Dica de Redação
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Por: Ana S.
31 de Janeiro de 2021

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Critérios de avaliação

Letras Aprenda fazer redação Dicas para uma boa redação Geral Dicas Manual da redação Aprender fazer redação Concurso

 

   A produção de textos dissertativos é requisitada em quase todas as provas de concursos para carreiras públicas e militares bem como em exames de grande importância como ENEM e ENADE. Ter um bom desempenho na redação proporciona ao candidato um bom posicionamento nesses exames, visto que a redação tem grande peso na somatória final dos pontos. Em contrapartida, não possuir habilidades necessárias para construir um bom texto dissertativo pode levar o candidato até mesmo a zerar a prova, como se dá no caso do ENEM quando o candidato tem um desempenho muito ruim na redação.

   Seguindo essa perspectiva, os candidato que pretende se sair bem na prova de redação, estuda e treina com afinco a fim de aprimorar as habilidades na escrita.

Sim , você está no caminho certo!

     Entretanto, não basta saber como acertar na prova mas, também é de suma importância saber como não errar. Para isso, conhecer os critérios básicos de correção de uma redação dá ao candidato grande vantagem em relação aos outros.

Confira agora quais são os CRITÉRIOS BÁSICOS DE CORREÇÃO PARA REDAÇÕES.

 

Vale ressaltar trata-se de critérios gerais, aplicados em qualquer correção de redação. Para que o aluno tenha ainda mais conhecimentos sobre como sua prova será corrigida, deve atentar para os critérios específicos exigidos pela banca corretora.

Critérios de Correção da Redação para Concursos Públicos

 

  • Conteúdo

Observa-se se há apresentação marcada do recorte temático, o qual deve nortear o desenvolvimento do texto; se o recorte está contextualizado no texto, por exemplo: quando a proposta propuser uma situação hipotética, ela deve estar diluída em seu texto.

→ Lembre-se: a proposta não faz parte de seu texto, ou seja, sua produção não pode depender da proposta para ter sentido claro e objetivo. Em outras palavras: se há algum texto ou uma coletânea de textos, eles têm caráter apenas moti- vador (isso apenas será considerado na sua redação se a proposta fizer essa exigência). Portanto, não faça cópias de trechos dos textos, tampouco pense que o tema da redação é o assunto desses textos. É preciso verificar o recorte temático, o qual fica evidente no corpo da proposta.

  • Gênero

Verifica-se se a produção textual está adequada à modalidade redacional, ou seja, se o texto expressa o domínio da linguagem do gênero: narrar, relatar, argumentar, expor, descrever ações, etc...Os concursos públicos, quase em sua totalidade, têm como gênero textual a dissertação argumentativa ou o texto expositivo-argumentativo. Desse modo, a banca avalia a objetividade e o posicionamento frente ao tema, a articulação dos argumentos, a consistência e a coerência da argumentação. Isso significa que há uma valorização quanto do conteúdo do texto: a opinião, a justificativa dessa opinião e a seletividade de informações sobre o tema.

  • Coerência

Avalia-se se há atendimento total do comando, com informações novas que evidenciam conhe- cimento de mundo e que atestam excelente articulação entre os aspectos exigidos pela proposta, o recorte temático e o gênero textual requisitado. Ou seja, é preciso trazer informações ao texto que não estão disponíveis na proposta. Além disso, é essencial garantir a progressão textual, quer dizer que seu texto precisa ter uma evolução e não pode trazer a mesma informação em todos os parágrafos.

  • Coesão e Gramática

Percebe-se se há erros gramaticais; se os períodos estão bem organizados e articulados, com uso de vocabulário e conectivos adequados; e se os parágrafos estão divididos de modo consciente, a fim de garantir a progressão textual.

Para exmplificar, vejamos os critérios de correção usados pela banca CESPE/UnB 

CESPE/UnB – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos

A banca Cespe divide a correção da redação em dois aspectos: macroestruturais e microestruturais. Os primeiros se referem à parte de conteúdo; os últimos fazem referência à parte gramatical.

Aspectos Macroestruturais

˃ Apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideais em texto estruturado);

˃ Introdução adequada ao tema/posicionamento;

˃ Desenvolvimento;

˃ Fechamento do texto de forma coerente;

˃ Desenvolvimento do tema /Tópicos da proposta;

˃ Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos;

˃ Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento;

˃ Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à sequência lógica do pensamento;

 

Aspectos Microestruturais

˃ Ortografia

˃ Grafia

˃ Acentuação

˃ Morfossintaxe

˃ Pontuação

˃ Construção do período

˃ Emprego de conectores

˃ Concordância nominal

˃ Concordância verbal

˃ Regência nominal

˃ Regência verbal

˃ Propriedade vocabular

˃ Repetição de palavras

˃ Omissão vocabular

Erros na  comuns nas Dissertações

Existem alguns erros que causam muitos problemas aos textos dissertativos. São erros que podem e devem ser evitados para que um texto se configure em conteúdo adequado para a apre- sentação em um concurso. Muitos são problemas relacionados à oralidade ou vícios na escrita que podem ser resolvidos quando dedicamos mais atenção à construção escrita.

Fuga

A fuga ao tema é o primeiro erro que merece ser mencionado, pois esse tipo de desvio provoca a eli- minação de um candidato. Fugir ao tema é erro grave mencionado, inclusive, em editais pelas bancas organizadoras das provas. É possível também que ocorra uma fuga parcial do tema, o que promove certa aproximação da temática, mas essa não é suficiente para alcançar a pontuação necessária.

Linguagem

Trata-se de um texto dissertativo, portanto será preciso utilizar a norma culta da língua. Isso quer dizer que o uso de estrangeirismos ou gírias é condenável e não deve configurar a apresentação de um texto dissertativo. Vale lembrar que os exageros também são condenáveis, isso quer dizer que o uso de termos rebuscados ou arcaicos são igualmente prejudiciais ao bom andamento do texto. A linguagem deve ser simples, objetiva e concisa, nem a mais, nem a menos.

Argumento Forçado

Trata-se de uma escolha inadequada do candidato de argumentos que não dialogam com o assunto e que acabam sendo forçados no texto como base para justificar o posicionamento do autor e não são capazes de convencer a banca.

Conclusão Deslocada

É uma conclusão que não está harmoniosa com o restante do texto, como se o candidato quisesse se “livrar” da redação e a terminasse de qualquer maneira. Assim, ele não recupera a temática e nem apresenta reflexão adequada sobre o assunto. Generalização As generalizações são geralmente utilizadas por candidatos que pouco sabem do assunto da redação. São construções que ficam vagas, pouco aprofundadas e que não servem como justificativas adequadas para um posicionamento crítico do candidato.

Senso Comum

Muitos candidatos fazem uso de chavões ou expressões de senso comum, como: as crianças são o futuro do país, a esperança é a última que morre, faça chuva ou faça sol. São expressões desse tipo que comprometem a argumentação e que acabam por tirar a credibilidade do que está sendo apresentado.

Desarticulação

Alguns candidatos acabam apresentando trechos desarticulados, como um amontoado de palavras que não se organizam numa sequência lógica. É comum, também, que existam períodos soltos, ideias não conectadas ou ideias incompletas. Essas ideias incompletas são orações que não apresentam continuidade.

Parágrafos Muito Longos

Um problema comum é o uso de períodos únicos nos parágrafos ou períodos muito longos, ainda que exista mais de um no parágrafo. As ideias precisam estar organizadas de modo a facilitar a compreensão da banca. Assim, é preciso fechar uma ideia, pontuar, acrescentar um conectivo e dar continuidade ao raciocínio, não é preciso colocar uma ideia atrás da outra.

Deslocamentos

Existem candidatos que buscam inverter a ordem das orações para transmitir um tom de polidez para o texto. Isso não é um problema quando não ocorre dificuldade para a compreensão da banca. Ocorre que muitas pessoas fazem essa inversão sem a mínima noção do que estão fazendo. O texto se torna confuso e prejudica que a ideia central seja coerente.

Queísmo

O uso repetido do QUE pode deixar o texto “atravancado”, esse tipo de construção prejudica a coerência e torna a escrita repleta de repetições

Por exemplo: A sociedade que busca que o país que esteja conivente com a corrupção seja abastado, será uma sociedade que carregará marcas que prejudicarão o seu futuro.

Emotividade Algumas vezes o candidato se identifica fortemente com o tema e acaba por expressar seus sen- timentos na redação. Será preciso manter certa neutralidade para que o sentimentalismo não ultra- passe as fronteiras da escrita, afinal, o texto não pode estar carregado de bagagem dramática.

Religiosidade

Fazer uso de algo que tem cunho religioso para justificar um posicionamento é condenável. A religião tem como base a fé e essa não pode ser comprovada, analisada ou observada. Assim, religião não pode ser justificativa para o autor do texto.

Agora é só absorver os conceitos, treinar muito e sempre!

Boa Sorte!

 

Ana S.
Ana S.
São João de Meriti / RJ
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Graduação: Licenciatura em Letras português e literatura (Universidade Estácio de Sá)
Letras - Ensino Fundamental, Letras - Vestibular, Letras - Gramática
Professor particular( português, literatura, curso de redação, reforço escolar, português para concursos públicos, e mais)

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