MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA - CONCURSOS  E ENEM- 2014/1202
Por: Pietro B.
16 de Fevereiro de 2014

MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA - CONCURSOS E ENEM- 2014/1202

Matemática Geral EM Números Grupo Concursos ENEM

QUQUESTÕES QUÍMICA GERAL - REF. 2014/1202

CONCURSOS EM GERAL

 

01 - Se um elemento considerado um metal alcalino terroso e localizado no quarto período da tabela periódica. Podemos afirmar baseado na sequencia crescente de energia dos subníveis. Qual o mais energético?

 

02 - Numa sequência de três átomos de números atômicos consecutivos, cuja soma é igual a 54. Sendo que o primeiro elemento químico pertence ao terceiro período da família dos gases nobres. Podemos afirmar que seus respectivos números atômicos são:

 

03 - O número de oxidação do cloro no composto ácido perclórico é  + 7 que corresponde a fórmula HClO4. Considerando o mesmo cloro deste oxiácido, cujo Nox vale +3; sua fórmula molecular será:

 

04. Equacione  a reação de neutralização do HCl com NaOH. Qual seria o segundo sal formado se o novo ácido fosse o HNO3, Dê os nomes de todos os sais e ácidos envolvidos nas reações de neutralização.

 

05. Determinar a massa molecular e o número de moléculas do ácido resultante da reação entre o óxido de enxofre VI e a água?

S=16     H=1     O=16

 

06- O tipo de ligação entre o Cálcio e o Oxigênio é iônica. Como ocorre a perda ou ganho de elétrons entre dois átomos e qual a sua fórmula.

 

07 - Qual o número atômico de um elemento localizado no segundo período da família 5A de acordo com a ordem crescente de subníveis.

08 – Qual seria o número atômico dos átomos A e B, em que cada subnível 3d e 4p terminassem com 1 elétron, respectivamente?

09- Sabendo-se que o Cálcio (Ca) cujo numero atômico  (Z = 20)  torna-se em um íon positivo ou cátion divalente. Qual será a sua distribuição eletrônica?  

10 - O kriptônio apresenta  número atômico  (Z=36). Qual o elemento químico que ao perder elétrons passa a ter configuração eletrônica deste gás nobre?

11 - Através da configuração eletrônica por subnível. Como podemos identificar a família ou grupo e o período de um metal alcalino e de um halogênio?

12 -  O Ferro (Z = 26),manganês (z = 25)  e o cromo (z = 24) são:

         a) metais alcalinos          b) metais alcalinos terrosos     c) elementos de transição

.       d) gases nobres               e) metais de transição interna

 

13. Na reação de neutralização do HCl com NaOH ocorre a formação de um sal. Utilizando-se o mesmo sal formado, qual será o próximo se a reação ocorrer com o ácido Nítrico.

 

14. Qual o óxido que ao reagir com a água, formará um ácido, cujo o elemento central encontra-se no terceiro período da família 6A, cujo número de oxidação é +6.

 

15. Que tipo de ligação ocorre entre um metal alcalino com um halogênio. 

 

16. Um átomo tem número atômico 15. Qual a carga mais provável do seu íon?

 

17. Conforme a ordem crescente de energia dos subníveis, o elemento X termina com o subnível s localizado no quarto período da família dos alcalinos. Qual é o seu número atômico?

 

18. O Nox do ácido perclórico é +7, qual o nome e a fórmula molecular deste oxiácido, cujo cloro tem Nox +1 ?

 

 

 

 

 

                                 PARA PENSAR E REFLETIR

Todo ser humano é capaz, pois é provido de uma força, seja qual for de conquistar muito além do que ele imagina. A realização dos seus sonhos. A maneira é como descobrir, depende exclusivamente de nós. Vá, em frente, nunca tenha medo, pois do contrário continuará sempre justificando as suas ações vazias, em que o tempo passa, sem poder dizer nada.C

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil