É comum socialistas se depararem com frases como essa do título. Acrescentando ainda ao repertório podemos citar provocações como por exemplo "se você é socialista porque não começa partilhando sua casa ,vendendo seu carro, dando seu dinheiro para os outros' e etc. Em situações mais contundentes já até sugerem que vá morar com os índios e até questionam se não seria uma contradição se aproveitar do sistema capitalista para ganhar dinheiro trabalhando e tendo opinião desfavorável ao mesmo sistema, pois sendo socialista.
As pessoas que idealizam ou pensam dessa forma poderiam conhecer mais do socialismo e ter maior consciência de classe.
Cabe lembrar aqui que o celular, a internet , e o micro-ondas por exemplo foram inventados e começaram a se desenvolver em empresas e universidades públicas , através de orgaos públicos e não foram inventados pela iniciativa privada , que depois sim apoderaram-se da tecnologia, as aperfeiçoando, porém com intuito sempre de obter lucro e promovendo a conhecida obsolescencia programada e consumismo.
O aperfeiçoamento e melhoria de dispositivos tecnologicos , caminha rumo ao lucro e a incentivar o consumismo e não é orientado à utilidade social e ao bem comum.
O socialismo não preconiza que devo dividir minha casa mas sim que todos devem ter uma casa e não uma pessoa ter 10 casas e a outra nenhuma. Por que alguém tem três ou quatro carros, uma minoria, e a maioria da população não tem nenhum carro? O mesmo vale para todas as esferas da vida enquanto estivermos inseridos nesse sistema capitalista. Trabalhar, estudar, obter recursos para sobreviver é a única forma que temos hoje dentro desse sistema isso não quer dizer que eu não possa ser contra ele, apontar as suas contradições, impedir as injustiças e lutar pelos que são desfavorecidos. Expor a minha opinião e não calar-se diante dessas injustiças ou de outras ideias ou provocações é necessário , mesmo que indubitavelmente Futuramente vá se pagar o preço por esse posicionamento. Também discursos do tipo, "é fácil ser socialista tendo carro ou sendo rico ou não passando necessidade".
É justamente o contrário, é muito difícil ser socialista independente de ter bens ou não, porque você é minoria e você será esculachado, combatido e irá sofrer sim muito as consequências de pensar diferente.
Muito se fala na meritocracia como um dos baluartes do capitalismo, muitas vezes até exemplos são citados como " tal pessoa não tinha nada, nasceu pobre e chegou a ser empresário" ou "conseguiu pagar universidade para os filhos', etc..
É óbvio que são exemplos muito bonitos e merecem muito respeito porém são a minoria da minoria. A grande maioria, os pobres , os excluídos já nascem em desvantagem com deficiências nutricionais, preconceito de raça e etc. Não dá para se falar em meritocracia quando alguns já começam lá na frente e a maioria começa lá atrás.