Arte Canadense
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Arte Canadense

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Vestibular Pré-Vestibular História da Arte
Arte Canadense
A arte canadense se alinhou a arte europeia, que se iniciou no século XVII e ganhou impulso no século XIX e foi influenciada pela pintura inglesa e francesa.
A colonização pela França em 1665 - 1759
As referências visuais começou a aparecer em vinhetas e mapas europeus do século XVI que tentavam traçar os limites do território. É igual aqui no Brasil depois de um certo período que veio alguns artistas aqui pintar as paisagens e o território. Existem muitas pinturas de mapas que é típico para se saber a localização de certos territórios e para definir os limites do território. Muitas vezes os europeus achavam que existiam povos estranhos ou monstros em outros territórios antes do período das grandes navegações. Pense você comigo, é muito comum hoje em dia a gente achar que existem alienígenas em outros planetas e para o ser humano não foi diferente naquela época onde eles achavam que existiam outros tipos de seres humanos ou monstros. É daí que começa a surgir lendas como os pé grandes nos EUA e Canadá. Em meado do século XVII já havia algumas colônias na Nova França, com o centro em Quebec. A igreja católica importava pinturas e gravuras da França para catequizar os indígenas e foi o que aconteceu no Brasil também e que alguns indígenas até viraram artistas. Um dos primeiros pintores do Canadá foi o abade Hughes Pommier e temos também Jean Pierron que tinham em suas pinturas uma certa gama de um renascimento tardio e pinturas sacras.A pintura no começo era didático- religiosa e oficial destinadas a igrejas, conventos ou edifícios públicos. Valia mais a pena naquela época importar obras do que fomentar o crescimento de pintores locais. O costume desse tempo era a pintura ex-votos e era praticada por profissionais e descrevia a vida dos colonos. O pintor famoso chamado Pierre le Ber pintou a imagem de Santa Marguerite Bourgeoys e tido como a pintura mais representativa do período do governo francês no Canadá.
Conquista Britânica (1759- 1867)
Nesse período apareceram os pintores topográficos que faziam pinturas de paisagem como essa aqui em baixo. Thomas Davies e George Heriot foram pintores influenciados pelo iluminismo e que tinha um aspecto de rococó mas com algumas influências românticas. No final do século XVIII começa a surgir a classe média que foi substituindo a igreja e que contratava muitos artistas para fazer retratos, é quase como se já houvesse uma influência protestante no Canadá. Louis Dulongpré, François Beaucourt , Robert Field e William Berczy foram todos pintores que tinham como tema o neo classismo e o romantismo que aspecto refinado e polido. A cultura profana se desenvolvia nas cidades, mas no interior ainda ficou um pouco conservado os estilos de arte e que ficava preso a monarquia francesa ainda. Por volta de 1840 o romantismo passa o neoclassicismo como estética dominante e aspectos da paisagem, do povo, dos indígenas se tornam cada vez mais cultivados. Temos os pintores: Cornelius Krieghoff que dedicou-se a cenas de gênero e à paisagem; William Nichol Cresswell trabalhando em paisagens marinhas; Paul Kane que retratou os indígenas de áreas remotas; Frederick Verner que pintou ambiente selvagens e muitos bisões.
Período Pós-Confederação (1867-1914)
O fim do século é marcado pela expansão das indústrias, o avanço para o oeste e o norte, a rebelião de Red River e a tensão com os EUA por disputas de fronteiras. Os pintores com tendências naturalistas e realistas começam a buscar na Europa o seu estilo, dentre eles temos: William Brymner, Robert Harris, Paul Peel, George Agnew Reid, Horatio Walker, Homer Watson e Ozias Leduc.
E eles passaram a evoluir seus traços para impressionistas e pós- impressionistas. Começa a aparecer pintores que se influenciaram pelos impressionistas franceses, dentre eles temos: James Wilson Morrice, Maurice Cullen e Marc-Aurèle de Foy Suzor-Coté.
Imagens: Thomas Davies:Vista da parte inferior das cataratas de Santa Ana perto de Quebec, 1790.
Paul Kane: Assiniboine caçando um búfalo, 1849
William Brymner: Paisagem florida 1884.
Continuarei em um próximo poste senão fica muito extenso. Fica com Deus e obrigado pela leitura.
 
 
 
 
 
 
 
 
R$ 60 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte - História da arte completa História da Arte - História da Arte História da Arte Contemporânea
Curso Livre: Escola de História da Arte- Dante Velloni (Hotmart)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil