Diabetes mellitus tipo 1
Por: Ana S.
04 de Agosto de 2021

Diabetes mellitus tipo 1

Biologia Bioquímica

Você já ouviu falar da diabetes? Provavelmente sim, já que é uma doença muito conhecida e temida pelas pessoas. Mas o quanto você sabe sobre o tipo 1 desta doença, suas causas e suas complicações? Vem com a gente se informar!

 

O que é a diabetes tipo 1?

Diabetes mellitus tipo 1 é uma doença metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, o que leva a uma série de complicações no organismo. Neste caso, a doença geralmente surge na infância ou na adolescência, tendo uma origem autoimune que é causada por um tipo de defeito no sistema imunológico. Diferente, né? Calma que já já explicamos melhor como isso acontece!

Além do tipo 1, existe também o tipo 2, que é causado pela obesidade e maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. O tipo 2 também é muito mais comum que o tipo 1. Mas hoje nós vamos focar no tipo 1.

 

Como é causada?

Bem, como eu já disse, ela é causada por um defeito no sistema imunológico. As células de defesa do organismo acabam, por algum motivo, atacando as células betas pancreáticas. As células betas pancreáticas são produzidas no pâncreas e  são responsáveis por produzir  e secretar o hormônio insulina. Como elas são atacadas e destruídas, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo, deixando-o em prejuízo, já que é a insulina que metaboliza a glicose para nós termos energia. Então, o que acontece sem a insulina? O corpo fica com alto teor de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Como há um alto teor de glicose no sangue de forma contínua que não é metabolizada ou é metabolizada de forma insuficiente, surge uma hiperglicemia severa, e é daí que começam a aparecer as primeiras complicações causadas pela diabetes.



Complicações no organismo

 

E quais seriam essas complicações? Bom, pessoas com diabetes mellitus tipo 1 urinam mais e sentem muita sede e fome, além de apresentarem cansaço, perda de peso e perda de massa muscular devido às alterações no metabolismo das proteínas. 

Agora vamos falar mais um pouco sobre uma das principais complicações: a cetoacidose. Nome diferente, né?

A cetoacidose é uma complicação aguda do diabetes, sendo um dos primeiros sintomas a aparecer, principalmente em crianças, a partir do momento que as células beta pancreáticas param de funcionar. Ela surge devido ao avanço acelerado daqueles sintomas que falamos antes e consiste na presença de ácidos no sangue. As células ainda precisam de energia para sobreviver, então elas passam a usar um mecanismo de emergência para obter energia. As células de gordura presentes no nosso organismo começam a se decompor e a produzir compostos denominados cetonas. As cetonas fornecem certa energia para as células, mas também tornam o sangue muito ácido. Como o sangue está muito ácido, a pessoa começa a sentir náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, principalmente em crianças (fiquem de olho, pais!). Também por causa dos ácidos no sangue, a respiração fica profunda e rápida, e o hálito da pessoa fica com um  cheiro que lembra removedor de esmalte de unha, por causa do aroma das cetonas que escapam para o ar. Louco, não é mesmo?

 

Esse tipo de diabetes também afeta vários órgãos como o coração, vasos sanguíneos, sistema nervoso, olhos e rins, e daí surgem ainda mais complicações, podendo levar até mesmo à morte da pessoa.

 

Tratamentos

E como tratamos a diabetes? A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica, ou seja, infelizmente não tem cura. O paciente precisa injetar insulina e tomar vários medicamentos durante toda a vida para conseguir controlar a doença. Mas ter uma dieta saudável, com baixo teor de carboidratos refinados (incluindo açúcar), gorduras saturadas e alimentos processados e a prática de atividades físicas fazem toda a diferença, já que eles ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

 

Ufaaaa, foram muitas informações, né? Esperamos que você tenha aprendido alguma coisa com a gente hoje. Ah, já ia me esquecendo! Lembre-se de fazer exames de rotina para evitar problemas de saúde. Todo cuidado é importante para ter uma boa qualidade de vida.

Até mais!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil