HORA DE REVISAR O INLGLÊS!

'Green light' para auto-estudo em tempos de quarentena. Veja as dicas.

Inglês
HORA DE REVISAR O INLGLÊS!
Alexandre M.
em 28 de Março de 2020

Ao pensarmos em nossa aprendizagem do inglês, surgem algumas perguntas: Como retomar meus estudos de inglês? Que atividades devo priorizar? Como estudar em casa? 

 

Aqui vão algumas sugestões:

 

Comece com seu livro didático (ou coursebook), caso tenha adotado algum. Retome a primeira unidade que você estudou no ano passado. Releia as páginas, reveja os diálogos (em silêncio, em voz alta ou ambos) e os exercícios. Explore os textos apresentados e confira se você se lembra do vocabulário apresentado à época. Faça isto com todas as unidades do material, uma a uma.

 

Ouça os arquivos de áudio disponíveis (aquelas atividades chamadas comumente de listening practice). Você se lembra do significado das palavras, da formação de estruturas, tempos verbais e outros aspectos? Well done! Passe para a próxima atividade e repita todo o processo com todas as unidades.

 

Se você não usou um livro didático, leia artigos jornalísticos curtos – no máximo três ou quatro parágrafos, por exemplo. Minha revista favorita é a The Economist: esbanjainglês elegante, oferece vocabulário desafiador e, principalmente, tem assuntos variados. Ou então, escolha outra publicação que tenha mais a ver com seu perfil ou sua área de atuação profissional – RH, games, filosofia, etc. O que vale, mesmo, é praticar.

 

Assista à uma série de TV ou filme no esquema com-sem-com ou sem-com. Explico: escolha um trecho de não mais que um minuto ou dois de duração; a primeira vez com legendas em inglês; reveja sem e, finalmente, repasse uma terceira vez com legendas em português. Este último passo funciona como um “tira-teima”, assegurando que você entendeu o que foi dito. As cenas, claro, irão ajudar, mas ponha foco no conteúdodo diálogo.

 

O segundo esquema – sem-com – segue o mesmo princípio: assista sem legendas e depois com legendas em inglês, somente. São duas sugestões que permitem variações, a seu gosto. Ambas são trabalhosas pois exigem que você assista ao mesmo trecho repetidamente. Lembre-se: este é um momento de estudo. E como digo há muitos anos: No pain, no gain. Não progredimos a não ser que coloquemos esforço.

 

Refiro-me, até aqui, a um trabalho de auto estudo diário. Vá devagar, sem pressa. Esse é o propósito dos 3 Rs: Revisitar, Reciclar, Repetir. Você ainda está começando o ano. Acredite: o bom estudante de idiomas sempre tem atividades a fazer.

 

Há várias outras dicas para você começar 2020 com seus estudos bombando, mas vamos ficar por aqui. Cada aluno tem seu timing, ritmo, capacidade de foco, etc. Medite. Reflita sobre o que funciona melhor em seu plano de estudos. Recorde-se do que funcionou ou não. Faça uma lista. Planeje. Os norteamericanos se pautam muito em listas. Hands on! And Happy 2020!

 

©Alexandre Monteiro 2020

São Paulo / SP
Especialização: COTE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA)
Inglês para Todos os Níveis TOEIC CPE Cambridge Exams FCE BULATS Inglês - Entrevistas de emprego em Inglês
I HAVE BEEN A TEACHER OF ENGLISH FOR 30+ YEARS. ENJOY THIS EXPERIENCE.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 250 / aula
Conversar Whatsapp do professor Alexandre M. Whatsapp do professor Alexandre M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil