Volta às aulas
Por: Ana S.
02 de Janeiro de 2021

Volta às aulas

O novo normal

Pedagogia Gestão Educacional Ensino Fundamental Educação Infantil Aprendizado Crianças Alfabenização De Crianças Ensino Médio Ensino Fundamental 1 Projetos Apoio Pedagógico Psicopedagogia Professor Projetos Em Sala De Aula

O momento da volta às aulas é sempre cheio de muitas espectativas, tanto da parte do alunos quanto da parte dos profissionais da educação.

Os alunos pensando em quem serão seus novos professores e colegas de classe, a equipe pedagógica se reunindo para elaborar projetos educacionais e pô-los em prática. Esse é o normal  do início do ano letivo nas escolas. 

Mas, 2021 será lembrado como o inicio de um novo normal.

O papel das escolas é fundamental para a sociedade nesse novo normal, ajudando os alunos a tomarem decisões e adotando comportamentos positivos para proteger a sí e aos seus entes queridos contra doenças como a causada pelo novo coronavírus.

Os protocolos do Ministério da saúde exigem medidas preventivas que devem ser adotadas pelas escolas como o espaçamento, o uso do refeitório , quantidade de alunos por turma etc...

A importância de se adequar a essa nova era da história da humanidade está ligada a preservação da nossa espécie, é uma questão de sobrevivência. 

O tema pode ser abordado em sala de aula adequadamente de forma interdisciplinar por cada uma das disciplinas.

O professor de português, por exemplo, pode trabalhar com produção ou interpretação de textos tendo como tema os assuntos:

* COMO SE ADAPTAR AO NOVO NORMAL ;

* QUAIS SÃO AS MEDIDAS QUE EVITAM O CONTÁGIO NO CASO PANDEMIAS

Já os professores de ciencias ou biologia podem abordar a quastão pelo lado biológico.

Os de geografia podem falar cobre quais regiões foram mais ou menos afetadas, se o fator está ou não relacionado ao clima etc...

A disciplina, história, pode falar sobre pandemias anteriores à esta que levaram a milhares de mortes como a peste bubônica, ebola etc...

Não vão faltar ideias para que os professores e a escola, de uma forma geral, possa absorver algo constutivo dessa trágica fase que vivênciamos.

É importante lembrar que é tudo novo pra todo mundo: alunos, escola e pais. Caberá a cada um cumprir sua parte e se esforçar para se adequar ao "novo normal."

Desejo que tenhamos boa sorte.

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ 65 / h
Ana S.
São João de Meriti / RJ
Ana S.
2,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Licenciatura em Letras português e literatura (Universidade Estácio de Sá)
Professor particular( português, literatura, curso de redação, reforço escolar, português para concursos públicos, e mais)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil