Uma breve nota sobre os métodos nas ciências sociais.

Ciência Política

Por que é importante estudar métodos nas ciências sociais?

Durante alguns anos, ministrei um curso introdutório para alunos de ciência política do primeiro ano. Logo na primeira aula, eu surpreendia os recém-saídos do ensino médio com o fato de que a ciência política não é uma ciência humana, mas sim uma ciência social. Por isso, aqueles que planejam se desenvolver seriamente nessa profissão precisam ter um bom conhecimento de matemática, já que o conhecimento apenas de métodos qualitativos na ciência política moderna não é suficiente para a atividade profissional. Ao se candidatarem, a maioria dos vestibulandos nem sequer imaginava que os cientistas políticos deveriam dominar ferramentas como, por exemplo, regressão logística, estatística bayesiana ou teoria dos grafos.

Lembro-me de que a maioria dos alunos ficava sempre muito surpresa. Embora, para ser justo, devo observar que também havia aqueles que recebiam a informação de forma positiva. Mas todos tinham algo em comum: essa era uma verdadeira novidade para os estudantes que, até o dia anterior, eram candidatos e, aparentemente, deveriam ter estudado as especificidades da sua futura profissão.

Onde quero chegar? O ponto é que a ciência política é julgada com base naqueles que aparecem em vários estúdios de televisão como especialistas. Por isso, as pessoas pensam que a ciência política é apenas "bater um papo sobre política".

É por isso que, no meu trabalho de professor, eu sempre enfatizo que as ciências sociais devem ser estudadas através da lente dos métodos utilizados na pesquisa. Isso é ainda mais importante, pois todos os métodos das ciências sociais são muito bem aplicados também fora da academia: nos negócios, na consultoria, na política e no ativismo social.

Encontre o professor particular perfeito

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares