Diabetes mellitus tipo 1

Biologia Bioquímica
Diabetes mellitus tipo 1
Ana S.
em 04 de Agosto de 2021

Você já ouviu falar da diabetes? Provavelmente sim, já que é uma doença muito conhecida e temida pelas pessoas. Mas o quanto você sabe sobre o tipo 1 desta doença, suas causas e suas complicações? Vem com a gente se informar!

 

O que é a diabetes tipo 1?

Diabetes mellitus tipo 1 é uma doença metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, o que leva a uma série de complicações no organismo. Neste caso, a doença geralmente surge na infância ou na adolescência, tendo uma origem autoimune que é causada por um tipo de defeito no sistema imunológico. Diferente, né? Calma que já já explicamos melhor como isso acontece!

Além do tipo 1, existe também o tipo 2, que é causado pela obesidade e maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. O tipo 2 também é muito mais comum que o tipo 1. Mas hoje nós vamos focar no tipo 1.

 

Como é causada?

Bem, como eu já disse, ela é causada por um defeito no sistema imunológico. As células de defesa do organismo acabam, por algum motivo, atacando as células betas pancreáticas. As células betas pancreáticas são produzidas no pâncreas e  são responsáveis por produzir  e secretar o hormônio insulina. Como elas são atacadas e destruídas, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo, deixando-o em prejuízo, já que é a insulina que metaboliza a glicose para nós termos energia. Então, o que acontece sem a insulina? O corpo fica com alto teor de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Como há um alto teor de glicose no sangue de forma contínua que não é metabolizada ou é metabolizada de forma insuficiente, surge uma hiperglicemia severa, e é daí que começam a aparecer as primeiras complicações causadas pela diabetes.



Complicações no organismo

 

E quais seriam essas complicações? Bom, pessoas com diabetes mellitus tipo 1 urinam mais e sentem muita sede e fome, além de apresentarem cansaço, perda de peso e perda de massa muscular devido às alterações no metabolismo das proteínas. 

Agora vamos falar mais um pouco sobre uma das principais complicações: a cetoacidose. Nome diferente, né?

A cetoacidose é uma complicação aguda do diabetes, sendo um dos primeiros sintomas a aparecer, principalmente em crianças, a partir do momento que as células beta pancreáticas param de funcionar. Ela surge devido ao avanço acelerado daqueles sintomas que falamos antes e consiste na presença de ácidos no sangue. As células ainda precisam de energia para sobreviver, então elas passam a usar um mecanismo de emergência para obter energia. As células de gordura presentes no nosso organismo começam a se decompor e a produzir compostos denominados cetonas. As cetonas fornecem certa energia para as células, mas também tornam o sangue muito ácido. Como o sangue está muito ácido, a pessoa começa a sentir náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, principalmente em crianças (fiquem de olho, pais!). Também por causa dos ácidos no sangue, a respiração fica profunda e rápida, e o hálito da pessoa fica com um  cheiro que lembra removedor de esmalte de unha, por causa do aroma das cetonas que escapam para o ar. Louco, não é mesmo?

 

Esse tipo de diabetes também afeta vários órgãos como o coração, vasos sanguíneos, sistema nervoso, olhos e rins, e daí surgem ainda mais complicações, podendo levar até mesmo à morte da pessoa.

 

Tratamentos

E como tratamos a diabetes? A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica, ou seja, infelizmente não tem cura. O paciente precisa injetar insulina e tomar vários medicamentos durante toda a vida para conseguir controlar a doença. Mas ter uma dieta saudável, com baixo teor de carboidratos refinados (incluindo açúcar), gorduras saturadas e alimentos processados e a prática de atividades físicas fazem toda a diferença, já que eles ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

 

Ufaaaa, foram muitas informações, né? Esperamos que você tenha aprendido alguma coisa com a gente hoje. Ah, já ia me esquecendo! Lembre-se de fazer exames de rotina para evitar problemas de saúde. Todo cuidado é importante para ter uma boa qualidade de vida.

Até mais!

Goiânia / GO
Graduação: Ciências Biológicas (UFG (Universidade Federal de Goiás))
Zoologia Exercícios de Biologia Ecologia Biologia Curso Superior
Faço listas e atividades de ciências biológicas e de inglês.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ana S. Whatsapp do professor Ana S. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil