Para que serve a Estatística?

Estatística
Para que serve a Estatística?
Álida Ferreira
em 05 de Janeiro de 2015

A primeira pergunta que faço aos meus alunos no primeiro dia de aula é: Para que serve a Estatística? Em que momento da sua vida profissional ter aprendido esse conteúdo, tido por muitos como "chato", vai ser útil?

Não estou aqui para dizer que sem o conhecimento de Estatística você não sobrevive, seria muita prepotência de minha parte. 

Estou aqui para dizer que aprender Estatística, aprender a "interpretar os números" fará com que muitas outras características profissionais que você tem sejam melhor exploradas. Mas como assim Álida? Explico.

Eu tive uma chefe, diretora de um grande grupo educacional, que sabia exatamente onde queria chegar com todos os trabalhos de análises de dados que me pedia para realizar. Nessa época eu trabalhava não só com a parte de analisar friamente os dados do presente mas projetar situações futuras para a empresa. Sempre que eu levava até ela o resultado do meu trabalho ela dizia: eu não sei realizar esses cálculos como você faz mas sou capaz de dizer se estão errados ou não.

E por que ela sabia isso?

Porque ela tinha conhecimento analítico. E é isso que eu tento mostrar cada vez que ensino estatística. Eu não preciso que você calcule uma reta de regressão manualmente mas preciso que você identifique claramente quando duas variáveis formarão uma reta crescente ou decrescente com base em seu conhecimento sobre o assunto abordado.

Com a quantidade de softwares hoje disponíveis qualquer pessoa está apta a realizar cálculos mas quem está pronto para interpretá-los? Esse é o foco do que eu ensino.

Óbvio que conhecer os cálculos é interessante e em alguns casos fundamental para melhor compreensão mas meu objetivo principal é entender, interpretar e depois que você tiver sido conquistado pelo entendimento voltamos ao cálculo.

Se você gosta de aprender com exemplos reais me procure. Tenho certeza que o que você considera impossível de aprender pode ser um pouco mais agradável.

Belo Horizonte / MG
Mestrado: Demografia (CEDEPLAR UFMG)
Sou graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestre em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG. Tenho experiência no ensino superior desde 2008 atuando especialmente em cursos de Engenharia. Trabalho como consultora para diversas empresas usando a Estatística como ferramenta de gestão e tomada de decisões. Tenho conhecimento de softwares estatísticos como: SPSS, MINITAB, SAS.
Estatística - Grupo, Estatística Básica 1, Estatística Básica 2, Estatística 1, Estatística 2, Estatística Aplicada, Estatística Avançada
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil