Gêneros Artisticos
Por: Anderson N.
23 de Agosto de 2023

Gêneros Artisticos

História da Arte Ensino Médio Ensino Fundamental ENEM Vestibular Pré-Vestibular História da Arte
Gêneros artísticos
Os gêneros artísticos divididos em nove gêneros: como a esculturas, pinturas históricas, pintura religiosa, pintura de gênero, retrato, paisagem, natureza morta, arte abstrata, arte conceitual. Iremos falar sobre cada uma aqui embaixo. A sua representação mudou muito com o passar do tempo, e o quais eram os estilos de escultura, mas uma das esucltuas mais bonitas são as gregas e do periodo do barraco como berbini por exemplo. Quase como se fosse uma oposição né as duas classisismo e barroco, ou seja a razão e emoção.
Pintura de gênero
A pintura de gênero surgiu muito tempo atrás no Egito por exemplo os faraós já retratavam as coisas que eles iram levar para a eternidade, como os seus servos que trabalham na colheita e já retratavam um pouco sobre sua vida. Depois começou a surgiu a arte dos partas que retratavam homens com um estilo diferente que era visto de frente, depois temos as pinturas que foram encontradas em Pompéia. A partir do barroco protestante começou-se a ter mais esse desenvolvimento de pinturas de gênero. Elas serviam para mostrar a realidade da vida das pessoas e como era seus estilos de vida, e isso pode nos dar pista sobre a sociedade da época.
Pintura religiosa
A pintura religiosa são desde as artes islâmicas, paleo cristã, bizantina, românica, gótica, budista. Ela serve para ficar em maior contato com o divino. E variam muito as técnicas, seja um retrato de Maria e Jesus bizantino ou até renascentista, seja uma escultura budista ou uma caligrafia islâmica.
A escultura
A escultura na arte servia para decorar arquiteturas e mostrar sobre a mitologia, a aspectos da história como a bíblia por exemplo. Com isso a escultura evolui desde de uma vênus da era primitiva até um Rodin na escultura. Ela evolui desde idealização até um naturalismo das esculturas romanas.
A pintura histórica é um gênero artístico que fala sobre acontecimentos históricos, mas ela começou a ficar famosa no século XIX, bem na época dos conflitos napoleônicos e da guerra civil americana. Eles retratavam acontecimentos e figuras importantes, por exemplo na época de Napoleão foram feitas muito pinturas dele. No século XX os artistas começam a deixar esse tema mais de lado e começam a explorar temas mais subjetivos.
Retrato: o retrato é algo bem antigo , por exemplo no período ptolomaico no Egito ou antes disso as pessoas já faziam retratos de pessoas. No barroco os holandeses começaram a fazer retratos de pessoas e podemos botar no século XIX os auto retratos de Van Gogh, e hoje em dia o artista que mexe com graffiti Kobra ou Cobra faz muitos retratos de pessoas nas paredes dos prédios, homenageando a pessoa. Os retratos antigamente serviam para mostrar quem era a pessoa, seja um retrato que um mecenas pedia ou algo que servia para ser funerário.
Paisagem: a paisagem já aparecia na idade média , em algumas pinturas bizantinas ,porque a técnica era feita em frontalidade e às vezes aparecia alguma arvores mas o sentido das árvores naquelas pinturas era um sentido mais sobrenatural. Depois ela começa a aparecer com Da Vinci no renascimento e os impressionistas no século XIX, os românticos também antes dos impressionistas com paisagens marítimas como William Turner pintava, mas com um aspecto mais pictórico e fluido, a tinta dispersa na tela. A paisagem tinha esse tema porque ela mostrava a beleza da natureza, mas lembrando que na filosofia de hegel as obras do espírito são mais bonitas do que a natureza porque vieram do espírito e não dá matéria, por isso as obras de arte de um artista deve ser admirada como algo belo.
Natureza morta: o sentido da natureza morta, como por exemplo uma pintura de Cezzane era para mostrar a brevidade da vida, como um crânio na pintura e frutas. Mas a história da natureza morta é bem antiga e ela serve para mostrar os estilos e costumes das pessoas e a história. Podemos notar várias obras de arte com aspecto de natureza morta, como obras de realistas de artistas depois do barroco.
Arte abstrata: a arte abstrata não é uma arte só dos modernistas, mas dos islâmicos e até da arte primitiva. Os arabescos islâmicos por exemplo é um arte que tinha simbolismo e e que servia para enfeite e para que o fiel ficasse mais próximo de Deus. A arte abstrata é tudo aquilo que usa formas geométricas, por exemplo o homem vitruviano de Leonardo da Vinci usou formas geométricas para chegar a perfeição do corpo representado.
A arte conceitual ela mexe com o sentido da comercialização da obra de arte, revendo a estética e o que é obra de arte, isso surgiu em 1960 mas foi com o movimento dadaísta que isso começou a entrar em cena. So que pelo meu ponto de vista eles acabaram exagerando um pouco nesses conceitos e acabaram chocando as pessoas de uma maneira ruim, o belo deve ser chocado com a beleza e não com conceitos do que seja a beleza, a arte quando surgiu como uma imitação da realidade e ela tinha uma valor mágico para aqueles povos, a partir do momento que você reve o valor de uma arte ou sei conceito você tira a beleza da obra, aliás os críticos e pessoas no assunto reviram a arte só pelos grandes artistas e esqueceram a maioria das pessoas que ainda podem nos chocar mesmo que seja algo velho do ponto de vista da modernidade como uma pintura renascentista ou escultura, mesmo sendo algo antigo ainda é belo, a beleza não perde o seu valor só porque deixou de ser moderno. Ao invés de ver a beleza eles buscam conceitos de beleza que nem existem na mente de uma pessoa que nao sabe sobre arte, se você perguntar para uma pessoa mais velha com seus oitenta anos ela vai dizer que o artista Leonardo é mais bonito que Pablo Picasso, ou ate se você comoarar uma obra de uma criança com um artista moderno você nota que sao parecidos, ou seja elas viram tanto o conceito da obra que infantilizou as obras de arte e perdeu a maturidade de algo belo.
Muito obrigado, e fique com Deus.
As imagens são: a rapto de proserpina de Bernini, Napoleão nos Alpes de Jacques Louis David, auto retrato de van Gogh, um esboço de um desenho de Leonardo mostrando uma paisagem, uma natureza morta de cezzane e um arabesco islâmico, a leiteira de Vermeer, a transfiguração de Rafael.
Os livros usados foram vários, como por exemplo, ateliê de pintura da Amanda Siqueira, Tudo sobre arte, História da arte Gombrich, alguns livros da coleção munda da arte. Eu tinha pesquisado nesses livros só que não coloquei citação, veio mais do que aprendi nesses e nesses 11 anos estudando sobre história.
 
 
 
 
 
 
 
R$ 60 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte Geral História da Arte - História da Arte História da Arte - História da arte completa
Curso Livre: Escola de História da Arte- Dante Velloni (Hotmart)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil