SKIMMING & SCANNING, Como Ler em Inglês?
Por: Antonio R.
12 de Setembro de 2015

SKIMMING & SCANNING, Como Ler em Inglês?

Redação Revisão Vocabulário Título Estrutura Ideias

 

A leitura é uma das habilidades a se desenvolver em língua estrangeira. Para tal, precisamos conhecer estratégias que nos possibilitem e auxiliem. Na maior parte da leitura, buscamos por informações gerais ou específicas. Daí, podemos usar as estratégias de leitura, chamadas de SKIMMING & SCANNING.

O que é SKIMMING?

É a leitura, onde não se busca detalhes. Usada na pré-leitura, revisão & leitura do texto. Busca-se ler o título, introdução e o primeiro parágrafo por inteiro, a primeira frase dos parágrafos posteriores. Situa o texto em tempo e espaço, procura por palavras incomuns, substantivos próprios, enumerações, adjetivos, palavras destacadas em itálico, negrito, sublinhas, e etc. ler o último parágrafo.

O que é SCANNING?

É  leitura, onde serão buscados detalhes, ideias específicas. Buscam-se por informações específicas. Os números, substantivos próprios, e etc. antecipam informações. Aqui se analisa a estrutura do material para sua aplicação ser mais satisfatória. Assim, há material em que essa estratégia só poderá ser aplicada depois de submetido à estratégia de Skimming.

O objetivo das duas estratégias é facilitar a vida do leitor. Assim como os textos em português trazem informações relevantes e não relevantes, os textos em inglês ou em qualquer outra língua seguem o mesmo padrão.

Diante disso, vemos que perdemos muito tempo ao querer traduzir o texto por inteiro. Temos a ideia fixa de que só entendêramos se fizer de tal forma. Isso se mostra cada vez mais como uma afirmação não verdadeira. O texto sempre é utilizado para uma finalidade – responder exercícios escolares, adquirir vocabulário, aprofundar uma linha, e etc. –, não há nada de novo, comparando à nossa língua.

COMPARTILHE!

 

VISITE MEU BLOG

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil