O Efeito Magnus no Futebol
Por: Alex A.
11 de Maio de 2023

O Efeito Magnus no Futebol

O Gol Épico de Branco na Copa do Mundo de 1994

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular ENEM Reforço escolar Física básica Física I Ensino Superior Concursos

O Efeito Magnus é um fenômeno fascinante que ocorre quando uma bola em movimento no ar experimenta uma força de sustentação ou desvio devido à rotação imposta a ela. Essa rotação cria diferenças de velocidade nas camadas de ar ao redor da bola, resultando em uma força que desvia a trajetória da bola de forma notável.

No famoso gol do Branco na Copa do Mundo de Futebol em 1994 contra a Holanda, o Efeito Magnus desempenhou um papel crucial. O lance ocorreu durante as quartas de final do torneio, quando o Brasil enfrentou a Holanda. O jogo estava empatado em 2 a 2 e o tempo se esgotava rapidamente. Branco se preparou para cobrar uma falta distante.

Ao bater na bola com precisão e força, Branco conseguiu aplicar um efeito rotacional nela. O Efeito Magnus entrou em ação enquanto a bola estava no ar, fazendo com que ela curvasse de maneira dramática. A trajetória imprevisível da bola confundiu o goleiro holandês, que esperava um chute reto. A bola voou em curva e acabou entrando no gol, garantindo a vitória para o Brasil.

O Efeito Magnus é um fenômeno que ocorre não apenas no futebol, mas em muitos outros esportes que envolvem bolas em movimento, como o beisebol, tênis e golfe. Os jogadores habilidosos podem aproveitar esse efeito para criar chutes, lançamentos ou arremessos que surpreendam os adversários e maximizem as chances de sucesso.

No caso específico do gol do Branco, o Efeito Magnus desempenhou um papel determinante, proporcionando uma trajetória inesperada à bola e surpreendendo o goleiro. Esse gol se tornou um exemplo icônico de como a compreensão e aplicação do Efeito Magnus podem fazer a diferença em momentos cruciais no futebol.

Em suma, o Efeito Magnus é um fenômeno que permite que as bolas de futebol e outras bolas em movimento façam curvas acentuadas no ar. O gol do Branco na Copa do Mundo de 1994 contra a Holanda é um exemplo notável de como o aproveitamento desse efeito pode levar a resultados impressionantes e emocionantes no esporte.

R$ 40 / h
Alex A.
Santa Rosa / RS
Alex A.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Termologia Física para Pré-Vestibular Reforço Escolar em Física
Graduação: Licenciatura em Física (EM FASE DE CONCLUSÃO) (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professor de física para o ensino médio. Vamos estudar física!!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil