Precisão vocabular e linguagem referencial
Por: Ana P.
15 de Janeiro de 2019

Precisão vocabular e linguagem referencial

O dicionário não é o pai dos burros, é o brother dos inteligentes

Redação Vestibular Correção de redação Como fazer uma boa redação Redação nota 1000 Redação para vestibular redação FUVEST Redação UNICAMP redação concurso Redação científica Pesquisa e Redação Científica aula particular de redação precisão vocabular linguagem referencial dicionário

 

Olá!

Pra quem foge do dicionário porque pensa que ele é um tédio mortal, aí vai uma revelação bombástica: ele mata, sim! Mas só se cair na sua cabeça. Afinal, é um livro bem grande...

Mas usar um dicionário pode esclarecer dúvidas e nos salvar de passar aquele constrangimento básico que dá quando não sabemos o que escrevemos. 
Se você não tem um dicionário pra chamar de seu, acesse bons sites na internet, vá a uma biblioteca, empreste de alguém quando precisar (mas devolva depois, que donos de livros são ciumentos). Só não vale deixar de se certificar sobre as palavras que anda usando. Você ficaria chocado(a) ao descobrir que muitos palavrões não eram palavrões quando surgiram. Aliás, se vai xingar alguém, pelo menos use um impropério que caiba na situação, rs.

É por isso que o dicionário está longe de ser o pai dos burros. Na verdade, quem o usa age com inteligência, pois sabe que não se pode saber de tudo sempre.

Tanto na sua redação do vestibular, quanto em concursos e em textos científicos, você precisa usar a linguagem referencial, que tem como característica o foco no objeto/assunto sobre o qual ela vai falar. isso significa que, no seu texto, você deve ser objetivo e claro em suas colocações, evitando o uso de linguagem figurada, metáforas e abordagem poética. Nesses casos, a precisão vocabular é importantíssima e está entre os critérios de avaliação de praticamente todas as bancas.

A boa notícia é que eu posso te ajudar nisso! Convido você a dar uma olhada no meu perfil e enviar uma mensagem, para sabermos como posso te ajudar.

 

Beijo da Ana!

R$ 100 / h
Ana P.
São Paulo / SP
Ana P.
5,0 (48 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 225 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação - Revisão de Trabalhos Acadêmicos Redação - Estratégias de Introdução da dissertação Treinamento de Redação
Graduação: Letras (Universidade de São Paulo (USP))
Eu ajudo vestibulandos do Brasil todo a passar no vestibular por meio das minhas aulas de redação particulares online.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil