A profissional ou o profissional da educação que trabalha com o ensino da matemática geralmente tem que lidar com sentimentos antagônicos: a certeza da sua importância na formação do cidadão (aluna ou aluno) e a frustação com os resultados insuficientes obtidos em relação a aprendizagem da turma.
Tais conflitos é sentido por esses profissionais em qualquer etapa do ensino, desde o primeiro ciclo do ensino fundamental, onde conceitos básicos da matemática começam a ser trabalhados pelo professor de forma sistemática, até o curso superior, onde disciplinas tem como ponto de partida um conhecimento matemático intermediário.
O processo de ensino-aprendizagem da matemática compreende imaginação, contraexemplos, conjecturas, críticas, erros e acertos e o conhecimento matemático contextualiza estes pontos. A aluna ou o aluno, na prática da cidadania, terá que enfrentar situações na sua vida cotidiana que precisará dispor desse conhecimento, e quanto mais assimilado estiver o conhecimento melhor ele irá se sair.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Os resultados percebidos pela professora ou pelo professor nas avaliações de conhecimento das turmas, geralmente, não são satisfatórios para ela ou ele, apesar de serem satisfatórios para a progressão da aluna ou do aluno. Isto porque a professora ou professor tem a percepção de que a maior parte do conteúdo foi apenas decorado e não interiorizado. Sendo assim, quando este individuo precisar de usar o conhecimento ensinado em outra situação, seja acadêmica ou cotidiana, provavelmente ele terá dificuldades.
Com isto, o ensino da matemática deve ser explorado de forma lúdica e pragmática desde o início, ou seja, no primeiro ciclo do ensino fundamental, para se obter o real aprendizado. Algumas ações realizadas pela professora ou pelo professor ajudam neste processo.
A matemática apresentada sem ser incluída num contexto temporal e espacial desenvolve-se um conflitivo entre elementos contrastantes: concreto e abstrato, particular e geral, formal e informal, finito e infinito, discreto e contínuo. Tais conflitos gera dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Encontre o professor particular perfeito
Alguns recursos que auxiliam à professora ou ao professor no ensino da matemática podem justamente resolver estes conflitos na aprendizagem do aluno, transformando conceitos abstratos, gerais e informais, por exemplo, em algo mais “palpável” à aluna ou ao aluno.
O conhecimento técnico para orientar a professora ou o professor na escolha de uma estratégia adequada no processo de ensino-aprendizagem é importante, porém, a subjetividade adquirida pela vivência em sala de aula é fator decisivo. Ainda mais que essas estratégias são dinâmicas pois, devem levar sempre em consideração a individualidade de cada aluno incluída no contexto temporal e espacial em que a aula está sendo preparada.
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