"The Profes' Guide To The Galaxy" ou "Dicas para ser um (bom
Por: Ana B.
18 de Fevereiro de 2014

"The Profes' Guide To The Galaxy" ou "Dicas para ser um (bom

História da Arte Profissional

Olá pessoal,

Como vocês estão?

Espero que não achem este post pretensioso, mas, como já tenho alguma experiência com ensino, resolvi publicar um texto com algumas dicas para aqueles que estão começando a trabalhar como professor particular. Quero voltar a esse post posteriormente e acrescentar mais itens. Aceito sugestões!

Bom, primeiramente, acho que o mais importante é: seja profissional. É até meio óbvio, mas isso é decisivo para tornar-se um bom professor particular. Você tem que encarar como se fosse um trabalho com "carteira assinada" e chefe cobrando, até mesmo porque é um trabalho. Existe um compromisso entre você e seus alunos. Depois dessa primeira observação, acho que tudo o mais é consequência. Vejam só:

Saber a matéria: Outro ponto óbvio, mas vamos um pouco além. Por exemplo: talvez você goste de Estatística e decida por dar aulas particulares dessa matéria. Mas será que você sabe mesmo Estatística? Não é porque você foi bem nas disciplinas da faculdade que você tem total domínio dos conteúdos. Talvez a ementa dos cursos que você fez não seja tão abrangente, deixando alguns conteúdos de fora. Ou talvez você não tenha dado atenção a determinados tópicos e não se sinta 100% à vontade para falar deles. É claro que ninguém sabe tudo, mas é importante ter o máximo de conhecimento possível sobre os principais assuntos da disciplina sobre a qual você pretende dar aulas. Depois é questão de se aprofundar mais e se atualizar.

Preparar as aulas: Particularmente, esse é um dos meus diferenciais. Muitos dos meus alunos elogiam minhas aulas e percebem o quanto me preparei para me apresentar a eles. Preparar o conteúdo e resolver os exercícios previamente não só te deixam mais confiante como também permitem que você já tenha de antemão várias maneiras para explicar determinado assunto. Além disso, você poderá trazer mais informações/conteúdos para complementar o que o aluno está vendo. Acreditem, faz diferença!

Roupa e aparência: Em qualquer área profissional, é importante vestir-se adequadamente à posição e atividade. Aqui cabe a cada professor definir seu estilo (mais formal ou mais despojado), mas sem perder uma imagem de credibilidade.

Pontualidade: Sempre sou pontual com meus alunos. É básico e cai na questão do profissionalismo mesmo. Muito feio deixar o aluno lá esperando, né? E vejam só que curioso: tive um aluno que quase sempre chegava atrasado. Eu, como de costume, chegava no horário combinado. Tentei até remarcar as aulas para um horário mais tarde, mas o aluno não queria e, quando chegava atrasado, pagava pelo tempo que eu havia esperado (ainda que eu insistisse para que ele não fizesse isso!).

Ser didático: Citando assim parece muito abstrato. Tentando ser um pouco mais prática, acho que trata-se de adequar suas aulas ao aluno e fazer uso de recursos variados e criativos para passar a informação e fazer com que o aluno entenda (e.g. usar "metáforas" e analogias, fazer diagramas, contar histórias, etc.).

Apoio fora das aulas: Se o seu aluno pede uma ajuda com algo simples e rápido via e-mail, acho que é bom responder assim que puder em vez de esperar a próxima aula. Não se trata de trabalhar de graça, mas de tornar a experiência do aluno tendo você como professor algo mais completo e agradável. É um investimento que não tem como retorno dinheiro imediato, mas seus alunos ficam mais felizes e procurarão você novamente.

Só para complementar, aqui no Profes existem algumas dicas para professores particulares, sobretudo guias para trazer mais visibilidade ao seu perfil, etc. É só acessar a opção "Como funciona", no rodapé da página.

Vou ampliar esse guia com outras dicas, mas, por enquanto, é isso. Espero que seja útil para vocês!

 

Até!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil