MITOS SOBRE COMPUTADORES
Por: Carlos E.
27 de Fevereiro de 2016

MITOS SOBRE COMPUTADORES

Informática Geral Básico Celular Computador Notebook Problemas Servidores
 
 
  • 1. Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU.

Verdadeiro, primeiro gostaria de explicar que o termo "CPU" quer dizer "central processing unit" ou "unidade central de processamento" ou seja o processador do seu computador e não a caixa que envolve ele que possui o nome de gabinete. Agora sobre o fato de colocar imãs em seu gabinete ele pode estragar o seu computador se o imã for forte e estejapróximo a peças do computador que sejam sensíveis as forças magnéticas como o HD, que usa discos magnéticos para gravar dados e são muito sensíveis a campos magnéticos. Basicamente tudo no computador pode ser danificado com um imã, se colocado perto. Agora aqueles imãs de geladeira presos do lado não fazem mal.

  • 2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento.

Verdadeiro, ao contrario do que diz a postagem original elas não foram feitos para isso, fugindo a regra os leitores de CD/DVD de notebook que esses foram feitos para isso, se o usuário resolve fechar a bandeja sem apertar o botão, ele acaba forçando os mecanismos a trabalharem mais rápidos do que o comum. Dependendo da força utilizada, o usuário pode causar danos a estas peças. A unidade pode parar de recolher a bandeja ou de ejetá-la, contudo vale salientar que não acontece frequentemente.

  • 3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.

Verdadeiro, assim como qual quer aparelho eletrônico que, obviamente, usa eletricidade estraga quando um liquido condutor de eletricidade, como água, cobre ele causando curto por todo o aparelho.

  • 4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.

Falso, os monitores hoje em dia são finos e poucos se aquecem mesmo em ambientes quentes, então não há a obrigatoriedade de ser ter espaço entre a parede e o monitor. Basta pensar que monitor é uma TV e que tem muitas TV que ficam fixadas na parede. O básico é apenas não bloquear as saídas de ar para não super aquecer o monitor.

  • 5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar.

Falso, apesar de muitos dos que comentaram na postagem original acharem que isso é verdadeiro o computador foi sim feito para trabalhar sem parar e não há uma regra que diz que o computador funcione melhor ligado sem parar ou o é bom deixar-lo descansar, apenas o computador não tem "cansaço" como nós e pode sim trabalhar sem parar sem o menor problema e podemos tirar uma base disso vendo servidores que são mantidos ligados sempre e não estragam por isso, é importante falar sobre os servidores que até mesmo eles passam por manutenções e reinicializações para correção de problemas que geralmente são causadas pelo S.O. e não pode partes físicas ou cansaço -mas vale lembrar também que reiniciar o computador trás o sistema operacional do zero para a memoria-ram o que pode "reparar" erros que estejam acontecendo com o S.O.. Vale também lembrar que quanto mais você usa mais você gasta, então ele dura menos(Vida útil).

Tudo que foi dito a cima sobre o numero 5 é valido somente se o computador trabalhar em condições IDEAIS, sem problemas de oscilação de energia, super aquecimento, e problemas externos. Para ficar claro. Obviamente isso depende do usuário, de certo modo isso é implícito em saber cuidar do equipamento.

  • 6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.

Falso, assim como qual quer aparelho o computador tem o consumo de energia estável e não possui grandes oscilações de consumo ao liga-lo, se isso fosse verdade o computador precisaria sempre de uma fonte de alimentação um pouco melhor que o necessário apenas para o computador ligar e isso não é verdade. Caso ainda tenham duvidas sobre isso podem pesquisar sobre os Caçadores de Mitos, eles testaram lampadas ligando e desligando inúmeras vezes e nenhuma delas veio a gastar mais que as ligadas constantemente nem na transição de ligado para desligado.

  • 7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto.

Falso, o celular em nada interfere no funcionamento do computador nem mesmo se você colocar o celular la dentro e ligar para ele. Os componentes do computador trabalham com energia elétrica e não por radio como o celular, que é o que o celular transmite. Foge a regra caixas de som ruins e sem isolação dos fios que esses sim recebem as ondas de radio do seu celular e transmitem em forma de som, mas não os danificam apenas vai sair um som estranho.

  • 8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.

Falso, em nada muda esperar ou não o computador "descansar" antes de voltar a liga-lo. O único componente que talvez, mas improvável, possa precisar é o HD mas o funcionamento do disco rígido não tem problemas com isso, só o que ele vai fazer é voltar a girar.

  • 9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD. Como eu disse antes CPU não é Gabinete mas vamos tratar a pergunta como CPU sendo Gabinete.

Verdadeiro e falso, o Disco Rígido é feito de partes moveis e movimentos bruscos pode sim estragar seu HD, pode não vir a queima-lo mas com certeza pode estragar sessões do HD e perder boa parte dos dados armazenados ou até inutiliza-lo. Em casos de danificar você teria que rodar uma checagem de disco para o disco identificar áreas problemáticas e marca-las para não utilizar essas áreas. Mas mover o computador com cuidado sem dar porradas ou chacoalhadas fortes em quanto ele está ligado não causará problema algum. Apenas ter cuidado.

  • 10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.

Falso, mas recomenda-se que o faça, o monitor pode sofrer de marcas em imagens paradas por muito tempo e os protetores de tela atualizam a imagem para evitar isso, mas em monitores modernos eu nunca vi casos desse tipo, já os antigos monitores CRT(De tubo) eles sim tinham muito problemas com isso e o protetor de tela evitava que as imagens ficassem marcadas atualizando a imagem constantemente. Ainda hoje recomenda-se o uso do protetor de tela entretanto eu acho desnecessário, basta desligar a tela quando não estiver em uso.

  • 11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada.

Falso, a chuva não estragará seu computador de forma nenhuma, o que pode vir a acontecer é que em uma chova forte venha a cair raios e se somente se ele cair em um poste ou na sua casa mas que venha a entrar nas fiações elétricas e então chegar ao seu computador ele pode sim estragar o seu computador, também a chuva forte e ventos fortes pode causar problemas em postes ou derrubá-los causando grandes oscilações na corrente elétrica ou a falta dela que também pode vir a danificar o computador. O ideal é que se começar uma chuva forte e a luz piscar não é legal deixar o computador ligado. Pode acontecer, mas a chuva por si só não é o agravante.

  • 12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.

Verdadeiro, não vejo motivos para ficar olhando para a luz do mouse, mas assim como qual quer luz forte em contato direto com os olhos, eles podem causar desde dor leve e rápida ou se você passar o dia olhando pra luz poder ter algo mais sério. Não recomendo, mas não é tão forte que vá cegar.

  • 13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.

Falso, não tem sentido algum nessa pergunta pois em nada vai alterar como a corrente elétrica corre pelo fio até seu computador.

  • 14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.

Sem sentido, quando o computador para de transmitir sinal de vídeo para o monitor ele vem a desligar sozinho então não há sentido nessa pergunta.

  • 15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU. Mais uma vez, CPU entenderemos como Gabinete.

Falso, o gabinete não transmite nada que faça com que ele estrague qualquer objeto sobre ele.

  • 16. O computador nunca pode ficar ao sol.

Falso, o computador não estragará ao sol entretanto vai esquentar MUITO e isso pode danificar o PC, mas somente se for por muito tempo e com ele em uso. Você pode colocar seu computador ao sol para secar caso fique molhado, assim como com qualquer aparelho eletrônico, o sol é o melhor método para secar totalmente e trazer de volta aparelhos eletrônicos molhados.

  • 17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.

Verdadeiro, isso não é segredo para ninguém, uma partição muito cheia vai dar mais trabalho para o HD encontrar e levantar os dados dele, basta pensar que quando você abre "Arquivos de Programas" ele copia os caminhos para a memoria-ram e então você pode visualizar, caso tenha pasta de mais esse simples processo vai levar mais tempo. Além de outros fatores e sim vai ficar mais lento.

  • 18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.

Verdadeiro/Recomendado, o recomendado é remover o dispositivo com segurança pois quando um pen-drive está conectado a entra USB ele tem uma corrente elétrica passando pelo barramento USB e quando puxamos o pen-drive sem antes o sistema parar o fluxo de energia e o uso deste pelo sistema ele pode corromper os dados e em casos extremos( e raros ) até queimar o dispositivo, pois está tudo ligado com eletricidade mesmo que muito pouca. Lembrando que é muito difícil isso acontecer são feitos para remoção rápida, mas o recomendando ainda é tirar com segurança. Você também pode lembrar de os arquivos não serem salvos ou ele pedir para fazer verificação no pen-drive, esses sintomas são causados pela remoção rápida.

  • 19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.

Verdadeiro, em partes; ter muitos ícones no seu desktop vai fazer com que o seu HD trabalhe mais para inicializar o sistema e não por todo o seu uso, pois quando o computador liga e começa a carregar a sua área de trabalho os ícones, arquivos, fotos e tudo mais que estiver nele é carregado para a memoria-ram(é basicamente copiar do HD para memoria-ram) só que diferente de arquivo localizados no desktop os atalhos são links para arquivos instalados em outros lugares e quando o sistema mostra o ícone daquele programa foi porque ele vai buscar lá onde o arquivo original está, carrega a informação do ícone e traz para o ícone, você pode ver que são alguns passos a mais para o disco processar. Ter os ícones não acarreta em lentidão mas gera mais dados para o HD ter que buscar e atualizar.

 

 

R$ 90 / h
Carlos E.
Rio de Janeiro / RJ
Carlos E.
4,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Informática Geral Avançado Informática para Vestibular mp3
Graduação: Informática (UNESA)
Aulas comigo de Informática Geral, Computação, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil