Apresentação e Efeito Leidenfrost (termodinâmica)
Por: Rafaela F.
17 de Fevereiro de 2015

Apresentação e Efeito Leidenfrost (termodinâmica)

Física EM Resolução de Exercícios Gases Calor Termodinâmica Pré-Vestibular

Olá, minha intenção com este blog é trazer conteúdos de física e química diferenciados que selecionarei daquilo que me foi ensinado na Turma ITA/IME do Poliedro. Alguns assuntos nessa turma especial são vistos de um jeito muito mais eficiente do que em um curso regular, outros são aprofundados de forma muito produtiva. Acho que será de grande ajuda para vestibulandos e quem mais desejar aprender, saber alguns truques e complementos que facilitem a resolução de exercícios e ampliem a compreensão da matéria. Pretendo publicar a cada quinze dias um artigo. Espero que seja útil a todos. :)

EFEITO LEIDENFROST

Hoje, trago um vídeo sobre o Efeito Leidenfrost, um complemento para a teoria termodinâmica que além de interessante por si mesmo, é interessante porque pode cair em um vestibular mais exigente.

O que aconteceria se você colocasse sua mão em nitrogênio líquido, cujo ponto de condensação é -196°C? Se pensou que é perigoso, está certo.  Mas isso pode ser feito, sem danos, por causa do Efeito Leidenfrost. Quase todos somos familiares dele pois ocorre quando espirramos gotas de água em uma panela muito quente. As gotas não evaporam imediatamente, no lugar disso ficam deslizando pela panela. Na verdade, um pouco de água evapora e forma uma fina camada de vapor na região onde a gota toca a panela, mas a condutividade do vapor é  baixa o suficiente para não transmitir muito calor a gota de água.

Quando se derrama nitrogênio líquido no chão ele forma gotas de líquido que rolam aleatoriamente, também devido a produção dessa camada de vapor de baixa condutividade térmica. No vídeo alguns experimentos com o nitrogênio líquido são realizados assim como uma demosntração do efeito das gotas de água em uma panela quente.

Se você não conseguir visualizar o vídeo, aqui está o link dele no youtube. http://www.youtube.com/embed/wV7g8L633Sg

Mais informções

Líquidos possuem um Ponto Leidenfrost, que é a temperatura em que a vaporização é suficientemente rápida para que a gota do líquido permaneça suspensa no seu vapor. O Ponto Leidenfrost é consideravelmente mais alto do que o ponto de ebulição, para a água é aproximadamente 220°C. A condutividade térmica dos gases tem menor intensidade do que a de líquidos e sólidos.

Johann Gottlob Leidenfrost investigou esse efeito no século XIX, quando conceitos físicos como calor latente de vaporização não eram conhecidos. O efeito foi noemado em sua homenagem. 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Clinton Sprott, J.; Physics Demonstrations, A Sourcedbook for Teachers of Physics, London: The University of Wisconsin Press, 2006.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil