Aprender a ler em língua estrangeira é muito importante
Por: Macson P.
08 de Julho de 2014

Aprender a ler em língua estrangeira é muito importante

Inglês Leitura Pronúncia ENEM Prática Textos Aprendizado Cultura Técnicas Trabalho Exames Língua Vestibulares Escrever

Em nossos dias o aprendizado de uma língua estrangeira é muito importante, pois esta permite um contato com novas culturas e novos conhecimentos e até mesmo um melhor posicionamento no mercado de trabalho. Conforme ALMEIDA FILHO, uma aula de LE deve possibilitar ao aluno mais que o aprendizado de um código linguístico, ela deve proporcionar também uma oportunidade de conhecer outras culturas e outras realidades ampliando a sua visão de mundo.

Ainda conforme o PCN:
Ao se promover uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui-se para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão das culturas estrangeiras. (BRASIL.SEF, 1998b: 37)

Em se tratando do ensino LE no Brasil, o ideal seria se trabalhar as 04 habilidades do uso de uma língua: ouvir, falar, escrever e ler. Porém esta última habilidade ocupa uma posição de destaque, e conforme o próprio PCN (BRASIL. SEF, 1998b: 21) além de “As condições na sala de aula da maioria das escolas brasileiras [...] inviabilizar o ensino das quatro habilidades comunicativas.”, é a única habilidade cobrada na maioria dos exames vestibulares e principalmente no ENEM, porta de entrada para as principais faculdades no Brasil, onde os textos de LE são em Inglês e Espanhol. Para obter êxito nestas avaliações, para a qual muitos alunos se preparam durante anos, não é preciso escrever, falar ou ouvir. Nestas avaliações é preciso somente ler e interpretar os textos em LE.

Além deste texto, em poucas palavras e exemplos, clarificar a importância do aprendizado e prática da leitura e técnicas de interpretação de textos em LE, ressaltamos ainda que é a habilidade de ler em LE  a de mais fácil aquisição, e nem mesmo depende de se saber a pronúncia das palavras na língua alvo.

 

Macson Pontes   
Blog: www.macsonpontes.blogspot.com

R$ 80 / h
Macson P.
Aracruz / ES
Macson P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Todos os Níveis Conversação em Inglês English Basic Level
Curso Livre: Professional Coach / Perfil Comportamental (Sociedade Latino Americana de Coaching)
Estude comigo inglês, coaching de idiomas e portuguese for foreign.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil