Prova Resolvida Raciocínio Lógico: Concurso BRDE
Foto de Alexandre C.
Por: Alexandre C.
03 de Novembro de 2020

Prova Resolvida Raciocínio Lógico: Concurso BRDE

Parte 1 - questões 37 a 40

Matemática Geral raciocínio lógico para concurso

A pedido, vou postar aqui breves comentários sobre as 8 questões de Raciocínio Lógico, Analítico e Quantitativo, constantes da prova aplicada para o cargo de Analista de Projetos do Concurso Público BRDE, cujas provas foram realizadas neste domingo, dia 12 de fevereiro de 2017.

Lembrando que a banca responsável pela organização do referido concurso foi a banca Fundatec. Para acessar maiores informações sobre o concurso: como edital, gabaritos, resultados, acesse aqui.

Sobre as questões que vou comentar da prova de RL (números 37 a 44), você pode acessar a prova completa nesse link aqui. Lembrando que as questões são as mesmas, tanto para a área econômico-financeira quanto para a área de engenharia.

Meus breves comentários sobre cada questão:

Na questão 37, ao resolvê-la, procure não confundir o nome dos tubos com as cores das tintas que eles contêm. Bom, eu creio que na escola, qualquer um já pegou canetinhas ou lápis de cera e misturou as cores pra ver no que dá… Pelo que eu me lembre: amarelo com azul dá verde; amarelo com vermelho dá laranja; e azul com vermelho dá roxo. Letra C.

A questão 38, como no edital não consta a matéria de geometria espacial, creio ser passível de anulação.

Na questão 39, sobre a rotação da Terra em torno do Sol, como diz o comando da questão, segundo a terceira Lei de Kepler, “o quadrado do período de revolução de um planeta em torno do Sol é proporcional ao cubo da distância média desse planeta ao Sol”. Portanto, se quintuplicarmos essa distância Terra/Sol, como no caso de Júpiter, devemos elevar 5 ao cubo, e depois tirar a raiz quadrada desse resultado ou, manualmente, o valor mais próximo disso. Na verdade, temos de calcular a raiz quadrada de 125. O valor mais próximo dessa raiz é 11: portanto vamos marcar letra E.

Na questão 40, são dados 16 pontos, formando um quadrado. Além de uma linha que passa ao redor dos 8 pontos centrais. O perímetro da linha vai ser sempre 8, independentemente da formação da linha em torno dos pontos. Ocorre que a área, muda. A área pode ser, por exemplo 3 x 1 = 3 unidades de área. Ou 2 x 2 = 4 unidades de área. Nesse sentido, sim, o valor da área pode ser menor do que o valor do comprimento do perímetro. Tornando a letra C como gabarito correto.

O problema dessa questão, que eu vejo, é que não há como comparar grandezas distintas, ou seja, comparar uma medida de comprimento com uma medida de área e dizer se ela é maior ou menor. Isso é um absurdo da Física!

Mas ok. Como ele disse no final da questão sobre comparação numérica… Podemos simular a menor distância entre os pontos como 1, 2, 3, 4… Por curiosidade, até 2, a área vai ser sempre inferior a 8 (medida da corda). A partir de 3, as medidas da área vão superar “numericamente” as medidas do comprimento da corda, tornando, TAMBÉM, a letra A correta. Então, eu poderia dizer que é uma boa questão pra tentar um recurso (para aqueles que não marcaram letra C).

No meu próximo post, aqui no PROFES, publicarei a resolução do restante da prova...

Foto de Alexandre C. Alexandre C. há 4 anos

Questão resolvida e comentada especialmente para os alunos do PROFES, aproveitem!

Alexandre C.
Alexandre C.
Porto Alegre / RS
Responde em 23 h e 46 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
3,8
nota média
4
avaliações
R$ 130
por hora
Graduação: Administração de Empresas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Matemática no GMAT, Matemática - Equações, Matemática - Probabilidade
Aulas personalizadas de contabilidade, finanças, matemática financeira, pesquisa operacional, estatística e matérias afins, com foco em questões.

Artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto