No Pain, No Gain
em 20 de Janeiro de 2017
Ao pensarmos em nossa aprendizagem do inglês, surgem algumas perguntas: Como retomar meus estudos de inglês? Que atividades devo priorizar? Como estudar em casa?
Aqui vão algumas sugestões:
Comece com seu livro didático (ou coursebook), caso tenha adotado algum. Retome a primeira unidade que você estudou no ano passado. Releia as páginas, reveja os diálogos (em silêncio, em voz alta ou ambos) e os exercícios. Explore os textos apresentados e confira se você se lembra do vocabulário apresentado à época. Faça isto com todas as unidades do material, uma a uma.
Ouça os arquivos de áudio disponíveis (aquelas atividades chamadas comumente de listening practice). Você se lembra do significado das palavras, da formação de estruturas, tempos verbais e outros aspectos? Well done! Passe para a próxima atividade e repita todo o processo com todas as unidades.
Se você não usou um livro didático, leia artigos jornalísticos curtos – no máximo três ou quatro parágrafos, por exemplo. Minha revista favorita é a The Economist: esbanjainglês elegante, oferece vocabulário desafiador e, principalmente, tem assuntos variados. Ou então, escolha outra publicação que tenha mais a ver com seu perfil ou sua área de atuação profissional – RH, games, filosofia, etc. O que vale, mesmo, é praticar.
Assista à uma série de TV ou filme no esquema com-sem-com ou sem-com. Explico: escolha um trecho de não mais que um minuto ou dois de duração; a primeira vez com legendas em inglês; reveja sem e, finalmente, repasse uma terceira vez com legendas em português. Este último passo funciona como um “tira-teima”, assegurando que você entendeu o que foi dito. As cenas, claro, irão ajudar, mas ponha foco no conteúdodo diálogo.
O segundo esquema – sem-com – segue o mesmo princípio: assista sem legendas e depois com legendas em inglês, somente. São duas sugestões que permitem variações, a seu gosto. Ambas são trabalhosas pois exigem que você assista ao mesmo trecho repetidamente. Lembre-se: este é um momento de estudo. E como digo há muitos anos: No pain, no gain. Não progredimos a não ser que coloquemos esforço.
Refiro-me, até aqui, a um trabalho de auto estudo diário. Vá devagar, sem pressa. Esse é o propósito dos 3 Rs: Revisitar, Reciclar, Repetir. Você ainda está começando o ano. Acredite: o bom estudante de idiomas sempre tem atividades a fazer.
Há várias outras dicas para você começar 2020 com seus estudos bombando, mas vamos ficar por aqui. Cada aluno tem seu timing, ritmo, capacidade de foco, etc. Medite. Reflita sobre o que funciona melhor em seu plano de estudos. Recorde-se do que funcionou ou não. Faça uma lista. Planeje. Os norteamericanos se pautam muito em listas. Hands on! And Happy 2020!
©Alexandre Monteiro 2020