Atomística
Por: Rafaela F.
10 de Fevereiro de 2016

Atomística

Química Atomística EM Átomo Químico Matéria Gases

Atomística

 

Olá! Apresentarei agora um breve resumo sobre com surgiu o conceito de Átomo e de como esse conceito se desenvolveu até a descoberta do elétron. Esse assunto é abordado por muitos vestibulares e conhecê-lo é importante para um bom resultado neles.

No século V a.C., Leucipo e Demócrito se opuseram a Empédocles e Aristóteles, pois para aqueles a matéria era comsposta por partículas indivisíveis chamada átomos e vazio, para estes a matéria era composta por 4 elementos.Aristóteles rejeitava o conceito de vazio e negava o vácuo. Por cerca de 2000 anos suas ideias barraram o desenvolvimeto da química.

Representação dos 4 elementos para Aristóteles

   

Em 1808 Dalton inspirado por Lavoisier usou a Lei da Conservação das Massas para formular o conceito de elemento químico. Dalton criou o modelo da bola de bilhar, para ele átomos eram esferas maciças e átomos de elementos diferentes tinham tamanhos e massas diferentes. Dalton não admitia a ideia de molécula biatômica, acreditava que a água era composta por HO. Segundo Dalton apenas átomos de lementos diferentes podiam se unir e representava cada átomos por um símbolo.

Representação dos átomos para Dalton

Posteriormente Thomson descobriu o elétron a partir de Ampolas de Crooks. Na experiência a relação massa/carga era constante para todos os gases usados. Thomson explicou os íons no modelo do Pudim de Passas, no qual pequenas essas partículas seriam as menores com massa e estariam incrustadas no átomo. 

Representação do modelo de Thomson

 Fonte: notas de aula de química do Colégio e Curso Poliedro.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil