Tipos de Pintura
Por: Anderson N.
24 de Agosto de 2023

Tipos de Pintura

História da Arte Geral Ensino Médio Ensino Fundamental Teoria da Arte ENEM Contemporânea Vestibular Pré-Vestibular Moderna a Domicílio Ensino Superior Concurso História da Arte
Tipos de Pintura
Natureza Morta
A natureza morta nos mostra muitas vezes os objetos, frutas, como eles verdadeiramente são. Além disso a natureza morta pode nos mostra uma luz cálida ou dramática. Olha esse composição:
Essa é uma pintura de Pieter Claesz, as formas nessa pintura são estáticas. A cor é um elemento que representa a realidade dessa coisa, então com isso essa é uma pintura figurativa. Porém existem pinturas abstratas de natureza morta, olha essa obra de Pablo Picasso:
Essa já uma pintura que não foca tanto o aspecto real da coisa, mas é uma pintura mais abstrata onde as formas geométricas tem um outro complemento, ao qual, é deixar a forma com uma aparência mais geométrica para produzir uma maior interação com o espectador. Porque as formas geométricas são abstrações da nossa mente. Nós usamos formas geométricas, enquanto, a natureza não tem muitos padrões de regularidade. A natureza tem, mas é muito difícil de ser notado. Os primitivos usavam esses padrões para manter uma mente mais regulada, porque eles ficavam muito tempo na natureza. Porque as formas geométricas cada uma tem uma unidade e ordem contida, por exemplo, o círculo lembra a totalidade.
No século XVII, com a reforma protestante, os países baixos (Holanda), começaram a produzir pinturas de natureza morta. Porque as pinturas religiosas foram perdendo espaço nesse país, e com isso eles começaram a focar também em retratos de pessoas. Eventualmente essas pinturas serviam para decorar as casas das pessoas. Eles pegaram os objetos insignificantes e os transformaram em arte. Cada período da história da arte, os artistas vão usar elementos diferentes, por exemplo, na Pop Art os artistas usam cores mais vivas para representar a propaganda, enquanto, que Cézanne a sua natureza morta é mais dinâmica e usa muita massa de tinta na composição.
Interiores
Na pintura de interiores, devemos prestar atenção em como os elementos estão inseridos na pintura, se existem muita luz vindo de "fora" de uma janela. A pintura de Jan Van Eyck "O Casal Arnolfini" nos mostra uma assinatura no artista no fundo da pintura e o reflexo do artista, isso denota várias interpretações, mas uma em específico é a de que o artista pintou o casal na sua frente.
Olha essa outra obra de Johannes Vermeer, é uma pintura de interiores, mas se você prestar atenção, o tecido nessa pintura é para não entrar mais iluminação na obra e não perder o destaque que está na moça e no pintor. É uma pintura que também representa o pintor. A pintura de interiores é realista, mas ela também foi feita por Henri Matisse. Pois se essa obra tivesse mais iluminação no interior perderia o sentido de uma coisa mais bela. Com isso existe uma divisão na pintura que é para deixar mais bela e mostrar a moça ao qual o pintor está pintando. O que você acha? Concorda comigo?
Paisagem
Na história da arte existem muitos exemplos de paisagem, por exemplo, os românticos ou impressionistas. Cada um a sua maneira e estilo, produziu as mais belas paisagens que podemos ver. Na idade média as paisagens tinham um sentido de sobrenatural e no renascimento ela começa a se tornar algo mais natural. Olha essa pintura;
Essa é uma pintura de Lucas Cranach e se chama " Repouso na fuga para o Egito" essa pintura nos mostra uma estudo sobre a natureza. Os estudos da natureza começaram a se intensificar com Albrecht Durer. No período depois do renascimento, começou a aparecer uma certa hierarquia nas pinturas, então os pintores dignos de reconhecimento seriam os pintores que fazem alegorias ou temas históricos. As pinturas de paisagem podem ter uma carga emocional ou subjetiva, é o caso das obras do Van Gogh. A expressão do Van Gogh em sua paisagens nos mostra como o artista via o céu ou as árvores. Alguns artistas podem pintura as árvores e como vento balança as folhas.
Figura Humana
Devido a hierarquia das pinturas o gênero de pinturas de retratos era um nos mais cobiçados. E podemos notar vários pintores dentre eles: Frans Hals e Diego Velásquez. A pintura do barroco protestante é mais focada no pictórico. O aspecto volumoso das formas a sua fluidez é um grande fator e podemos notar se a luz é mais natural ou teatral em muitas pinturas. Os retratos são leituras de identidade, nós podemos ver isso nos retratos fayum no Egito Ptolomaico. Além disso as pinturas de retratos podem usar tons castanhos para fazer a sombra de um rosto ou tons mais escuros. A pintura de retratos foi feita em muitos períodos da história e cada uma tem um aspecto diferente dependendo do contexto, um exemplo, as pinturas fayum serviam para um usa mais funerário enquanto que o retrato protestante já mostra o status da pessoa. E existem as pinturas abstratas de retratos, que já usam cores mais fortes e usam formas geométricas para fazer as partes do rosto, transformando a forma figurativa em abstração. Um exemplo:
Essa é uma pintura de Pablo Picasso que se chama " Mulher Chorando", essa é uma pintura cubista que distorce o rosto em vários ângulos diferentes e usa formas geométricas. Mas Picasso
sabia pintar também pinturas figurativas, mas depois de descobrir seu estilo novo ele começou a usar a abstração. No século XVII as pinturas de corpos foi muito importante para os protestantes, então o corpo mostrava esse aspecto do real do acontecimento:
de Jesus Cristo. Um Deus mas um homem em um corpo.
Aqui os corpos dos homens que o levantam estão em tenção, ou seja, usando a força. E em Cristo nos mostra uma linha dos pés a cabeça que está na direção do homem o puxando. E o corpo nas pinturas de Peter Paul Rubens os corpos são tensos para mostrar esse momento de tensão no calvário. E os aspectos são mais volumosos dos corpos dos homens e de Cristo , mas ressaltam muito o musculo.
Pintura Histórica
As pinturas históricas criam um identidade para uma nação, um exemplo, é a obra de Pedro Américo " Independência ou Morte" a espada levantada simbolizando o rompimento com Portugal. A pintura serve de testemunha temporal, pois o pintor a pintou e isso e ele acaba sendo uma testemunha ocular de um fato. Assim a pintura do casal Arnolfini aqui antes reflete uma testemunha ocular e também na pintura de Diego Velásquez " Las Meninas" que reflete a importância do artista ao criar um obra. Depois que o artista morre, a sua obra pode ser um registro histórico no museus. O estilo do pintor e o momento que ele registrou, como ele via o mundo, tem muito a nos dizer sobre o nosso mundo. E não só isso hoje no mundo com a internet fica fácil de saber como o mundo é de verdade, e assim os registros históricos são constantes.
A pintura histórica também pode fazer alguma crítica na sociedade, é o exemplo de Candido Portinari e sua obra " Criança Morta", aqui o aspecto da obra nos mostra a magreza do corpo, e no céu com uma cor mais escura para dar dramaticidade a cena, na verdade mostrar a realidade do acontecimento que ocorre. As cores são mórbidas e frias e as mãos são grandes para mostrar que são pessoas que trabalham muito. E além disso o chão mostra um lugar muito seco.
Concluindo pessoal, esses são os tipos de pintura, existem mais tipos como a religiosa, emocional, mas deixarei para um próximo post pessoal. O conhecimento da arte é sempre gradual, e devemos sempre estudar a estética, história da arte, analisar obras, comparar contextos e estilos diferentes. E sempre adquirir repertório visual para facilitar entendimento do assunto, esses são alguns modos de estudo que vocês podem fazer para obter mais conhecimento. Muito obrigado!!! e fiquem com Deus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
R$ 40 / h
Anderson N.
Alfenas / MG
Anderson N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte - História da Arte História da Arte - História da arte completa História da Arte Contemporânea
MBA: História da arte (Estácio)
Venha aprender a olhar a história da arte de um jeito diferente.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil