Foco em Gramática: bom ou ruim na hora de aprender Inglês?
Por: Larissa C.
09 de Novembro de 2015

Foco em Gramática: bom ou ruim na hora de aprender Inglês?

Inglês Gramática Vocabulário Estudos Sintaxe Verbos Língua Dia A Dia Dúvidas Aprender Inglês

Quando vamos aprender uma nova Língua (seja ela qual for), é absolutamente natural que queiramos saber toda a estrutura da mesma para que usemos da forma mais adequada possível. E está correto, afinal se estamos aprendendo, que seja da forma certa.

PORÉM, precisamos ver até que ponto isso é realmente "útil". Talver você pense: "Mas, Larissa, é óbvio que gramática é algo útil pra se aprender". E realmente é, mas devemos tomar muito cuidado com esse pensamento, afinal de contas estamos aprendendo a falar e o nosso foco tem que ser em vocabulário e não apenas em gramática e esse é o meu ponto. A gramática tem de ser usada de uma forma adequada, de uma forma que nos agregue sempre mais (e não fique absurdamente difícil para nos travar). A não ser que o seu objetivo seja se aprofundar na Língua, a gramática dos livros (a normativa) deve ser usada apenas como uma fonte de consulta, para sanar alguma dúvida, vista de vez em quando. E isso é o que quero dizer com o uso adequado de gramática. Para ser mais clara com relação a isso, vamos imginar um dicionário: para que e quando usamos um dicionário? São raras as pessoas (acredito que apenas os linguistas) lêem ou leram um dicionário do começo ao fim e da mesma forma que fazemos com livros de gramática.

Temos que entender de uma vez por todas que Língua é uma coisa viva, ela se move, ela altera, algo completamente diferente de algo da área de exatas, por exemplo, que será sempre aquela fórmula (que me perdoem as pessoas de exatas), portanto quando estamos aprendendo, sempre tem que ser algo em movimento, agregando vocabulário toos os dias, sanando pequenas dúvidas até que cheguemos à fluência. Caso contrário, seremos totalmente fluentes em gramática e esqueceremos do "mais importante" que é vocabulário, por exemplo.

Então a minha dica sobre o uso de gramática é essa: quando estamos no começo dos estudos, é importante, legal e desejável que entendamos as PRINCIPAIS diferenças entre nossa Língua e a Língua Inglesa, tais como sintaxe (que em Linguas latinas seguem a estrutura Sujeito, Verbo, Complemento), estrutura de perguntas (verbos auxiliares vem primeiro) e conjugação. E só. O resto acredito ser apenas um complemento, tais como preposições, artigos e assim por diante, que deve ser visto com calma, aos poucos, sem desespero e agregar no dia a dia. E digo tudo isso porque é NATURAL que alunos pensem assim. Eu pensei quando estava aprendendo, todos os meus alunos nesses 10 últimos anos pensam e me questionam sobre isso e você também deve se questionar. Então espero que este texto seja esclarecedor de uma vez por todas e caso queiram saber mais alguma coisa ou receber mais alguma dica sobre isso, entre em contato comigo.

See you :)

R$ 50 / h
Larissa C.
Campinas / SP
Larissa C.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Acompanhamento Escolar de Inglês Inglês - Learning Styles English Conversation
Graduação: Letras (Universidade Anhanguera Educacional)
Professora de Inglês e Português com 10 anos de experiências nacionais e internacionais
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil