STRESS IN TWO-SYLLABLE WORDS
em 22 de Abril de 2018
Em 1880 um grupo de professores de francês criou a denominada Associação Fonética Internacional. Eles queriam umamaneira de transctrever sons de fala que pudessem ser usados para qualquer idioma, originando na publicação do promeiro Alfabeto Fonético Internacional (IPA).
Precisamos ter em mente a diferença entre a linguagem escrita e a linguagem falada, assim como é importante ter claro a diferença entre letras e sons - como escrevemos palavras e como as dizemos. por exemplo: no inglês temos apenas cinco letras de vogais ( a, e, i, o, u ), mas cerca de 20 sons ou grupos de vogais diferentes. Consoantes são um pouco diferentes, em que temos 21 consoantes e cerca de 25 sons ou grupos de consoantes ( podendo variar ligeiramente dependente do país). Quando recorremos ao uso de um dicionário podemos verificar o uso de símbolos fonéticos em vez de letras, então uma palavra como cheese é apresentada na sua forma fonética como /t∫i:Z/ composta pela três fonemas /t∫/, /i/ e /Z/). O uso da transcrição baseada no IPA contribui para mostrar algumas das diferenças sutis entre diferentes variedades, como exemplo no caso da vogal americana em vote /VO∪t/ / que é ligeiramente diferente do equivalente britânico /v∂∪t/ ou da vocal em hot / stop/ opposite que em americano tem o som totalmente diferente hot / hα:t/ stop /stα:p/ opposite /α:p∂z∂t/.
Em inglês nas palavras formadas por duas ou mais sílabas, pelo menos uma sílaba é pronunciada com uma menor intensidaade em relação à outra. A pronunciada com menor intensidadde é precedida por /'/, e a de menor intensidade por /, / na palavra paracetamol que que na sua forma fonética se escreve /,pær∂'Si:t∂mol/ tem como maior intensidade ('Si) e (‚pær∂) a seguinte , sendo (t∂mol) a de menor intensidade.
Podemos entao verificar, que as 26 letras do alfabeto inglês devem ser usadas para representar um número muito maior de sons. E que sons e letras nem sempre correspondem perfeitamente.
See you
Zaqueu Machado