Elipses - Introdução

Geometria

O objetivo desta série de artigos é descrever a elipse como um lugar geométrico, definir os parâmetros e excentricidade, obter a equação que descreve a elipse, alguns teoremas e mostrar suas aplicações.

Uma definição pouco formal, porém de fácil assimilação de elipses é: Elipse é uma circunferência achatada. Imagine que fosse possível “esticar” a folha de papel com uma circunferência desenhada, você provavelmente deve estar pensando o quanto deve esticar para que forme uma elipse. O fato é que não há uma quantidade previamente estipulada para isso, se estica-la ao máximo, formando um segmento de reta, já é possível considerar como uma elipse, bem como se a folha não for esticada, a própria circunferência é considerada um caso especial da elipse.

Podemos definir a elipse como um lugar geométrico, ou seja, um conjunto de pontos que partilham de uma mesma propriedade, e esta propriedade é exclusiva.

Antes de definir tal propriedade consideremos dois pontos, F1 e F2, eles são chamados de focos da elipse.

A elipse é o conjunto dos pontos P cuja soma da sua distância a um dos focos, com a sua distância ao outro foco é constante, ou seja, d_{P,F1}+d_{P,F2}=constante. Sendo assim temos a seguinte forma:

Encontre o professor particular perfeito

 

 

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo