Como registrar sua música?
Por: Victor F.
03 de Novembro de 2016

Como registrar sua música?

Teoria Musical Harmonia Partitura Composição

É muito comum que os artistas iniciantes me perguntem como funciona para eles registarem suas composições. É uma dúvida natural.

Quando escrevemos uma letra, uma música ou até mesmo uma poesia, queremos que ela seja creditada a nós, afinal, somos os compositores e seria horrível que outra pessoa se aproveitasse disso e tomasse para si o título. Quando a dúvida bate, buscamos auxílio no incrível Google e, Deus, como ele nos confunde. Devido o enorme número de propagandas é quase impossível saber o que é ou não real ali e você pode acabar contratando uma empresa que oferece serviços de registro e mandam para sua casa um "certificado" para colocar na parede... e que não serve para nada.

Em apenas 5 passos vou explicar o modo correto e seguro para o registro musical e acabar de vez com o "mistério".

- O cadastro de obras (registro) é feito pela Biblioteca Nacional. Ela é responsável pelo acervo brasileiro, então é para lá que devemos ir

- Acessando o site www.bn.gov.br, clique em SERVIÇOS - DIREITOS AUTORAIS - REGISTRO OU AVERBAÇÃO

- Faça um check list de todos os dados necessários, acessando os links (dentro do próprio site): PERGUNTAS FREQUENTES, PROCEDIMENTOS PARA REQUERIMENTO DE REGISTRO DE MÚSICA e DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PEDIDO DE REGISTRO. Isso é importante para que você não se esqueça de enviar uma outra documentação, preencher um ou outro campo.

- Imprima as guias necessárias: IMPRESSÃO DA GRU (Guia de Recolhimento da União) e REQUERIMENTO PARA REGISTRO

- Pague e envie para a Biblioteca Nacional no endereço contido no site

DICAS

- Toda letra musical é na verdade uma poesia com música, então a Biblioteca Nacional registra todas como poesia. Isso não é para mim ou para você mas para Tom Jobim, Renato Russo, Seu Jorge... todos passaram pelas mesmas dúvidas e fizeram estes mesmos procedimentos.

- Quando se fala em registro de música é preciso levar em consideração o método como é feito o registro literalmente, ou seja, como eles "guardam" a canção. Assim, se você quiser registrar uma composição musical (letra e harmonia), leve em consideração de que vai precisar de uma PARTITURA de sua música. Mas e como conseguir uma partitura? Sabe aquele seu amigo nerd que você sacaneou a vida inteira por estudar harmonia, arpejos, escalas pentatônicas e o tão zombado "bona"? Então, você não deveria ter feito isso. Mas se você foi um cara legal e tratou todo mundo bem, converse com seu amigão que lê e reproduz harmonia através de partituras ou procure um produtor musical nestas tantas escolas de música.

- É preciso entender a diferença entre ter um registro musical e RECEBER por sua música executada. Embora estejam ligados, um órgão não tem nada a ver com o outro. Vou me aprofundar nisso em outro artigo, mas basicamente é preciso conhecer o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) - é ele quem faz a distribuição do valor recolhido.

- O registro musical, tanto de letra quanto de partitura, pode ser feito de duas formas: individual ou em uma compilação. No individual, você recolhe sua letra, preenche os dados necessários, paga e envia. Pronto. Na compilação, você recolhe todas as suas composições, preenche os dados necessários, paga e envia. Pronto também. A diferença? O valor é o mesmo para as duas formas. Sim - você paga o mesmo valor para 1 ou 50 composições (ou mais).

- O valor para o registro é algo irrisório perto da sua importância. Ele gira em torno de $20.

- ESTUDE! Não só escalas, mas tudo o que permeia a música. Seja um mestre na administração musical, fuce, vasculhe, clique sem medo. 

- O mais importante na música é a diversão. Se você não se divertir fazendo o que está fazendo, se você não sentir amor por cada etapa do processo, por cada contra tempo, por cada lição nova, amigo, desista. Música é pra quem ama a arte.

R$ 50 / h
Victor F.
Jundiaí / SP
Victor F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Jornalismo (Universidade de São Paulo (USP))
Aulas de Filosofia, Word
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil