MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA - CONCURSOS E ENEM- 2014/1202 001

Matemática Geral EM Números Grupo Concursos ENEM
MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA - CONCURSOS  E ENEM- 2014/1202  001
Pietro G.
em 16 de Fevereiro de 2014

QUQUESTÕES QUÍMICA GERAL - REF. 2014/1202

CONCURSOS EM GERAL

 

01 - Se um elemento considerado um metal alcalino terroso e localizado no quarto período da tabela periódica. Podemos afirmar baseado na sequencia crescente de energia dos subníveis. Qual o mais energético?

 

02 - Numa sequência de três átomos de números atômicos consecutivos, cuja soma é igual a 54. Sendo que o primeiro elemento químico pertence ao terceiro período da família dos gases nobres. Podemos afirmar que seus respectivos números atômicos são:

 

03 - O número de oxidação do cloro no composto ácido perclórico é  + 7 que corresponde a fórmula HClO4. Considerando o mesmo cloro deste oxiácido, cujo Nox vale +3; sua fórmula molecular será:

 

04. Equacione  a reação de neutralização do HCl com NaOH. Qual seria o segundo sal formado se o novo ácido fosse o HNO3, Dê os nomes de todos os sais e ácidos envolvidos nas reações de neutralização.

 

05. Determinar a massa molecular e o número de moléculas do ácido resultante da reação entre o óxido de enxofre VI e a água?

S=16     H=1     O=16

 

06- O tipo de ligação entre o Cálcio e o Oxigênio é iônica. Como ocorre a perda ou ganho de elétrons entre dois átomos e qual a sua fórmula.

 

07 - Qual o número atômico de um elemento localizado no segundo período da família 5A de acordo com a ordem crescente de subníveis.

08 – Qual seria o número atômico dos átomos A e B, em que cada subnível 3d e 4p terminassem com 1 elétron, respectivamente?

09- Sabendo-se que o Cálcio (Ca) cujo numero atômico  (Z = 20)  torna-se em um íon positivo ou cátion divalente. Qual será a sua distribuição eletrônica?  

10 - O kriptônio apresenta  número atômico  (Z=36). Qual o elemento químico que ao perder elétrons passa a ter configuração eletrônica deste gás nobre?

11 - Através da configuração eletrônica por subnível. Como podemos identificar a família ou grupo e o período de um metal alcalino e de um halogênio?

12 -  O Ferro (Z = 26),manganês (z = 25)  e o cromo (z = 24) são:

         a) metais alcalinos          b) metais alcalinos terrosos     c) elementos de transição

.       d) gases nobres               e) metais de transição interna

 

13. Na reação de neutralização do HCl com NaOH ocorre a formação de um sal. Utilizando-se o mesmo sal formado, qual será o próximo se a reação ocorrer com o ácido Nítrico.

 

14. Qual o óxido que ao reagir com a água, formará um ácido, cujo o elemento central encontra-se no terceiro período da família 6A, cujo número de oxidação é +6.

 

15. Que tipo de ligação ocorre entre um metal alcalino com um halogênio. 

 

16. Um átomo tem número atômico 15. Qual a carga mais provável do seu íon?

 

17. Conforme a ordem crescente de energia dos subníveis, o elemento X termina com o subnível s localizado no quarto período da família dos alcalinos. Qual é o seu número atômico?

 

18. O Nox do ácido perclórico é +7, qual o nome e a fórmula molecular deste oxiácido, cujo cloro tem Nox +1 ?

 

 

 

 

 

                                 PARA PENSAR E REFLETIR

Todo ser humano é capaz, pois é provido de uma força, seja qual for de conquistar muito além do que ele imagina. A realização dos seus sonhos. A maneira é como descobrir, depende exclusivamente de nós. Vá, em frente, nunca tenha medo, pois do contrário continuará sempre justificando as suas ações vazias, em que o tempo passa, sem poder dizer nada.C

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil