Me disseram que a redação vale muito no ENEM...
Bernardo Soares
em 14 de Abril de 2014

          Assim que iniciei meu terceiro ano do Ensino Médio, há 3 anos atrás, ouvi algo que ficou na minha cabeça até hoje: "a redação vale muito no ENEM". Duvidei, confesso. Como algo poderia ser tão importante, tão tão tão importante, se não há um acompanhamento, um ensino focado, detalhado, apenas escrita-correção? Deixei para lá. Comecei a escrever - era o que me restava. Tirei 1000. Juro não saber porquê - meu texto estava estranho, ruim. Porém, não vou reclamar, né? 

          Esqueci a redação. Afinal, escrever um texto tão ruim e, ainda assim, chegar no mil prova, apenas, que o ENEM é muito mais questão de sorte do que treino, método e estudo. Acreditei muito nisso, por muito tempo. Cheguei a pensar em não escrever absolutamente nada por um ano e chegar na prova do ENEM sem treino algum, afinal, a nota é quase sorteada, né? Não passei - queria Medicina. Comecei um pré-vestibular, aqui no Rio de Janeiro, que começou a me mostrar que o ENEM não era apenas sorte, mas estratégia. Não se trata de escrever qualquer coisa, e nem de escrever muita coisa, mas de escrever aquilo que a Banca quer ler. Bizu! Aprendizado pra vida, galera: no ENEM, e apenas no ENEM, você escreve pensando em quem vai corrigir seu texto, ou seja, não tirando os olhos de cada uma das competências da prova. Sim, é muito mais uma prova de estratégia - como aquelas que você, malandro, usa pra chutar questões - do que, realmente, de conhecimento. Obviamente, conhecer o mundo, as coisas à sua volta e estar por dentro das discussões é importantíssimo, afinal, como escrever sobre algo que você não sabe? Entretanto, conhecer cada uma das estratégias mais usadas te dá um plus, te deixa dois passos à frente do seu concorrente. Aí, sim, a redação começa a valer muito no ENEM. Sabe por quê?

          Todos devem saber da famosa TRI - Teoria de Resposta ao Item -, né? Aquela teoria doida que pontua as questões acertadas na prova de acordo com sua dificuldade. Sim, você acertando 170 questões pode ter uma nota menor que seu amigo que acertou 160. Estranho, né? Porém, no caso da Redação, e só neste caso, não há TRI. Você vai dizer "claro, burro, não há resposta ao item" e eu concordarei. Contudo, essa não é a parte mais interessante. O que você não deve esquecer é que a prova de redação vale mil pontos, e ponto. Não há diminuição ou aumento da pontuação por dificuldade e facilidade. Ou seja, os mil pontos vão ser creditados, limpinhos, na sua nota do ENEM. Mágico, não? Em universidades como a UFRJ, aqui no Rio, onde a redação tem peso três na contagem das notas, você pode ter até três mil pontos creditados em sua nota! É ou não é um presente dos deuses e uma aprovação garantida naquele curso que você sempre sonhou? Sim, "a redação vale muito no ENEM".

          Desde que descobri todas essas coisinhas, as estratégias, a pontuação, comecei a investir na redação. Investi nos textos, nos temas, nos tipos de dissertação e percebi que nada é tão difícil, desde que haja treinamento. Hoje, depois de três anos, sou professor da matéria. Procuro mostrar aos alunos que ninguém precisa ser Machado de Assis ou Drummond para tirar 1000 no ENEM e que qualquer um pode escrever melhor que a Thalita Rebouças, também. Tudo o que você, aluno, precisa, é de um guia, e eu estou aqui pra isso. Não só eu como muitos outros professores. Basta procurar.

          Não fique pensando que essas estratégias que mencionei se aplicam apenas ao ENEM, não. Obviamente, em provas bem elaboradas, como a UERJ, as provas da PUC, USP, UNICAMP etc., o seu conhecimento, criatividade, originalidade, autoria devem se destacar para que chegue ao 10. Entretanto, uma boa redação, com boas estratégias e bem amarrada em seus argumentos pode chegar a uma nota oito, o que já é um pé na faculdade. Não pense que não. As competências cobradas são muito parecidas, ou seja, se você conseguir fazer uma redação mil no ENEM, em outros vestibulares você poderá chegar facilmente a notas boas. Com um pouco mais de treino e foco no modelo de prova, chega-se ao 10. Confie em mim.

          Por isso vim ao Profes. Meu objetivo - e o de muitos professores aqui - é ajudar. Hoje, depois de três anos de vestibular (tentando Medicina, a princípio), faço Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Não fui muito bem nas outras matérias do ENEM, mas consegui uma nota boa o bastante em redação para garantir minha vaga. Agora você me diz: a redação vale ou não vale muito no ENEM?

          Pretendo postar aqui no Blog algumas das principais estratégias do modelo mais cobrado nos vestibulares atuais, a dissertação argumentativa. Não vou postar tudo, senão eu não vou ter o que ensinar, né? :P Prometo ajudar muito! Criei um projeto chamado Rumo ao 1000 e uma apostila com 10 pequenos módulos que resumem todas as estratégias indispensáveis na prova do ENEM. Está à disposição :)

          Um abraço, e vamos rumo ao 1000!

 

 

Rio de Janeiro / RJ
Graduação: Comunicação Social - Jornalismo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ))
Fiz vestibular por três anos seguidos em busca da faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. Estudando para as provas, descobri outra paixão: ensinar. Identifiquei, então, as matérias que tinha mais facilidade de aprender/explicar e comecei a dar aulas para amigos, parentes, pessoas próximas. Como todo mundo que ensina sabe, dar aulas é uma cachaça, e vicia muito rápido. Aqui estou. Os três anos de vestibular trouxeram uma experiência que nunca pensei que teria, além de bons resultados nas notas ...
Conversação de Português para Estrangeiros, Escrita de Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa para Estrangeiros, Cultura de Português para Estrangeiros, Leitura de Português para Estrangeiros, Aprender Português para Estrangeiros , Gramática de Português para Estrangeiros
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 80 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil