Muitas brigas na banda. É hora de parar com a música?
Por: Victor F.
03 de Novembro de 2016

Muitas brigas na banda. É hora de parar com a música?

Teoria Musical


"Acho que vou parar com a música, tenho brigado muito com o pessoal"
Bem, se isso está acontecendo meu amigo, chegou a hora de cuidar da sua banda como uma empresa. Porque é exatamente isso que ela é. 
Quando se tem uma banda, ou mesmo que você toque sozinho solando seu belo saxofone, é preciso saber que nunca vai encontrar pessoas que pensam exatamente como você e isso geralmente gera alguns atritos. Nós vemos na internet notícias como "o vocalista de uma banda tacou o microfone em seu baterista numa briga no estúdio" e logo pensamos em dois caras de roupa preta, cabelos estranhos e, talvez, a cara do Steven Tyler. Mas a verdade é que todo grupo musical passa por isso. No pagode, no samba, no rap, na bossa nova, no punk... não importa o estilo, são pessoas. O que acontece é que pensamos que precisamos de pessoas que pensem como nós, que "sigam nossa linha de raciocínio" e isso é uma grande babaquice. O que você precisa, o que nós precisamos, é de alguém que se identifique com o que fazemos. Imagine se o contra-baixo seguisse a mesma linha da guitarra de frente ou a bateria seguindo somente os solos do teclado. Música é contra-ponto, é harmonizar as diferentes inspirações. Definitivamente não precisamos de alguém que "siga" nossa linha de raciocínio, porque não podemos limitar a criatividade. Precisamos de alguém que entenda nossa linha de raciocínio e isso é bem diferente.
Ter uma banda significa ter estresse. São ensaios, composições, pessoas que não entendem seu trabalho, dormir pouco, viajar muito, sofrer com portas fechadas das casas de show, ralar pra vender cinquenta ingressos, preparar a tão sonhada demo e brigar contra um sistema que reduz a importância do artista. Isso gera estresse, mas é um estresse criativo, bom, saudável. Cresce o artista. O problema é que depois de alguns anos (em alguns casos, meses) certas situações passam a ficar insuportáveis e surgem as dúvidas. Vamos contratar um Roadie? E a gravadora? Vamos acertar com o agenciador? Talvez fechar com o produtor que cobra mais caro?

Cargos de confiança
Uma banda, como disse lá em cima, é uma empresa. Você precisa de pequenos "cargos" de confiança na banda. Alguém tem que ser o responsável pela produção do material de marketing, outro para ser o responsável pelo contato com os selos, mais uma para ser o responsável pela engenharia de palco, outro pelo contato com as casas de show. Isso deve ser feito de forma natural, através de uma conversa com os membros em que cada um se dispõe a falar no que é bom e no que acha que o outro é melhor. Não tenha vergonha de não ser tão bom em algo. Estes cargos não acabam com a participação dos outros colegas nas mesmas tarefas, apenas deixa alguém como responsável pelo andamento de cada projeto.

Dinheiro
Eu sempre fui muito pobre. Quando fui chamado pra tocar guitarra na minha primeira banda eu nem guitarra tinha. Sério. Com muito custo eu comprei uma que parecia feita de chumbo de tão pesada, empenada como o diabo com um som horrível. Agora que comprei minha guitarra (depois de entregar muita marmitex no Centro de São Paulo) não preciso mais me preocupar com nada, certo? Hum... espera, mas e a hora do estúdio, o monitor, a mesa de som, a van pra aquele show no interior, a demo (sempre a demo!)... 
É importante não ser o egoísta de uma coisa que é feita em grupo. Não importa se você está gravando um single que com certeza vai estourar (e foi você quem compôs) ou se está escrevendo um livro. A música é a união de todos os membros até quando eles não tocam no estúdio, porque no palco você estará ao lado de seu parceiro. Eu citei o exemplo do livro porque ele é algo que se escreve sozinho, certo? Não! Você vai precisar de um revisor, de um editor, de um marketing, de alguém para fazer sua arte e alguém que te critique. E essa união é feita também na hora de pagar as despesas, mas procure ser realista com a situação de todos os membros. Não há nada mais humilhante do que aquele amigo que é executivo de uma empresa forçar todos a pagarem o mesmo que ele na hora da divisão dos pagamentos. Se você ganha mais que os outros não imponha sua situação para os companheiros forçando a gastarem mais do que podem ou arcando com tudo sozinho pra ganhar um status dentro da banda de "líder" ou ganhar mais na hora da divisão dos lucros. Tenha em mente sempre que o que você está investindo é dinheiro, não talento. E com dinheiro você pode até comprar um horário no melhor estúdio do Rio, mas sem o talento de todos os companheiros, de nada vai valer este estúdio. Se quer ganhar mais com a divisão por ser o patrocinador, seja bem claro com a banda sobre suas intenções e, se preciso, proponha ser o empresário.

Líder
Você escreve bem? É o compositor da sua banda? É o cantor? Isso te faz o líder, certo? Ah, você já sabe a resposta. Não, você não é um líder por causa disso. Verdade é que muitos "líderes" mal conseguem se relacionar com outras pessoas. Não é porque você canta, ou porque você escreve as músicas que seu nome precisa aparecer primeiro, ser o cara que assina os contratos, o cara que diz "não" e pronto. Uma banda não pode ser ditatorial. O líder é aquele que faz a banda crescer para o público e para todos os integrantes. A banda é o "negócio", não seus integrantes. Tente lembrar de quantas vezes você saiu de casa para ver o baterista do Ira! tocando. Você sai de casa porque o Nasi canta muito ou porque a união de todos os integrantes é boa? Se você me responder que é só pelo Nasi, vou adorar que coloque nos comentários a música que você mais gosta do Nasi & Os Irmãos do Blues ou do Thaíde.
Ocupe seu lugar natural na banda. Se alguém tem maior facilidade em administrar o pessoal, crises, contatos e fala bem com as casas de show, ele pode muito bem ser o líder e isso não vai te fazer ser menos artista que ele. Na verdade, vai lhe sobrar muito mais tempo para se aperfeiçoar.

Limite Criativo
Motivo de grandes problemas em bandas que estão começando a despontar. Um guitarrista não é tão bom quanto o outro. O baixista não "conversa" com o tecladista. O camarada do pandeiro não segue o tempo direito. Todos temos limites e se você forçar um pouco pode ser saudável, se for demais você quebra. Quando se toca com outras pessoas é preciso saber que ela tem a escola dela e é de lá que ela vai trazer tudo o que sabe. Se seu companheiro não está afinando bem o instrumento, se ainda falta o ouvido musical, sente com ele em particular, mostre como se faz. Auxilie. Se alguém não consegue "criar", não force. É melhor não fazer algo do que fazer ruim. Lembre que a criação não é apenas colocar um solo novo, um arranjo... mas também a alma da música. Todos já ouvimos uma canção onde parece que está faltando alguma coisa. Não é acorde, é alma. Muitas pessoas são artistas fantásticos mas não conseguem expressar sua arte por medo do boicote dos companheiros. Quem precisa dizer se o som é bom ou não é o público. Ele é seu termômetro. Se seu baixo está desafinado mas o público gosta, então qual o problema? Se sua letra é daquelas piegas de rir no youtube mas o público gosta...? Respeitar o limite criativo do outro é ter certeza de que um dia irão respeitar o seu também. Sobre "se o público gosta" devo dizer que foi exatamente o que quis dizer. Se você já ouviu Nirvana deve ter percebido que a guitarra está sempre (des)afinada em meio tom. Já ouviu o Jorge Ben Jor? Prestou atenção no violão? Está tudo afinadinho ali? Bill Withers...?

Não seja um babaca
Uma dica final e bem bacana é: Não seja um babaca. Aproveite a música, se divirta, grite, chore, cante e tenha a certeza de uma coisa quando se fala em música: Geralmente quando você acha que os outros são ruins é porque o ruim da história é você e talvez esteja na hora de rever seus conceitos.

 

R$ 50 / h
Victor F.
Jundiaí / SP
Victor F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Graduação: Jornalismo (Universidade de São Paulo (USP))
Aulas de Filosofia, Word
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil