
GÊNEROS LITERÁRIOS

em 21 de Abril de 2018
1º. Definir tema e posicionamento
Escolha um tema. É recomendado pesquisar temas que com certeza serão tendência, ou buscar anteriores. Há uma grande chance de temas anteriores e atuais se repetirem em provas posteriores, portanto não os subestimem. Em seguida, assuma uma posição: como escrever sobre ele, projetar o texto antes de começar. Isso fará como que o visualize em inicio, meio e fim. Além disso, lembre-se de que quanto mais escrever em 3º pessoa, mais objetivo ele será.
2 º. Relacionar, em tópicos, os assuntos ligados ao tema
Faça uma relação de tudo que se relacionar com tema escolhido. Não é um rascunho, faça isso em forma de tópicos. Nesse passo, não é necessário elaborar muito, por isso dispensa frases bem elaboradas e ordem de escrita do texto a ser escrito.
3º. Descartar tópicos desnecessários da relação anterior
Agora, selecione o que relevante para construção do texto. Ao organizar as ideias em uma linha, podemos visualizar, com clareza, os tópicos que são necessários para desenvolver o texto. Lembre-se: a linha de raciocínio não é o título do texto. A linha de raciocínio é definida como as coordenadas que orientam o texto, colaborando para que não fuja do tema.
4º. Agrupar, em blocos ordenadas de ideias, os tópicos
Com a linha de raciocínio definida, projete os parágrafos como blocos de ideias. Essa etapa deixa bem claro o que colocar em cada parte do texto, desde a introdução à conclusão. Os blocos precisam ser ordenados, pois o texto tem que trazer uma sequência de ideias.
5º. Criar a introdução; desenvolvimento & conclusão
Tendo consciência de como o texto ficará, pense como seria a introdução. Essa é a parte de apresentação do texto, por isso deve ser concisa e objetiva. Lembre-se de que a introdução tem que ser redigida em até 6 linhas, por isso é aconselhável usar, principalmente, frases curtas e termos e termos-chave.
O desenvolvimento vem depois da introdução, é constituído como parte principal da redação. Aqui os blocos de idéias serão desenvolvidos. Direcione-os para forma frases articuladas, elaborando os argumentos. A argumentação deve fundamentar o posicionamento em relação ao tema. Cuidado para não fugir do tema.
Conclusão é a parte, onde fechamos o texto. Retome pontos relevantes da introdução, direcione-os para fechar o texto. Essa parte é composta por um número de até 6 linhas também.