No Pain, No Gain
Por: Alexandre M.
20 de Janeiro de 2017

No Pain, No Gain

Inglês Gramática Básico Avançado Pronúncia Vocabulário Online Aprendizado Aprendizagem Atividades Revisões Língua

Muitos alunos me perguntam sobre a melhor maneira para se aprender inglês de maneira eficaz. Respondo que não importa em que nível você estude: do básico ao avançado, em qualquer metodologia ou abordagem, o que realmente conta é sua disciplina e esforço.

 

A maneira como as pessoas encaram estes dois elementos para aprender um idioma lembra-me a figura do parente indesejável: ele está ali, e embora sua presença incomode – e muito – é praticamente impossível livrar-se dele.

 

Infelizmente, ainda não inventaram uma maneira mais eficaz de se aprender um idioma que não seja através de esforço. A não ser que você seja extremamente talentoso e com uma capacidade de aprendizagem extraordinária – em todos estes anos de experiência vi poucos nesta condição – você deve pegar os livros – ou outros recursos como o computador e a Internet – e trabalhar gramática, vocabulário, pronúncia, ritmo, entonação. Tudo com frequencia e assiduidade.

 

Há uma expressão em inglês, No pain, No gain, que quando traduzida literalmente significa que se não houver dor, não haverá ganho, progresso, etc. Esta “dor” tem de ser vista como disciplina, necessária em qualquer atividade em que desejamos nos tornar bons. Aprender um idioma não foge à regra: o contato freqüente com a língua, com revisões periódicas e organizadas certamente vai ajudar você a sair da estaca zero e ter a sensação real de progresso.

 

Portanto, não é só ir para a escola ou assistir à aula online e fazer as atividades propostas. Pequenas ações dentro e fora da sala de aula podem contribuir para otimizar o aprendizado, melhorar a gramática e o vocabulário e levar você a dominar o idioma mais rapidamente.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil