Química Forense
Por: Melise L.
07 de Maio de 2021

Química Forense

A ciência a favor da investigação criminal

Química Química Orgânica I e II Química Analítica Ensino Superior Concursos públicos Farmácia farmacologia Cromatografia gasosa Espectrometria de massas Ressonância magnética nuclear de compostos orgânicos Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier Concursos

A Química Forense é a área da Química dedicada ao estudo de vestígios de crimes. 

Para trabalhar nessa área é necessário ter curso superior e ser concursado. Para ser um perito químico, o profissional deverá ter uma graduação na área de Química e/ou Farmácia (essa especificação irá variar  de um edital de concurso público para outro). 

É importante que o profissional dessa área goste de duas disciplinas que encontramos na graduação, a Química Orgânica e a Química Analítica. 

Os conhecimentos na área de Química Orgânica serão importantíssimos, por exemplo, na identificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP). Além disso, é necessário que o profissional entenda e saiba trabalhar com métodos analíticos e  instrumentos como o Cromatógrafo gasoso, que na maioria das vezes está acoplado ao que chamamos de espectrômetro de massas. 

A depender do cargo encontrado no edital, o candidato poderá escolher entre o perito que poderá atuar na cena de crime ou o perito que estará mas dedicado ao trabalho em laboratório. 

A Química vem contribuindo de modo significativo na resolução de crimes. Alguns procedimentos utilizados aparecem com frequência em filmes e séries policiais como é o caso do uso do Luminol na identificação de vestígios de sangue na cena do crime. 

Em caso da venda ilegal de drogas ilícitas, a Química é capaz de identificar com precisão a substância (Perfil Químico) e muitas vezes a sua origem geográfica. Podendo então, estabelecer as possíveis rotas de entrada das substâncias ilícitas no país. 

Outro exemplo de aplicação direta dos conhecimentos Químicos consiste em realizar testes em amostras de urina e sangue para verificar se atletas fizeram doping em competições esportivas. 

A análise de falsificação de bebidas como o Uisques e medicamentos costumam ser rotineiros, e quando descobertos acabam revelando as "indústrias paralelas". 

As adulterações de documentos podem ser reveladas através de análises criteriosas da origem de papéis e tintas de canetas empregadas em fraudes. 

Para finalizar, outro tipo de análise cabível consiste em determinar a presença de resíduos de disparos de armas de fogo.

Como citado acima, as aplicações da Química forense são muito amplas, e a cada dia surgem novas possibilidades de investigações. 

Essas e outras análises realizadas convergem para que um crime seja solucionado, e refutam a importância da ciência Química para revelar detalhes de crimes. É uma forma direta de empregar o conhecimento em benefício da sociedade, e é isso que torna essa área tão interessante e importante.

 

  

R$ 50 / h
Melise L.
Salvador / BA
Melise L.
5,0 (6 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 108 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química no Cursinho Preparatório Química para FUVEST Química - Geral
Mestrado: Química (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
Professora de química atuante com 10 anos de experiência (ensino superior e ensino médio). Vem aprender comigo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil