HORA DE REVISAR O INLGLÊS!
Por: Alexandre M.
28 de Março de 2020

HORA DE REVISAR O INLGLÊS!

'Green light' para auto-estudo em tempos de quarentena. Veja as dicas.

Inglês

Ao pensarmos em nossa aprendizagem do inglês, surgem algumas perguntas: Como retomar meus estudos de inglês? Que atividades devo priorizar? Como estudar em casa? 

 

Aqui vão algumas sugestões:

 

Comece com seu livro didático (ou coursebook), caso tenha adotado algum. Retome a primeira unidade que você estudou no ano passado. Releia as páginas, reveja os diálogos (em silêncio, em voz alta ou ambos) e os exercícios. Explore os textos apresentados e confira se você se lembra do vocabulário apresentado à época. Faça isto com todas as unidades do material, uma a uma.

 

Ouça os arquivos de áudio disponíveis (aquelas atividades chamadas comumente de listening practice). Você se lembra do significado das palavras, da formação de estruturas, tempos verbais e outros aspectos? Well done! Passe para a próxima atividade e repita todo o processo com todas as unidades.

 

Se você não usou um livro didático, leia artigos jornalísticos curtos – no máximo três ou quatro parágrafos, por exemplo. Minha revista favorita é a The Economist: esbanjainglês elegante, oferece vocabulário desafiador e, principalmente, tem assuntos variados. Ou então, escolha outra publicação que tenha mais a ver com seu perfil ou sua área de atuação profissional – RH, games, filosofia, etc. O que vale, mesmo, é praticar.

 

Assista à uma série de TV ou filme no esquema com-sem-com ou sem-com. Explico: escolha um trecho de não mais que um minuto ou dois de duração; a primeira vez com legendas em inglês; reveja sem e, finalmente, repasse uma terceira vez com legendas em português. Este último passo funciona como um “tira-teima”, assegurando que você entendeu o que foi dito. As cenas, claro, irão ajudar, mas ponha foco no conteúdodo diálogo.

 

O segundo esquema – sem-com – segue o mesmo princípio: assista sem legendas e depois com legendas em inglês, somente. São duas sugestões que permitem variações, a seu gosto. Ambas são trabalhosas pois exigem que você assista ao mesmo trecho repetidamente. Lembre-se: este é um momento de estudo. E como digo há muitos anos: No pain, no gain. Não progredimos a não ser que coloquemos esforço.

 

Refiro-me, até aqui, a um trabalho de auto estudo diário. Vá devagar, sem pressa. Esse é o propósito dos 3 Rs: Revisitar, Reciclar, Repetir. Você ainda está começando o ano. Acredite: o bom estudante de idiomas sempre tem atividades a fazer.

 

Há várias outras dicas para você começar 2020 com seus estudos bombando, mas vamos ficar por aqui. Cada aluno tem seu timing, ritmo, capacidade de foco, etc. Medite. Reflita sobre o que funciona melhor em seu plano de estudos. Recorde-se do que funcionou ou não. Faça uma lista. Planeje. Os norteamericanos se pautam muito em listas. Hands on! And Happy 2020!

 

©Alexandre Monteiro 2020

R$ 80 / h
Alexandre M.
São Paulo / SP
Alexandre M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Gramática da língua inglesa FCE IELTS
Especialização: COTE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA)
I have been a teacher of english for 30+ years. Enjoy this experience. Sou professor de inglês há mais de 30 anos. Aproveite esta experiência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil