Enem nosso de cada ano!
em 11 de Abril de 2017
Sabemos que atualmente a economia do pais não se encontra muito favorável e percebemos isso diretamente no nosso bolso. Sendo assim com o começo de ano temos varias contas e taxas a pagar somando a isso rematricula e material escolar. Então nesses momentos de crise financeira o melhor a se fazer é economizar o possível, portanto temos os sebos como uma maneira de fazer isso sem perder a qualidade dos livros.
Vamos lá, como surgiu o sebo? De onde vem essa nomenclatura?
Parece quase uma compra clandestina de livros, rs Mas na verdade se trata de um comércio de balcão no qual você pode comprar e vender livros usados, com a liberdade de negociar diretamente com o vendedor da loja. Em relação ao termo dizem que surgiu pelo fato de antigamente utilizarem velas para a iluminação noturna e por conta disso o derretimento das velas em contato com os livros deixava os com aspecto “seboso”.
É valido ressaltar que a escola não pode proibir o aluno de utilizar livros que já foram usados, desde que não haja respostas e não seja do professor.
Dicas:
-> Veja se o livro está realmente em bom estado de uso;
-> Após a compra ou troca certifique se de que todas as respostas do livro foram bem apagadas;
-> É importante ter o cuidado de ao longo do ano manter o livro bem encapado visto que já não é novo e crianças tendem a ser descuidadas com o seu material.
-> Reutilize os livros do seu filho referente ao ano anterior, assim você pode vende los ou troca los;
-> Caso não encontre nenhum sebo próximo a você, tente entrar em contato com mães ou pais de alunos de series anteriores a do seu filho para vender os livros aproveitáveis ou de series adiantes para compra los.