Planejamento de um estudo estatístico
Por: Prof R.
30 de Julho de 2018

Planejamento de um estudo estatístico

Estatística Ensino Médio Ensino Fundamental Concurso Ensino superior Curso superior Vestibular Aulas De Reforço ENEM Probabilidade Básico Avançado Faculdade Profissional Aulas De Reforço Aula online Online Acompanhamento Escolar Revisão Presencial Problemas Introdução Intermediário Ajuda Preparação para o vestibular Estatística Básica

O objetivo de todo estudo estatístico é coletar dados e então usá-los para tomar uma decisão. Qualquer decisão que seja tomada usando os resultados de um estudo estatístico será tão boa quanto o processo utilizado para obtenção desses dados. Quando o processo é falho, a decisão resultante é questionável.

Embora você possa nunca desenvolver um estudo estatístico, é provável que tenha que interpretar os resultados de um. E, antes disso, deve se determinar se os resultados são confiáveis. Em outras palavras, devemos estar familiarizados com a forma de se planejar um estudo estatístico.

Instruções para o planejando um estudo estatístico

  1. Identifique a(s) variável(is) de interesse (o foco) e a população do estudo.
  2. Desenvolva um plano detalhado para a coleta de dados. Se usar uma amostra, certifique-se de que a amostra é representativa da população.
  3. Colete os dados.
  4. Descreva os dados usando técnicas de estatística descritiva.
  5. Interprete os dados e tome as decisões sobre a população usando estatística inferencial.
  6. Identifique quaisquer erros possíveis.

Um estudo estatístico pode, geralmente, ser categorizado como um estudo observacional ou experimental. Em um estudo observacional, um pesquisador não influencia as respostas. Em um experimento, um pesquisador, deliberadamente, aplica um tratamento antes de observar as respostas. 

Para saber mais, baixe um livro acadêmico de minha autoria. Clique AQUI para download.

Um abraço!

Prof MSc Uanderson Rebula

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil