O barroco protestante foca a sua arte mais em retratos de pessoas, porque nesse época eles não queriam fazer imagens de Deus. O predomínio do barroco na Holanda fez esse país se especializar em pinturas realistas de retrato. Mas em Florença e Roma o predomínio do barroco foi mais no uso do que a bíblia diz, mas pinturas de Caravaggio que foi muito chocante as suas pinturas e trouxe uma diferença muito grande depois do
maneirismo. O predomínio das pinturas do barroco foco em pinturas de interiores também e você nota um realismo mais diferente on predomínio dos opostos são muitos importantes, como a luz e a sombra, e também a perspectiva que é diferente. Na renascença os pintores faziam a perspectiva mais central focada o ponto de fuga em algum personagem, já no barro o não ela é dívida em opostos, as vezes um lado fica mais pesado só que outro, querendo dizer que as vezes em um quarto ou ambiente alguma espaço ficará mais pesado do que outro por ter muito mobiliários ou porque o personagem da pintura é mais destacado do que outros, como por exemplo Jesus Cristo. O ambiente da pintura já é mais teatral, e na Europa o barroco parece ser mais sombrio. Mas o que acontece depois? Depois do barroco começa a surgir o rococó com pinturas mais da aristocracia e que ficam em pinturas mais realistas mas com mais alegria presente. E que muda radicalmente com o tempo para passar para as pinturas neoclássicas que demoraram a se inserir no Brasil pois o Brasil em sua maior parte foi barroco. Começou a ae inserir as pinturas neoclássicas porque os artistas franceses vieram ao Brasil. Voltando a ao assunto, o barroco na Holanda foca mais em uma relação contratual de ricos para obter retratos de família e é o que Velasquez vai fazer na sua pintura chamada "As meninas". Já na pintura Florentina que tinha acaba de sair do maneirismo o aspecto que fica presente é o claro e escuro, o sfumato e o aspecto da pintura é mais liso, tem uma maior nitidez porque a técnica em tinta oleo possibilitou isso. Já a pintura holandesa o aspecto da obra é mais pictórico com massa de tinta e a tinta mais dispersa na Tela, quase que um começo da pintura romântica indo direto para impressionismo e depois as distorções das formas como a mulher chorando, que não é só uma distorção da imagem da figura mas o seu mundo interno, onde se encontram as formas elementares como quadrado e triângulo.