O que é Computação em Nuvem?
Por: Carlos E.
25 de Julho de 2015

O que é Computação em Nuvem?

Informática Geral Internet Office Aplicativos Computador Apresentações

O que é Computação em Nuvem?

Hoje em dia com a Internet , todos plugados, se fala muito do termo A cloud computing ou computação em nuvem. 

 

 

A computação em nuvem permite que o usuário tenha acesso à dados e informações de qualquer plataforma e já é muito utilizada atualmente. 

A cloud computing ou computação em nuvem consiste na ideia da utilização de dados ou aplicações em qualquer plataforma, sem a necessidade de tê-las instaladas em nosso próprio computador, por meio da internet.

Estamos acostumados a armazenar arquivos e dados e utilizar aplicações instaladas no nosso próprio computador em casa. Não obstante, no ambiente corporativo é comumente utilizado um servidor para armazenar as informações e distribuí-las em rede para os outros computadores ligados aos serviços em rede.

Esse modelo tem a vantagem de disponibilizar o acesso às informações mesmo off-line, porém restrito a um único computador ou no caso de computadores em rede. Porém é necessário utilizar a memória, o espaço do computador, o que, sobretudo em uso doméstico, não representa muita segurança as suas informações, que podem ser perdidas se não houver backup etc.

Entretanto, com um uso da internet cada vez mais amplo e rápido, é cada vez mais barato e acessível o uso, uma tendência que cria uma grande abertura para o uso da computação em nuvem popularizar-se também.

A computação em nuvem permite que dados, arquivos, aplicativos, sejam armazenados online, dispensando a instalação e/ou armazenamento no próprio dispositivo do usuário ou servidor próximo. Os dados passam a ficar disponíveis na nuvem, isto é, na internet.

Exemplo disso é o Google Docs. É um serviço em que os usuários podem fazer planilhas, criar apresentações em slides, armazenar dados, entre outros, cujas informações serão guardadas na nuvem e poderão ser acessadas de qualquer computador e ainda há opção de compartilhá-la com outros usuários. Dispensa possuir os programas do Windows Office, bastando acessar o link do Google Docs e utilizá-lo, independentemente do sistema operacional também.

Vantagem e Desvantagem:

Vantagem é  acessar programas e armazenar dados que poderão ser acessadas de qualquer computador. E ainda há opção de compartilhá-la com outros usuários. Dispensa possuir os programas instalados e equipamentos .

Desvantagem é ter que estar conectado na Internet para usar e acessar, caso fique sem Internet, não poderá acessar.

 

R$ 90 / h
Carlos E.
Rio de Janeiro / RJ
Carlos E.
4,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Informática Geral Nível Curso superior Informática para Vestibular Ipad
Graduação: Informática (UNESA)
Aulas comigo de Informática Geral, Computação, Excel
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil