Estilos de Arte Grega
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Estilos de Arte Grega

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Vestibular Pré-Vestibular História da Arte
Esses são os estilos de arte grega, que são divididos por períodos na história. O estilo geométrico era mais das cerâmicas que podem ser vermelhas com fundo preto, ou pretos com fundos vermelho. Também temos o estilo arcaico que tem esculturas mais rígidas como kore e kouros, a representação masculina e feminina da arte, onde a representação feminina usa roupas e a masculina sem roupas. Temos o estilo classico, que já passei mais um sentido de movimento com a escultura de atletas olímpicos mas sem muita expressão no rosto em algumas esculturas, na arquitetura começa a aparecer o estilo jônico e dórico que já é mais antigo, com a representação masculina e feminina. A arquitetura grega era mais racional e geométrica, simétrica e ordenada. O estilo helenístico temos o estilo coríntio na arquitetura.
Geométrico: Esse estilo de arte grega é datado entre os séculos IX e VIII a.C. e é marcado por desenhos geométricos, como triângulos, círculos e linhas retas. A cerâmica foi o principal meio utilizado para essa expressão artística, com o uso de técnicas como o bico de pato e a figura silhuetada.
Arcaico: O estilo arcaico é caracterizado por esculturas rígidas e frontalistas, com expressões faciais simplificadas. Ele representa a transição da arte geométrica para a arte clássica e é datado entre os séculos VII e VI a.C.
Clássico: O estilo clássico, que surgiu no século V a.C. e durou até o século IV a.C., é considerado o ápice da arte grega. Caracterizado pela busca da perfeição e equilíbrio, ele se manifestou em esculturas, arquitetura e pinturas em vasos. Os escultores buscavam retratar o corpo humano de forma realista e idealizada, com proporções matematicamente precisas e uma atenção especial à expressão facial.
Helenístico: O estilo helenístico se desenvolveu entre os séculos IV e I a.C. e foi influenciado pelos movimentos políticos e sociais da época. As esculturas tornaram-se mais dramáticas, com expressões faciais mais marcantes, e havia uma tendência a retratar pessoas comuns em poses dramáticas e emocionais.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 
 
 
R$ 60 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte Contemporânea História da Arte - História da arte completa História da Arte Geral
Curso Livre: Escola de História da Arte- Dante Velloni (Hotmart)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil