O princípio de incerteza de Heisenberg
em 10 de Abril de 2020
Olá galera, tudo bem?
Vocês conhecem aqueles sistemas matemáticos entediantes, os quais você precisa gastar um tempão para resolvê-los? E se eu dissese para vocês que há uma maneira rápida e eficaz de solucioná-los? Vamos trabalhar com um exemplo e o seu passo a passo para você aprender como funciona e conseguir resolver qualquer sistema de hoje em diante.
Exemplo: Resolva o sistema descrito.
Bom, existe uma fórmula (1) muito simples dentro da álgebra linear que pode ser usada para a resolução de qualquer sistema, vejamos:
Mas, o que essa fórmula quer nos dizer? Ela nos diz que o vetor x, neste caso os valores de x e y, podem ser encontrados ao multiplicarmos a matriz inversa do sistema pelo vetor b, que neste caso é os valores -4 e -33. Vamos ver o passo a passo. Primeiro, precisamos encontrar o determinante ()de A:
Fazemos isso, multiplicando 7 por 3 e subtraímos o resultado pelo multiplicação de 5 por -6, assim:
( O resultado aqui é 51 e não 41)
Agora precisamos encontrar a matriz inversa de A, usando a seguinte expressão (2):
Sabemos que o valor de a=7, b=5, c=-6 e d=3 e que é o determinante de A, assim:
(A divisão é por 51 e não por 41)
Agora, só precisamos jogar essas informações na nossa fórmula (1), multuplicar as duas matrizes e acharemos o valor de x e y:
Logo,
e .
Parece um pouco trabalhoso no começo, mas na realidade, é uma maneira muito rápida e sem erros de encontrar qualquer sistema. Se tivéssemos um sistema com variáveis x, y e z, o processo seria o mesmo, mas ao invés de uma matriz 2x2, teríamos uma matriz 3x3.
Espero que tenham gostado! Até uma próxima.
Dá uma revisada no resultado do determinante.
Troquei o 4 pelo 5 na hora de passar para o computador, obrigado pela observação!
Artigo muito bom! Vou usar esse método de agora em diante : )