Análise e Síntese Orgânica
Por: Maísa S.
18 de Agosto de 2015

Análise e Síntese Orgânica

Química EM Síntese orgânica Química Orgânica Química dos Alimentos

   

Você já deve ter ouvido falar desses termos, mas poucas pessoas sabem o significado e a importância de ambas atividades. 

A análise orgânica consiste em isolar e identificar os compostos químicos presentes em um determinado material. Isso acontece, por exemplo, com extração de produtos naturais de plantas. A análise qualitativa (relacionada à 'qualidade' ou 'identificação' de compostos) de uma essência vegetal pressupõe a separação das substâncias que a constituem, seguida da identificação de cada uma delas. Essa identificação é feita por meio de uma análise química, que envolve diversos métodos. A análise quatitativa tem por finalidade determinar o teor, ou quantidade, de cada componente em uma mistura.

Na síntese orgânica procura-se produzir, em laboratório, materiais com características idênticas ou muito parecidas com os compostos naturais, que são identificados na análise. Também é feita síntese de compostos não encontrados naturalmente. É isso que ocorre, por exemplo, na produção de borracha sintética. Os medicamentos fabricados pela indústria farmacêutica, como o ácido acetilsalisílico (antitérmico) e a anfetamina (antidepressivo), e os produtos fabricados pela indústria química, como poliestireno e sabores artificiais para alimentos, são exemplos de processos de síntese.

Atualmente são conhecidas milhares de substâncias orgânicas. Até o ano de 2000 foram cadastradas em torno de 7000000 substâncias.

A Química Orgânica está presente nos mais variados setores da industria e em nossas vidas. Graças a ela podemos saborear balas e chicletes sabor tutti-frutti! Além de dar gosto a alguns alimentos (saborizantes), vários tecidos foram desenvolvidos (poliéster, por exemplo), medicamentos puderam ser sintetizados e failitaram o acesso da grande população.

 

Quer saber mais sobre química? Aceito sugestões!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil