O Figurativo e o Abstrato
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

O Figurativo e o Abstrato

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Teoria da Arte ENEM Contemporânea Vestibular Pré-Vestibular Moderna a Domicílio Ensino Superior Concurso História da Arte
O figurativo seria aquilo que é real mas que é uma reprodução do verdadeiro real. A arte no seu começo era feita em formas geométricas, é como uma criança que está aprendendo a desenhar. Nós podemos ver isso nos gregos, eles são um povo que começaram a fazer cerâmicas geométricas para depois passar para as mitológicas, ou seja, existi um processo evolutivo também na arte que depende da civilização. Os seus modos de cultura, social, o que está em jogo no momento é o que produz a arte. Os povos primitivos eram os povos que faziam uma arte mais focada na linha e na cor, principalmente, a vermelha. O símbolo da cor vermelha é da vida, porque o sangue contêm vida. Assim para dar uma aparência de vida ao desenho eles pintavam de vermelho e não só isso porque eles não tinham todas as cores disponíveis. Muitas cores a partir da Idade Média e Renascença eram muito caras e elas só começaram a ser produzidas em massa com o barateamento. Portanto a figuração capta essa realidade sensível que Aristóteles tanto focava, essa realidade a posteriori (experiência). Portanto a arte é dividida em períodos que ressaltam mais a parte figurativa ( real) e outras que são mais abstratas. Mas o processo de ascensão da arte que se deu na Grécia foi um processo gradual de descobertas na arte e sua evolução mais rígida na escultura para uma mais fluida e clássica. Portanto a pintura realista ela chega a uma compreensão do real e uma imitação a partir dos materiais que o artista usa e as técnicas, porque cada material da uma textura diferente. E nos podemos ver essa idealização da beleza no renascimento com a invenção da tinta a óleo. A tinta óleo demora para secar e podemos fazer muitos detalhes com ela, a partir, dos materiais que usamos. Olha essa pintura figurativa:
Essa é uma obra de Rafael Sanzio, que se chama o " Triunfo de Galatéia" essa pintura é uma pintura figurativa porque as cores dos corpos é uma cor que está próxima das cores dos corpos de verdade, os golfinhos também com uma cor mais cinza. Portanto a arte figurativa já foca nessa arte que tenta copiar o real. Portanto a partir da renascença o estudo da pintura começou a aumentar, porque os artistas precisavam fazer as artes para os mecenas então a descoberta de tecnologia artística aumentou muito, porque antes na Idade Média a idealização da beleza não era tão grande. A partir do renascimento com os crescimentos das cidades, a razão imperando, levou o homem a ter uma idealização do corpo. Depois da peste negra, o homem teve que começar a usar a razão para sair desse momento conturbado e criar soluções para melhorar a sociedade. O uso de perfumes começou a aumentar. Os perfumes começaram a surgir no Egito e depois no Egito de Cleópatra ela usava muito perfume. Ela idealizava muito a beleza. Depois no império romano a uso da rota da seda para comprar perfumes da China e Índia aumentou muito. Os romanos eram os povos que mais usavam perfumes. Já teve registros de chegar toneladas de perfumes nos portos romanos. Portanto a idealização da beleza começa mais nesse período, e a arte figurativa ajuda a aumentar o nacionalismo de um povo, porque uma civilização bela, produz mais harmonia, regularidade. Para aumentarmos a beleza de uma civilização, devemos começar pela literatura depois pelas arquiteturas, pinturas, esculturas, engrandecendo o país esteticamente e isso irá criar uma memória boa nas pessoas e nos visitantes.
Abstrato
O abstrato faz parte de como a gente pensa, por exemplo, o conceito de abstração para Tomás de Aquino é que nós vemos as coisas separadas para mantermos um contato com as coisas e produz uma harmonia ou desordem. Nietsche acreditava que o homem cria a verdade para manter a ordem, porque a natureza em si é caótica. Com isso o homem cria um sistema de leis para manter a ordem. Mas se pensarmos nas leis que Deus deixou, elas são leis que produz a ordem, mas é diferente das leis dos homens, porque as leis dos homens não são eternas. As leis mudam de acordo com os princípios de uma sociedade, por exemplo, o aborto existem países que aceitam aborto e outros não. Portanto a abstração produz um padrão de regularidade de acordo com a estética das coisas, o seu processo de construção e como a mente funciona melhor quando ela está regulada por uma lei. Porque todo padrão estética embeleza as cidades e cria um sentido novo de apreciação e regulamento. Por exemplo o padrão estético está nas estradas, quando você não pode passar de uma linha contínua para outra pista, ou seja, o padrão estética mantem a ordem a vigente. E não só isso os desenhos das placas indica o que você deve fazer e não fazer. Em outro casos nós usamos a cor para se referir a algo que devemos fazer ou não fazer, um exemplo, é o semáforo, com a cor verde e vermelha, simbolizando que você deve prosseguir ou parar. Portando a partir da invenção da câmera fotográfica e a ascensão do irmãos Lumière, a arte foi para outro caminho, porque a figuração das fotos criou uma resolução maior do que a pintura, e assim as pinturas foram para outros caminho. Em causa temos que surgiu o futurismo, que estuda os movimentos do corpo, a partir da linhas e das cores, tentando produzir a a partir da abstração o movimento das coisas.
Portanto esse foi o post de hoje pessoal, espero que vocês tenham gostado. Irei trazer disponibilizar o meu projeto em breve. Mas no próximo post irei terminar a história da escultura e da gravura. Muito obrigado!! e fiquem com Deus.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil