Como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador da sua casa

Informática Geral Internet Avançado Redes
Como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador da sua casa
Carlos E.
em 18 de Maio de 2015

Como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador da sua casa

As redes sem fio trouxeram uma facilidade inegável: acessar a Internet sem estar preso a cabos. No entanto, muitos usuários reclamam do sinal fraco e da baixa velocidade em suas redes pessoais. 

Manter o equipamento atualizado
As tecnologias evoluem com velocidade impressionante, e por isso é essencial sempre atualizar seu roteador. O desempenho dele depende disso. Existem quatro tipos de proteocolos "IEEE 802.11" para redes sem fio: A, B, G e N. O padrão N é o mais potente deles. Para se ter uma ideia do desempenho, enquanto os tipos A e G transferem informações em até 54 Mbps, o N atinge uma capacidade de até 600Mbps. Por isso, corra pra loja mais próxima e procure um roteador deste padrão, mas sem esquecer de conferir a compatibilidade dele com sua placa de rede.

Melhore o sinal com uma placa externa ou troca de antena
Se a grana está curta e por enquanto você não pode mudar o padrão do seu roteador, uma saída simples é adquirir uma placa externa USB. Ela é bastante cômoda, e ainda te deixa livre para, no caso da venda do PC, você montar sua rede sem fio sem precisar comprar novos equipamentos.

Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.
Outro fator de influência é que a maioria dessas antenas são onidirecionais, ou seja, liberam ondas para todos os lados. A dinâmica pode causar “desperdício”. Por isso, se você tiver dois ou mais computadores em um mesmo ambiente, adquira uma antena direcional para otimizar o sinal para as máquinas, deixando sua internet mais veloz.

Posicione o aparelho no melhor lugar
O sinal da internet é enviado por ondas. Daí, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos (acredite, um microondas causa bastante interferência), ele se enfraquece. E não se engane: paredes de vidro também prejudicam a qualidade do sinal. Por isso, a dica é simples. Posicione o aparelho em um lugar central (e alto), onde o sinal será espalhado com o menor número de interferência possível.

Use repetidores
Os repetidores são aparelhos autônomos que reenviam o sinal wireless do roteador principal. Mais ou menos como vários espelhos propagando uma faixa de luz. Assim, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes.

Reinicie o modem, coloque senha, e procure um novo canal
Quando o sinal está ruim a maioria reinicia o modem. O que é muito fácil. Com um caneta, pressione por alguns segundos o botãozinho que fica detrás do modem. É o menor dos buracos. Depois de feito isso, é preciso reconfigurar a rede, cujo processo exige a personalização do nome da sua rede, e uma senha.

Na configuração você também vai escolher um padrão de segurança, e o mais avançado é o WPA. Opte por ele. Feito isso você deve escolher o canal de envio do sinal. Ele varia de 1 a 11. O mais comum é o canal 6, e justamente por isso ele sofre interferências de outros modens. De um vizinho, por exemplo. Por isso, durante o processo escolha outro. Assim, você fica livre dos ladrões de sinais, que sobrecarregam sua rede. Para descobrir qual canal é o menos usado existe um aplicativo para Androind que descobri isso pra você, é o Wi-Fi Analyser. Ele lista quais os canais da sua casa, e os classifica por ordem de eficiência.

Rio de Janeiro / RJ
Graduação: Informática (UNESA)
Informática Geral - Smartphones Pacote Office Informática para 3ª idade Tablets Informática Profissional Informática para Pré-Vestibular Informática Geral Nível Curso superior
Aula de informática, consultoria, assessoria técnica, tirar dúvidas e realizar tarefas do dia a dia que exigem informática. Atendimento no Local, Rio de Janeiro ( Zona Sul, Centro, Barra, Tijuca e adjacencias ) e atendimento online. Usuários de qualquer idade. Particular ou em grupo em sua resid ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 90 / aula
Conversar
Responde em 48 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil