Megapixels na câmera do celular
Por: Carlos E.
20 de Abril de 2019

Megapixels na câmera do celular

Megapixels na câmera do celular

Informática Geral

Em tempos em que a qualidade da câmera costuma ser um dos pontos decisivos para compra de um celular, muita gente vai direto às especificações para saber quantos megapixels cada modelo possui.

No mercado, a maioria dos produtos não oferece mais do que 16 MP (megapixels), mas já existem aparelhos com até 48 MP na câmera traseira.

Mas será que isso é mesmo importante para o usuário comum que quer tirar boas fotos com o smartphone ?

É preciso entender o que "megapixels" quer dizer. "Mega" significa "um milhão" e "pixel" é "ponto".

Imagens "pixeladas"
Quando os primeiros celulares com câmera começaram a surgir, Quem ainda tem fotos da época pode ver que as imagens ficam meio quadriculadas --ou "pixeladas", como muita gente diz-- cada vez que se aumenta bastante uma delas na tela do computador. Isso pode ser explicado, entre outros fatores, pelos poucos megapixels que essas câmeras tinham.

A quantidade de megapixels, então, está relacionada à resolução, e não necessariamente à qualidade da imagem. "Se alguém compra um celular pensando na quantidade de megapixels, é porque tem intenção de ampliar muito suas imagens. Uma foto de 10 x 15 cm ou postal, por exemplo, pode ser facilmente ampliada e parecer nítida com apenas 1 megapixel".

Sendo assim, câmeras que possuem entre 8 e 12 MP costumam ser suficientes para quem não é profissional. "A quantidade de pixels é importante, mas todo o resto também".

Por isso, vale a pena prestar a atenção a outras características da câmera, como o processador, que vai garantir que o aparelho não fique travando o tempo todo, e a memória, que diz quanto espaço você vai ter para o armazenamento.

Outro fator que faz a diferença é a abertura da lente. "Quanto maior a abertura, mais luz entra no sensor da câmera, o que garante fotos melhores". Nesse sentido, quanto menor for o número, melhor serão as fotos à noite ou com pouca luz.

 

R$ 90 / h
Carlos E.
Rio de Janeiro / RJ
Carlos E.
4,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Ipad Informática Profissional Informática Intermediário
Graduação: Informática (UNESA)
Aulas comigo de Informática Geral, Computação, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil