Aspectos químicos do coronavírus
Por: Melise L.
07 de Janeiro de 2021

Aspectos químicos do coronavírus

Abordagem de tema correlato no ENEM (2012)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Química Geral ENEM Pré-vestibular Concursos Cursinho Geral Acompanhamento escolar Reforço escolar

O mundo passa por uma pandemia causada pela doença chamada de covid-19.  Esta doença é desencadeada pelo vírus que foi nomeado de SARS-CoV-2. 

Diante da relevância do tema, o conhecimento relacionado a este vírus poderão ser exigidos em provas de modo contextualizado durante os próximos anos.

Para discutir aspectos sob o ponto de vista químico é importante conhecer a estrutura biológica bem como as possíveis interações intermoleculares que podem ocorrer entre as mesmas. O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), e seu material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de açúcar (ribose), um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. Por ser um vírus RNA, as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e uracila.

Algumas questões do ENEM de anos anteriores abordam conteúdos relacionados a estruturas da bicamada fosfolipidica, solubilidade e forças intermoleculares. Tais conteúdos podem ser facilmente atrelados ao SARS-CoV-2. 

Fonte: https://www.nytimes.com/interactive/2020/04/03/science/coronavirus-genome-bad-news-wrapped-in-protein.html?smid=fb-share

CADERNO AMARELO 2º Dia

Q. 77 (ENEM/2012) Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.

 

 

Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza:

a) polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.

b) apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.

c) anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.

d) insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.

e) anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.

 

Comentários: 

Nessa questão é abordado o conhecimento a respeito dos fosfolipideos. 

 

Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/membranes-and-transport/the-plasma-membrane/a/structure-of-the-plasma-membrane

a) (FALSA) As cadeias hidrocarbônicas possuem caráter hidrofóbico e consequentemente são parcialmente insolúveis em água. 

b) (FALSA) A estrutura é parcialmente solúvel em água. 

c) (FALSA) Alternativa tenta confundir definição de anfotérico com anfifílico. Neste caso, não está sendo discutido acidez e basicidade da estrutura. 

d) (FALSA) Esse arranjo ocorre por conta das interações intermoleculares e afinidade com a água e não com o tipo de cadeia carbônica e sua insaturação. 

e) (VERDADEIRA) Como evidenciado na figura do fosfolipídio, a estrutura possui duas partes, sendo uma hidrofóbica e outra hidrofílica. 

 

Gabarito: Alternativa E. 

 

Gostou do conteúdo? Dê um like e me segue aqui no blog. Só assim vou sentir ânimo pra fazer outro! rsrs 

Referência utilizada: 

UZUNIAN, Armênio. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2020, vol.56 [cited  2021-01-07], e3472020. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442020000100051&lng=en&nrm=iso>.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1678-4774.  http://dx.doi.org/10.5935/1676-2444.20200053.

R$ 50 / h
Melise L.
Salvador / BA
Melise L.
5,0 (6 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 108 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cálculo Estequiométrico Química na USP Termoquímica
Mestrado: Química (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
Professora de química atuante com 10 anos de experiência (ensino superior e ensino médio). Vem aprender comigo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil