Deslize, precisão e física
Por: Alex A.
10 de Maio de 2023

Deslize, precisão e física

A fascinante relação entre o curling e os conceitos físicos no gelo

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular Reforço escolar ENEM Mecânica Física básica Concursos Ensino Superior

O curling é um esporte olímpico de inverno que envolve habilidade, estratégia e física. Os jogadores deslizam pedras de granito ao longo de uma pista de gelo, tentando posicioná-las o mais próximo possível de um alvo, conhecido como "casa". Enquanto isso, eles também podem tentar deslocar as pedras adversárias bem colocadas para obter uma vantagem estratégica.

Vários conceitos de física estão envolvidos no curling. Aqui estão alguns deles:

  1. A fricção: A superfície de gelo do curling tem uma baixa fricção, permitindo que as pedras deslizem suavemente. Os jogadores precisam entender a influência da fricção para controlar a velocidade e a trajetória da pedra, usando a quantidade certa de força ao lançá-la.

  2. A conservação do momento linear: Quando um jogador desliza e lança a pedra, ele ou ela aplica uma força inicial. Devido à conservação do momento linear, qualquer movimento inicial dado à pedra será mantido durante seu deslize pela pista de gelo. Isso significa que a direção e a velocidade inicial determinadas pelo jogador irão influenciar o movimento subsequente da pedra.

  3. A trajetória e a curvatura: Durante o deslize da pedra, os jogadores podem fazer uso de técnicas específicas para influenciar a trajetória e a curvatura da mesma. Através do movimento rotacional da pedra, conhecido como "curling", eles podem fazer com que ela desvie em direção à esquerda ou à direita, com o objetivo de alcançar a posição desejada na pista.

  4. O atrito entre as pedras: À medida que as pedras são lançadas e deslizam pela pista, o atrito entre elas pode levar a interações complexas. Os jogadores devem levar em consideração essas interações ao planejar suas jogadas estratégicas, buscando deslocar as pedras adversárias ou criar obstáculos para dificultar os lançamentos do time adversário.

Esses são apenas alguns dos conceitos de física associados ao curling. A compreensão desses princípios é essencial para os jogadores desenvolverem suas habilidades e estratégias, tornando o curling um esporte fascinante e desafiador.

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ótica Física III Física Básica
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil