Como escrever sobre uma temática desconhecida?
Por: Ana S.
05 de Fevereiro de 2021

Como escrever sobre uma temática desconhecida?

Redação Como fazer uma boa redação Redação Assuntos que mais caíram no ENEM Ensino Médio Ajuda Correção de redação

Como desenvolver o tema proposto na redação quando não dominamos o assunto?

  O momento da redação em avaliações sempre um provoca tensão. Sabemos que, da estrutura ao tema, há diversos aspectos que devemos considerar para alcançarmos a nota desejada. Mas o que fazer se, ao lermos a proposta temática, percebemos que não sabemos nada sobre o assunto? Pensando nisso, preparei algumas dicas úteis para esse tipo de situação.

  Esteja atento às atualidades

  As redações, frequentemente, trazem assuntos que estão em voga. Por isso, assistir à telejornais, ler revistas e consultar sites de notícias são atitudes que te ajudam a estar por dentro dos assuntos mais comentados do momento. Inclusive, sites de notícias trazem em sua página inicial um bom apanhado de tudo de mais importante que está acontecendo no mundo, só cuide de ficar atento quanto à veracidade e à integridade de tais sites. Tome cuidado com as fake news!

Os temas são elaborados para você

Em provas como a do ENEM, as organizadoras têm em mente qual é o público que realizará a avaliação, por isso, dificilmente é selecionado um conteúdo extremamente específico. Sendo assim, procure pesquisar quais temáticas estão vinculadas ao universo da faixa etária da maioria dos candidatos. Em caso de concursos públicos, analise quais são os assuntos relevantes para a função e ao órgão específicos relacionados ao cargo que vai concorrer.

Procure estudar os temas de forma ampla

Tenha em mente que as produções textuais desses tipos de provas são pensadas para que o candidato consiga expor seu ponto de vista sobre algo a partir de um processo de argumentação coerente. Por isso, não há apenas uma “resposta certa”, o que permite ao redator escolher qual caminho seguirá em seu texto. Portanto, é essencial que você se preocupe em ter uma visão geral sobre o assunto, uma vez que ela te servirá como base para desenvolver seus argumentos específicos. Por exemplo, ao invés de estudar sobre a falta de equipamentos nos hospitais públicos, pesquise sobre a condição atual da saúde pública, pois se o tema for a falta de equipamentos ou o descaso de profissionais na área da saúde, você terá um ponto de partida para construir sua argumentação.

Desmembre o tema da proposta

Geralmente a frase que traz o tema da redação é mais longa, com várias informações fundamentais dentro dela. Quebre a frase em partes para compreender o assunto em profundidade e conseguir separar as "palavras-chave". Sua redação deve ser sempre centrada no tema essencial, primário, e não nas observações secundárias.

Selecione o campo geral do assunto

Os temas de redação são uma espécie de fatia de um assunto geral, mais amplo, por isso, leia a temática proposta com atenção e tente vincular a que campo de estudo ela pertence:

  • Ao campo da saúde?
  • Da educação?
  • Da violência?
  • Da mobilidade urbana?
  • Da publicidade?
  • Da tecnologia?
  • Da acessibilidade?
  • Da religião?

  Observe atentamente os textos motivadores

Ainda que você realmente não saiba nada sobre o tema, os textos motivadores estão lá para te fornecer algumas informações básicas sobre o assunto. Ao lê-los, identifique as seguintes referências:

  • Qual o assunto principal de cada um deles?
  • Eles tratam de uma situação global ou específica de algum país, estado ou cidade?
  • Qual a data do texto?
  • Qual a posição do autor frente ao assunto?
  • Há dados estatísticos no texto?

Se sim, o que se pode concluir a partir de tais dados estatísticos?

De qual fonte os textos foram retirados?

Todas essas respostas serão fundamentais para que você compreenda o assunto, mesmo sem conhecê-lo previamente.

Identifique o gênero textual dos textos motivadores

Qual gênero (ou quais gêneros) foi (foram) escolhido (s) enquanto textos motivadores?

  • Notícias?
  • Infográficos?
  • Narração?
  • HQs?

Após identificar o tipo de texto, pense:

  • Por que esse (s) gênero (s) foi (foram) o (s) selecionado (s)?
  • Como esse tipo de texto ajuda na compreensão do assunto?

Fique atento às citações dos textos motivadores

  Algum teórico ou pensador foi citado ao longo dos textos motivadores? Se sim, algo que acontece com extrema frequência, reconheça qual a opinião principal do teórico frente ao assunto e como a pessoa está relacionada ao tema. Caso você conheça algo sobre o teórico ou pensador, tente se perguntar: por que essa pessoa foi a escolhida como referência desse assunto?

Identifique os prós e os contra

Os textos de caráter motivacional normalmente trazem visões opostas: uma a favor e outra contra o problema central contido no tema da redação. Ao fazer a leitura, reconheça qual é o principal ponto a favor e qual é o principal ponto contra. Após, analise com qual você mais se identificou e por que. Usando essa técnica, você consegue ter mais clareza sobre sua visão pessoal a respeito da temática.

Identifique o problema 

  Após realizar uma leitura atenta do tema e dos textos motivadores e ter levantado todas as informações fundamentais, considere:

  • Qual é o problema central relacionado a esse assunto?

A identificação do problema principal pode te auxiliar a construir sua introdução.

Questione a problemática do tema

Depois de encontrar qual é o problema central, reflita:

  • Por que isso é um problema?
  • Quais são as origens do problema?
  • Por que esse problema ainda não foi resolvido?
  • Quais malefícios o problema traz para a sociedade?

As respostas encontradas no processo de reflexão podem te ajudar a compor seu desenvolvimento.

Encontre e proponha soluções

Pense:

  • Como esse problema poderia ser resolvido?
  • Como a escola, a população e o Estado podem ajudar na solução da questão (uma vez que boas conclusões sempre trazem ações nessas três esferas)?

Acrescente as soluções encontradas na conclusão.

Consulte sua memória

  Isso mesmo! Questione-se: o que esse tema me traz à memória? No que ele me faz pensar? É muito possível que você se lembre de um referencial histórico sobre o assunto, de um acontecimento de grande importância, de um livro, de uma música. Caso esteja plenamente certo sobre sua lembrança, incluí-la no texto pode ser uma boa alternativa.

Leia a proposta de redação no início da prova

  Ao pegar a prova em mãos, leia de imediato a proposta de redação e reserve não mais de cinco minutos para pensar sobre ela. Após, responda as outras questões e perceba se não há no enunciado delas algum dado ou informação que possa ser relevante para a redação. Acredite, isso acontece com certa frequência.

  No mais, ter uma rotina de escrita e de leitura nos meses que antecedem os testes é um recurso que te ajudará muito no desenvolvimento de qualquer tema, afinal sua mente já terá absorvido todo o processo de construção de uma boa produção textual. Não conte apenas com a sorte, conte com o conhecimento também.

R$ 65 / h
Ana S.
São João de Meriti / RJ
Ana S.
2,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Como fazer uma Boa Redação Redação - Aulas Particulares Aulas de Reforço em Redação
Graduação: Licenciatura em Letras português e literatura (Universidade Estácio de Sá)
Professor particular( português, literatura, curso de redação, reforço escolar, português para concursos públicos, e mais)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil