprendermos rapidamente algumas “regrinhas” básicas para nos ajudar a entender a Língua Inglesa. Vamos lá, então?!

A Fonética é o estudo dos sons da fala. A emissão dos sons pode parecer simples, mas na verdade ela depende de alguns fatores. Dê uma olhadinha na imagem ao lado.

Há um alfabeto fonético que acho muito divertido no site da universidade IOWA. Mas, como prometi acima, não vamos nos aprofundar. Então, deixe-me fazer uma pergunta para podermos continuar: Qual a diferença entre vogal e consoante?

Já sei. Você acabou de pensar nas vogais separadamente das consoantes. Mas não foi isso que perguntei, foi?!

Sem usar termos técnicos, vogal é o som que não é interrompido e consoante o que é interrompido. Tente falar as vogais, prestando atenção nos sons emitidos. Em seguida, faça o mesmo com as consoantes. Percebeu a diferença?! Nas vogais o som sai livre, enquanto nas consoantes, há algum tipo de interrupção. Como? De que nos serve saber isso para falar Inglês?

Pense um pouco. Como separamos as sílabas em português? A partir de grupos de letras e seguindo um sistema de regras, a ortografia, você diria. Muito bem. Porém, no Inglês é pela emissão de sons. Repita a palavra “butterfly”, por exemplo, e perceba quantas vezes para e reinicia a emissão de sons. Se disser três vezes, parabéns. Então são três sílabas. Como assim, e daí?!

Basicamente, a partir desse conhecimento, passamos a diferenciá-las em sua tonicidade, ou seja, qual é a mais forte e a mais fraca. Saliento, basicamente. A questão é mais profunda. Estou simplificando para chegar ao ponto que me propus a tratar.

Veja a palavra sofá, em inglês “sofa”. Em português a sílaba mais forte é a segunda, so – FÁ, enquanto no Inglês é a primeira, SÔ – fa. Vejamos uma frase com esta palavra: “My sofá is large”. A pronúncia seria “Mai sofá is largi “. Só que não. Em um POST anterior tratei da questão da dinâmica da comunicação, ou seja, que ela tende a reduzir a emissão de sons, mas manter a mensagem.

No caso da frase, com a primeira é a mais forte, o som do “a” em FA é mais fraco e é praticamente anulado pela força do som da vogal “I”, em “is”, ficando assim: “Mai sofis large“.

Olhe esta outra frase: “I have an umbrela”. Nesse caso temos a mesma junção da frase anterior e, em seguida, uma de consoante com vogal. Unindo os sons ficaria assim: “ai revanumbrella”.

Percebeu? É por isso que lemos uma coisa e ouvimos outra. Mas isso acontece no português também. Nunca havia percebido?

Responda-me: Como cumprimenta um amigo na rua? Por exemplo, o João. Assim, talvez:

Como é que você está, João?

Com certeza não. O som dessa frase normalmente fica assim: Cumé quicê tá, Jão?

Assim, Inglês não é difícil, apenas não você não sabe. Ainda. E para saber?

Let’s learn and practice, buddies!

Nada na vida é fácil, mas por ser difícil alcançar nossos objetivos é que o sabor da vitória é mais gostoso. Concorda?

Semana que vem trataremos de novas dicas. Alguma sugestão? Me ajude com sugestões, críticas nos comentários. Sua dúvida pode ser a dúvida de outro estudante de Inglês.

Have a marvelous week days, friends.

Jurandir

 

 

 

R$ 40 / h
Jurandir P.
Campinas / SP
Jurandir P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Intermediário Inglês para Iniciantes Inglês no Ensino Médio
Curso Livre: Upper Intermmediate (Cultura Inglesa)
Leciono inglês para jovens e adultos. Método incrível e metodologia de fácil aprendizagem.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil