As Causas do Efeito Tesoura - Parte I
Por: Alexandre C.
02 de Novembro de 2020

As Causas do Efeito Tesoura - Parte I

O que é o Efeito Tesoura?

Administração Administração de Empresas Administração Financeira Aulas Particulares

Uma má administração do capital de giro de uma empresa pode causar efeitos nocivos, que resultam, dentre outros fatores deletérios, o chamado “efeito tesoura”, que é um conceito criado pelo professor francês Michel Fleuriet em 1978. Mas o que seria, afinal, esse “efeito tesoura”? Seria na verdade a inversão de duas funções importantes na gerência de caixa de uma empresa: enquanto a necessidade de capital de giro (NKG) aumenta, o saldo de caixa tende a ser menor. O gráfico que demonstra essa relação lembra muito uma tesoura aberta, por isso o nome.

Um crescimento desproporcional no volume de vendas com empréstimos desmedidos podem gerar esse efeito. Via de regra, aconselha-se que a empresa tenha um ciclo de vendas equivalentes aos prazos e taxas dos empréstimos, que acarretam o pagamento de despesas financeiras afetando não somente o resultado, mas também o fluxo de caixa e a liquidez da empresa. É óbvio também que reduções nas vendas são causas disso, pois os estoques se mantém altos, mantendo-se igualmente alta a NKG.

Com prejuízos sucessivos, o saldo de caixa realmente tende a ficar negativo no médio prazo. Nem sempre o aumento de vendas é algo positivo. Mas a pergunta que faremos é: um aumento de vendas decorrente de que? Da opção de contrair novos empréstimos ou utilizando o reinvestimento do lucro no próprio negócio? Pois nem sempre os efeitos da alavancagem financeira são benéficos. Lembrando quem não lembra: alavancagem financeira é o uso de recursos de terceiros, com decorrente assunção de encargos financeiros regulares que afetam o resultado, mas que podem, por outro lado, remunerar mais os capitais próprios. Isso naturalmente é um risco, contudo, também uma oportunidade, tendo a certeza que o incremento de vendas proporcionará acréscimos tais aos lucros, que possam, além de cumprir as obrigações financeiras, remunerar o capital próprio.

R$ 130 / h
Alexandre C.
Porto Alegre / RS
Alexandre C.
3,8 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Administração de Empresas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Aulas personalizadas de contabilidade, finanças, matemática financeira, pesquisa operacional, estatística e matérias afins, com foco em questões.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil