Como recuperar um CD ou DVD riscado
Por: Carlos E.
25 de Julho de 2015

Como recuperar um CD ou DVD riscado

Informática Geral Problemas

Como recuperar um CD ou DVD riscado

O CD já travou bem no meio da música ou da instalação de algum programa ou O DVD parou na melhor parte do filme? Eles podem estar riscados.

Os CDs além de música, eles são usados para gravar fotos e dados. Ainda existem os DVDs, esses sim, continuam sendo usados, principalmente, para filmes e shows. Mas, com certeza, uma situação bem chata envolvendo esses elementos já aconteceu com você: no meio da cena principal ou da melhor parte da música, tudo trava e o disco “engasga”. 

Os discos são muito sensíveis e podem riscar com, praticamente, qualquer coisa: poeira, sujeira, dedo, unha, por ter sido colocado de mau jeito no aparelho, por ter sido deixado em cima do móvel, mas se o estrago não for muito grande é possível recuperá-lo sem grandes problemas.

dvd

Limpeza simples

Para retirar a poeira e as marcas de dedo, basta utilizar um pano limpo e seco, evite aqueles que soltam fiapos, os de microfibra são os mais indicados. Nunca faça movimentos circulares, pois é a mesma direção em que os dados são gravados no disco e isso acaba prejudicando a leitura, limpe sempre do meio para as bordas do CD.

Limpeza com água

Fique tranquilo, a água não vai estragar seu DVD se você usá-la da forma correta. Algumas sujeiras são mais difíceis de sair, como as de gordura, coloque o disco em água morna e corrente, passe o dedo delicadamente para retirar a sujeira e, no máximo, utilize detergente neutro para realizar a limpeza. Nunca utilize produtos abrasivos, como álcool.

dvd

Produtos especiais

Algumas marcas disponibilizam kits feitos especialmente para limpeza de CDs e DVDs, panos e soluções líquidas idealizadas para esse fim.

Soluções caseiras

Muitas pessoas utilizam pasta de dente e vaselina para recuperar os discos danificados, mas não recomendo esse tipo de uso, pois pode estragar ainda mais.

 

 

R$ 90 / h
Carlos E.
Rio de Janeiro / RJ
Carlos E.
4,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Informática Geral Nível Ensino Médio Informática a Domicílio Informática Geral - Smartphones
Graduação: Informática (UNESA)
Aulas comigo de Informática Geral, Computação, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil